Você mais forte: conheça a calistenia, uma maneira radical de fortalecer a musculatura Exercícios calistênicos utilizam apenas o peso do corpo e não precisam de equipamentos gplus
   

Você mais forte: conheça a calistenia, uma maneira radical de fortalecer a musculatura

Exercícios calistênicos utilizam apenas o peso do corpo e não precisam de equipamentos

Confira Também

É possível que você já tenha visto um grupo de pessoas se pendurando de ponta cabeça e fazendo piruetas acrobáticas nas barras do parque. Provavelmente eles não estavam se preparando para desafiar o Arthur Zanetti, como pensava, e sim praticando calistenia.

Calistenia, que vem das palavras gregas kallos (beleza) e sthenos (fortaleza), é um método de exercício que visa aumentar a força, a elasticidade e a resistência sem o uso de aparelhos. Diferente dos treinos de musculação, exercícios calistênicos utilizam apenas o peso do próprio corpo.

Apesar de muita gente nunca ter ouvido falar, a calistenia não é a uma modalidade nova. Em meados do século XIX o termo já era usado pelo professor de Harvard, Dioclesian Lewis, e Catherine Beecher, que recomendava os exercícios calistênicos para homens, crianças e, especialmente, mulheres. No entanto, a calistenia do passado era feita com exercícios leves e quase sempre acompanhada por música. A coisa mudou.

A modalidade cresceu, se juntou ao street workout e desenvolveu novos exercícios, porém, nem um pouco leves. Organizado pela World Street Workout and Calisthenics Federation (WSWCF), o Campeonato Mundial, realizado anualmente, reúne os melhores atletas de calistenia do mundo desde 2011. Na competição, os participantes, por meio de acrobacias, pulam de uma barra a outra e fazem movimentos estáticos que exigem extremo controle sobre a força do corpo.

Membro da WSWCF, o criador do grupo Brazilian Bars, Jorge Luiz Zanella, 32, conta que os movimentos desafiadores têm atraído novos praticantes. “Algumas pessoas querem ter o corpo bonito e definido, que é uma característica de quem pratica calistenia, mas hoje muitos chegam por causa das manobras e da parte radical do esporte, principalmente os jovens.” 

Obviamente, logo de cara pode ser muito difícil fazer movimentos como bandeira humana, parada de mão ou barra typewriter. Para isso, é preciso suar muito nos exercícios calistênicos, como barra fixa, flexão de braço, agachamento simples e prancha. Mas, segundo o calistenista, o iniciante, em média, já começa a fazer os movimentos básicos de equilíbrio com uma ou duas semanas de treinamento. “Agora, se uma pessoa nunca tiver feito nenhuma atividade na vida, demorará um pouco mais” ressalta.

Zanella também conta que no início as dores serão bem fortes. Ele sugere compreender as limitações, ter paciência para aguardar os resultados e se manter motivado.


Guilherme de Souza Guilherme