Over Limits agita Santa Catarina Na Praia da Ferrugem, competição reúne esportes radicais aquáticos e aéreos gplus
   

Over Limits agita Santa Catarina

Na Praia da Ferrugem, competição reúne esportes radicais aquáticos e aéreos

Confira Também

O evento, que une elementos de ar, terra e fogo, acontece no município de Garopaba, litoral catarinense. Em três dias de competição, o Over Limits reúne os melhores atletas do país em três modalidades, Jet Waves, Sling Shot e Paraquedismo Swoop.

Segundo dados da organização, cerca de 50 participantes já foram confirmados. Os atletas chegam de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Bahia. Marcelo Brandão, responsável pela parte técnica, fala mais sobre o Over Limits. 

“Sem dúvida será um grande evento. Nosso objetivo é oferecer o melhor para os competidores e para o público. Contamos com um staff de aproximadamente 40 pessoas, além de outros profissionais, que também trabalharão nos três dias de competições”, ressalta Tchello. 

Entendendo as modalidades

O Over Limits, que pretende se firmar no calendário esportivo brasileiro, se caracteriza por ter quase todas as suas provas disputadas no mar. Por isso, a Praia da Ferrugem foi adaptada para receber competidores e admiradores de todo o país. A seguir, mais sobre cada modalidade. 

Jet Waves – Nesta etapa os competidores terão que saltar ondas usando um jet-ski, podendo alcançar até 10 metros de altura nas manobras. 

Sling Shot – Inédita no Brasil e no mundo, a prova exige que os surfistas saltem as ondas, porém sem o auxílio do jet-ski. As performances dos competidores são avaliadas por um júri especializado. 

Paraquedismo Swoop – Os participantes devem pular de um helicóptero a mais de quatro mil pés de altura. Com uma velocidade de 100km, eles ainda terão que planar por cerca de 70 metros antes de chegarem ao pouso. 

Todas as provas são analisadas por um júri especial que leva em consideração atributos como execução, amplitude e chegada. 

Conhecendo os atletas

Dentre os principais nomes estão Tiago Geitens, que compete no jet waves, Claudio Knippel, paraquedista e hexacampeão brasileiro de freefly e o surfista Bruno Leonardo Almeida dos Santos. 

Os preparativos para o evento estão a todo o vapor, Thiago Geitens, de 24 anos e que também está treinando para o mundial da categoria, fala mais sobre o assunto. "A preparação está forte. Realizo treinos de água três vezes por semana, com intensidade em novas manobras. Ainda tem o treino físico específico, que acontece cinco vezes por semana," finaliza.  

Com mais de sete mil saltos ao longo da carreira, Claudio Knippel, de 41 anos é considerado um dos principais nomes do paraquedismo nacional. O atleta afirma que ao praticar este tipo de esporte, o risco de algo dar errado sempre existe, ele ainda aponta sua modalidade como a mais complicada.

"A modalidade de precisão é mais difícil na minha opinião. Os paraquedas que utilizamos são equipamentos de alta performance e por isso vêm em grande velocidade para o pouso. Temos que levar em consideração diversos fatores como pressão atmosférica e direção do vento para que o pouso termine no local exato," encerra. 

Claudio também fala sobre os riscos do paraquedismo. "Todo salto de paraquedas é um desafio por si só. Como em qualquer esporte radical há um risco calculado e se não respeitados os limites do atleta ou do equipamento no que tange à segurança, podemos ter acidentes e nos machucar", alerta. 

O surfista Bruno Almeida, que compete na modalidade sling shot, comenta quais são suas expectativas. "O grande desafio é por este ser um formato novo e completamente diferente do convencional. Apenas uma bateria de apenas 10 minutos para achar as ondas vai ser bem interessante, mesmo com o auxilio do jet-ski, 10 minutos passam voando," afirma. 

O Over Limits, que reúne o melhor dos esportes radicais, tem como intuito se consolidar entre os principais eventos do calendário nacional, Claudio Knippel opina sobre o tema. "O Over Limits é um evento que veio para ficar, ele reúne esportes de vanguarda, apresentações de altíssimo nível, helicópteros, jets, velocidade, adrenalina, praia, sol e ondas. Em resumo, será um sucesso a ser repetido sem dúvidas!"

O evento oferece uma estrutura grandiosa com sala de imprensa, palanque principal, onde ficam júri e secretaria, duas tendas – uma de convivência para os atletas e outra dedicada aos convidados – pista de pouso de paraquedismo, raia de competição, heliporto e área de alimentação.  Lembrando que as baterias começam a partir das 8h da manhã nos três dias de competição.

Serviço
De 25 a 27 de novembro, das 8h às 18h