O histórico do Brasil nas Olimpíadas de Inverno e a participação em PyeongChang Os atletas brasileiros competirão em cinco esportes nos Jogos Olímpicos, que começam no dia 9 de fevereiro, na Coreia do Sul gplus
   

O histórico do Brasil nas Olimpíadas de Inverno e a participação em PyeongChang

Os atletas brasileiros competirão em cinco esportes nos Jogos Olímpicos, que começam no dia 9 de fevereiro, na Coreia do Sul

Confira Também

Os Jogos Olímpicos de Inverno são realizados de quatro em quatro anos, e em 2018, a Coreia do Sul será o país responsável por receber atletas de todo o mundo que estão em busca de uma medalha olímpica. 

O evento, que acontecerá na cidade de PyeongChang entre os dias 9 e 25 de fevereiro, será a 23° edição realizada.

A primeira Olimpíada de Inverno aconteceu na cidade francesa de Chamonix, em 1924, com a participação de 16 nações. Situação bem diferente da atual, em que participam atletas de mais de 90 países.

LEIA TAMBÉM

Mesmo com clima predominantemente tropical, o Brasil também compete nas Olimpíadas de Inverno desde 1992, em Albertville, na França. Apesar de muito treinamento e esforço por parte dos atletas, nenhuma medalha veio ainda para nosso território.

Confira então o histórico brasileiro na competição e como foi a preparação tupiniquim para 2018:

A PRIMEIRA COMPETIÇÃO BRASILEIRA
Em 1992, o Comitê Olímpico Brasileiro mandou para Albertville 7 atletas (6 homens e 1 mulher), todos no mesmo esporte, o Esqui Alpino. A melhor colocação brasileira no evento ficou por conta de Christian Lothar Munder, atleta nascido na Alemanha. Ele obteve a 41° colocação (entre 55 competidores) no Esqui Downhill (modalidade que prioriza a velocidade). 

Evelyn Schuler, a mulher na delegação brasileira, participou de duas provas: Slalom Gigante (40° entre 44 competidoras) e Slalom Supergigante (46° de 48 esquiadoras). As participações brasileiras nos Jogos de Inverno seguintes também não renderam medalhas. 

INVESTIMENTO MAIOR
Para a Olimpíada de 2018, o Brasil investiu ainda mais para estrear no pódio. Apesar de contar com nove atletas e ser representado por menos competidores em PyeongChang do que foi em Sochi (2014), naquela ocasião com treze esportistas, a preparação está mais refinada. 
O Bobsled (descida no trenó), por exemplo, recebeu investimento científico e apostou muito no desenvolvimento corporal de seus atletas, que chegaram a ganhar até 15kg de massa muscular. 

Foi construída uma pista de treinamento específica para os competidores e, mesclando força e velocidade no empurrão do trenó, o Brasil se classificou para a Olimpíada nas modalidades com 2 e com 4 homens, além de ter passado alguns meses treinando nos Estados Unidos para aprimorar ainda mais as técnicas.

A DELEGAÇÃO PARA 2018
O Brasil competirá em cinco modalidades e levará nove atletas para lutar por títulos. Isabel Clark competirá no Snowboard, Jaqueline Mourão e Victor Santos no Esqui Cross Country, Michel Macedo no Esqui Alpino, Edson Bindilatti, Odirlei Pessoni, Rafael Souza, Edson Martins e Erick Vianna (reserva) competirão no Bobsled, além de Isadora Williams, que luta por pódio na Patinação Artística. 

A patinadora de 21 anos já conquistou uma medalha de bronze no "Golden Spin of Zagreb 2012", uma Competição Internacional realizada na Croácia.

CURIOSIDADES
Alguns fatos curiosos envolvem a história da Olimpíada de Inverno, como o período de realização do evento. Até o ano de 1992, tanto os Jogos de Inverno como a Olimpíada de Verão eram realizados no mesmo ano. O COI (Comitê Olímpico Internacional) é quem foi responsável por separar os torneios da forma como conhecemos hoje, e para isso, realizaram uma edição em 1994 (Lillehammer, Noruega), dando uma alternância entre os dois eventos internacionais, que atualmente ocorrem com um intervalo de dois anos entre si.

Até o nome da cidade teve de mudar! Mas afinal, é PyeongChang ou Pyeongchang? Para que turistas e atletas não viajassem por engano a Pyongyang (capital da Coreia do Norte), o governo Sul-Coreano então mudou a grafia do nome Pyeongchang, que agora é escrito com "C" maiúsculo para a Olimpíada.


Rudiney Freitas