TOP 5: Atletas pegos no exame antidoping Anderson Silva e Nick Diaz foram pegos no doping após o UFC 183. Relembre outros grandes casos de doping no esporte gplus
   

TOP 5: Atletas pegos no exame antidoping

Anderson Silva e Nick Diaz foram pegos no doping após o UFC 183. Relembre outros grandes casos de doping no esporte

Confira Também

Na noite de terça-feira a organização do UFC anunciou em comunicado que o ex-campeão Anderson Silva foi reprovado no exame realizado no dia 9 de Janeiro, ou seja, três semanas antes da luta contra o norte-americano Nick Diaz. O exame atestou que no organismo do atleta foi encontrada a substância drostanolona, que é um esteroide anabolizante. Contudo o brasileiro não foi o único caso de doping no UFC 183. Nick Diaz também foi pego no doping, mas diferente do caso de Anderson, a substância acusada no americano foi a maconha. 

Diante do novo drama na carreira do Spider, resolvemos relembrar alguns dos maiores casos de doping da história do esporte, confira: 

5# Daiane dos Santos

A ginasta e medalhista olímpica Daiane dos Santos até então foi pivô do caso de maior repercussão de doping no Brasil. Daiane foi pega no doping em 2009, em sua urina foi encontrado furosemida, que é um diurético usado para controlar o peso. Diante do caso a Federação Internacional de Ginástica considerou-a culpada e a sua punição foi de cinco meses.

4# Rebeca Gusmão

Rebeca Gusmão encantou o Brasil nos jogos Pan-Americanos de 2007 ao faturar quatro medalhas de ouro na Natação. Contudo a nadadora foi obrigada a devolver todas as medalhas após ser pega no doping com um alto índice de testosterona no sangue. Como o antidoping do ano anterior acusou o mesmo resultado Rebeca foi banida pela Federação Internacional de Natação. 

3# Ben Johnson

Em 1988 Ben Johnson se tornou o homem mais rápido do planeta, e na mesma velocidade em que ganhou a medalha de ouro em Seul, perdeu-a também. Na urina de Johnson foi encontrado estanozolol, que é um anabolizante capaz de aumentar a massa muscular e melhorar o desempenho do atleta na corrida. Além de perder a medalha de ouro Johnson foi suspenso por dois anos.

2# Marion Jones

A velocista americana Marion Jones encantou o mundo durante as olimpíadas de Sidney em 2000 ao ganhar cinco medalhas (três de ouro e duas de bronze). Contudo somente em 204 começaram a surgir os primeiros rumores de doping, a investigação seguiu até 2007, e Marion Jones foi desmascarada e além de devolver às medalhas a atleta cumpriu pena por seis meses por mentir durante o julgamento do caso de esteroides. 

1# Lance Armstrong

Provavelmente o pivô do maior caso de doping da história do esporte é o ciclista Lance Armstrong que de ídolo, exemplo e maior nome da história do ciclismo passou a se tornar um dos grandes vilões do esporte norte-americano. Lance venceu sete vezes seguidas (1999 a 2005) a tradicional Volta da França e se sagrou o maior nome do ciclismo. Após vencer um câncer Lance alçou o status de lenda. Contudo anos depois a máscara caiu e Lance Armstrong foi obrigado a assumir que usava uma substância chamada EPO, além de uma série de outras substâncias e confessou que estimulou outros atletas a usar também. Lance não só foi banido do esporte como perdeu todos os títulos desde 1998, à maioria dos contratos e alguns dos patrocinadores até abriram processo contra ele.

#Vale lembrar

O nadador brasileiro campeão olímpico e mundial, Cesar Cielo também foi pego no antidoping por furosemida. Contudo ele alegou ter sido um erro na manipulação de seus suplementos e foi apenas advertido. 


Marcel Costa