Primeiras coisas que você deve fazer em seu computador novo Quando se compra um computador novo, há 6 passos que você precisa seguir antes de usá-lo gplus
   

Primeiras coisas que você deve fazer em seu computador novo

Quando se compra um computador novo, há 6 passos que você precisa seguir antes de usá-lo

Confira Também

Comprar um computador novo é sempre muito legal. Pesquisar inúmeros modelos, ver as especificações de cada um e ir até a loja para escolher o computador que você mais gosta. Finalmente você achou um ideal, que cabe no seu bolso e atende suas necessidades. Agora ta na hora de ir para casa e começar a usufruir da sua nova máquina. Mas tome cuidado, não pense que é só ligar e já sair usando da maneira que bem entender, é preciso seguir alguns passos antes. Confira algumas coisas que você deve fazer na primeira vez que estiver usando seu computador novo:

1. Atualize para a útlima versão do Windows
Quando você compra um computador novo, nem sempre o sistema Windows vem atualizado, isso porque algumas vezes, o intervalo de tempo entre a máquina ficar pronta e você comprá-la, uma nova atualização já foi lançada. Essas atualizações são muito necessárias, já que (quase) sempre contém melhorias na parte de segurança, velocidade, nos programas, etc.

Para conferir se seu computador está atualizado abra o menu iniciar, vá em configurações > Windows Update > Verificar se há atualizações. Fique atento, às vezes há mais de uma atualização e é necessário repetir esse processo algumas vezes. Tente sempre deixar seu computador atualizado, a única situação plausível para não baixar é se sua máquina for muito antiga e a memória já não suporta mais as atualizações.

2. Instale um antivírus
Hoje em dia todos sabem a importância de proteger seu computador de vírus. A todo momento vemos lugares sendo atacados por vírus, tendo como um exemplo bem recente o WannaCry, que assombrou diversas empresas ao redor do mundo.

Não se engane achando que instalando um antivírus você estará 100% protegido, mas ele irá te livrar de muitos problemas que poderiam estragar seu computador. O ideal é pagar por um programa de maior qualidade, mas se você não tem essa possibilidade, pode encontrar alguns muito bons de graça na internet.

3. Baixe seu navegador favorito
Os computadores Windows vêm com Internet Explorer - o Microsoft Edge nas últimas versões - já instalado, mesmo tendo passado por muitas mudanças nos últimos anos (e mudanças para melhor) muita gente não se adapta muito bem a esse navegador e por isso costuma procurar outros meios de utilizar a internet. 

Google Chrome, Mozila Firefox, Safari e Opera são os mais comuns e fáceis de baixar. Costumam agradar muito seus usuários.

4. Remova os programas indesejados 
Muita gente não faz ideia disso, mas quando você compra um computador ele vem cheio de programas já instalados, e muitos deles são completamente desnecessários. E até mais, em alguns casos só ocupam memória a toa, deixando seu computador mais lento e não trazendo nenhum benefício em troca. Por isso você pode utilizar algum programa facilmente encontrado na internet para remover esse programas pré-instalados e deixar seu computador mais rápido.

5. Baixe os programas desejados
Agora que você já tem um antivírus e tirou os programas que não deseja, está na hora de instalar algumas coisinhas. O pacote Office costuma ser uma das primeiras instalações. Mas aí vai da preferência de cada um: programas de edição de fotos e vídeos, jogos, e muitos outros deixarão seu computador muito mais útil.

6. Faça uma cópia em armazenamento externo
Agora sim, seu computador está totalmente pronto para ser utilizado. Mas você não quer correr o risco de perder tudo que já fez e ter de começar do zero. Então armazene todos esse procedimentos, para isso é preciso criar um disco ou um clone. O clone é um cópia exata do seu HD em outro HD, mas externo ao seu PC. A imagem contém tudo que está no seu pc, o backup por ela pode demorar um pouco mais para ser feito, porém a vantagem é que não precisa de um HD específico.


Arthur Gabor