Como fazer um currículo bom e simples para o primeiro emprego Está procurando por seu primeiro emprego, mas ainda tropeça ao fazer um bom currículo? Então confira essas dicas e não erre mais gplus
   

Como fazer um currículo bom e simples para o primeiro emprego

Está procurando por seu primeiro emprego, mas ainda tropeça ao fazer um bom currículo? Então confira essas dicas e não erre mais

Confira Também

Porta de entrada para o mercado de trabalho, o currículo é o cartão de visita de qualquer (futuro) profissional de respeito. É por meio dele que acontece o primeiro "contato" entre o entrevistador e o candidato a uma vaga, então é essencial ter à mão um currículo agradável e prático. Principalmente se você está procurando pelo primeiro emprego e ainda não sabe ao certo como preencher aquela página em branco na sua frente.

Hoje em dia, com o grande número de concorrentes para uma única vaga, tornou-se ainda mais importante investir em um currículo que mantenha o selecionador interessado em seu perfil. Por isso, é necessário ficar de olho em alguns macetes para tornar o seu irresistível. Evitar adicionar informações negativas ou pretensão salarial são algumas delas, mas não para por aí.

VEJA TAMBÉM

Quer saber como fazer um currículo bom e simples para garantir uma entrevista de emprego? Confira abaixo 10 dicas que te ajudarão muito na hora de sentar e escrevê-lo.

IDENTIFIQUE-SE COM DADOS PESSOAIS
Informações como nome completo, idade, data de nascimento, endereço, estado civil, cidade, região, telefone (celular, residencial ou para recados) e e-mail devem estar logo no topo do seu currículo. É recomendável também indicar redes sociais tais como Facebook e LinkedIn, para consulta do selecionador.

INFORME SEU OBJETIVO PROFISSIONAL
Logo após suas informações pessoais, diga a que veio: informe o tipo de trabalho e cargo a que você almeja. Assim, seu currículo se destacará aos olhos do selecionador por já estar definido para quais atividades dentro da empresa você está se apresentando para exercer.

RESUMA SUAS HABILIDADES E CONHECIMENTOS
O selecionador que estará com seu currículo em mãos não tem tempo a perder, então facilite a leitura. Em um ou, no máximo, dois parágrafos, resuma suas habilidades, competências e conhecimentos que serão úteis para a vaga que você almeja.

EM TÓPICOS CURTOS, APONTE EXPERIÊNCIAS E FORMAÇÃO
Ao inserir em seu currículo as experiências e formações anteriores, seja direto e sucinto. Informe nome da empresa ou do colégio/faculdade, datas de início e de término do período que você frequentou ambos e as principais atividades desenvolvidas por você durante esse tempo. Apenas isso.

AO INFORMAR CURSOS COMPLEMENTARES, PRIORIZE OS MAIS RELEVANTES
Você pode já ter feito 30 cursos dos mais variados, mas se você está se candidatando para uma vaga que exija apenas 5 deles, deixo-os em primeiro. Dessa forma, o selecionador verá mais rápido o que realmente interessa e você estará um passo mais perto de ser chamado para uma entrevista de emprego.

SEJA SINCERO AO INFORMAR SUA FLUÊNCIA EM IDIOMAS
Fluência em idiomas é um dos quesitos mais exigidos em qualquer currículo, por isso é comum ver pessoas exagerando um pouco. Não faça isso. Se você sabe apenas o básico de inglês, espanhol ou a língua que seja, deixe a pessoa que irá ler seu currículo saber. Isso pode evitar futuros problemas caso você seja chamado para uma entrevista.

EXPERIÊNCIAS PESSOAIS RELEVANTES TAMBÉM SÃO BEM VINDAS
Se você já viajou para fora do país sem que tenha sido para um intercâmbio, já fez alguma vez trabalhos voluntários ou participou de outro tipo de atividade interessante sem objetivos acadêmicos ou profissionais, vale a pena mencionar no currículo. Talvez seja isso que irá destacar você entre os outros concorrentes à vaga.

EVITE ADICIONAR FOTOS SUAS EM SEU CURRÍCULO
A menos que você esteja mandando currículo para um trabalho de modelo ou outro que sua imagem seja relevante, não coloque uma foto sua em anexo ao documento. A sua imagem pode criar no selecionador um pré-julgamento e minar as chances que você tinha de ser chamado para uma entrevista.

ANTES DE ENVIAR, REVISE FORMATAÇÃO E ORTOGRAFIA
Nesse ponto é onde muitos currículos acabam dançando. Lembre-se que a formatação mais indicada para este tipo de documento é com as fontes Arial ou Times, tamanho 12. Sobre a ortografia, o que o selecionador deve esperar de alguém que nem escrever direito sabe, não é?

MANTENHA SEU CURRÍCULO SEMPRE ATUALIZADO
Um currículo desatualizado pode ser uma armadilha na hora de procurar um emprego. Imagine que uma oportunidade para uma vaga que você queira muito surja inesperadamente. Se você tiver que atualizar todo seu currículo de última hora, pode ser que você perca tempo e outra pessoa seja chamada no seu lugar. Currículo atualizado, sempre!


Luis Carvalho