Como escolher a profissão ideal? A escolha da atuação profissional pode se tornar mais fácil quando alguns pontos são levados em consideração gplus
   

Como escolher a profissão ideal?

A escolha da atuação profissional pode se tornar mais fácil quando alguns pontos são levados em consideração

Confira Também

A adolescência é um momento de descobertas e questionamentos sobre tudo o que tange à vida. É um período que se enche de incertezas para os que começam a refletir sobre qual caminho seguir, tanto na vida pessoal como no mundo profissional. 

E nem sempre a escolha de uma carreira pode ser baseada no gosto, apenas. É preciso conciliar os desejos com as aptidões técnicas e o contexto em que se vive. Afinal, é bem difícil que alguém de 1,60 m e amante de basquete torne-se um jogador da NBA apenas pelo desejo de ser. Alguns fatores são realmente limitadores na escolha da profissão.

LEIA TAMBÉM

Saber as possibilidades e potencialidades em cada segmento pode evitar frustrações, assim como é necessário o fim da ideia de que, após a escolha da profissão, tal ofício deve ser realizado "para sempre", de forma ininterrupta.

Claro que alguns jovens, por diversos motivos, não podem decidir ou seguir a carreira que almejam. Porém, quando há possibilidade de escolha, é preciso levar em conta alguns fatores que podem facilitar o processo de escolha da profissão.

Nós, do AreaH, separamos algumas dicas que podem te ajudar; confira.


SAIBA QUEM VOCÊ É
Como foi dito antes, é pouco efetivo investir em algo que não se leva o menor jeito. Ou seja, se você não é nada bom ou odeia matemática, nada de escolher cursar Engenharia, por exemplo. É importante identificar sua personalidade, possibilidades do momento, e traçar perspectivas para o futuro, a médio e a longo prazo. 

REFLITA SOBRE SUAS PRIORIDADES
O que é melhor para você: realizações pessoais ou crescimento financeiro? Saber identificar qual é sua preferência ao longo da vida no tocante à profissão é essencial. 

EXPERIMENTE UM TESTE VOCACIONAL
Tire um tempo para fazer um teste vocacional; algumas faculdades e escolas oferecem exercícios como esse gratuitamente. A partir disso, será possível traçar alguns interesses; mas é preciso lembrar: os resultados do teste não devem ser regras, mas elementos que vão ajudar no processo de escolha.

FAÇA UMA LISTA
Com tudo isso até agora em mente, é hora de montar uma lista com as profissões que contemplem suas aptidões, desejos, possibilidades e retorno financeiro. 

PESQUISE MUITO 
Com algumas profissões selecionadas, é hora de pesquisar bastante sobre as carreiras. Procure sobre a situação da área no mercado de trabalho, perspectivas de crescimento futuro, desafios da profissão, grade curricular, vá até algumas faculdades conversar com alunos graduandos e professores das instituições, se possível.

LISTE PRÓS E CONTRAS
É muito importante analisar o ônus e o bônus da escolha de cada uma das profissões pesquisadas. Procure escolher a área que mais se encaixe a você, levando em consideração tudo o que foi posto em prova até o momento.

ESCOLHA A UNIVERSIDADE
Após a escolha da carreira a ser trilhada, chega o momento de decidir onde estudar. Pesquise tudo o que puder sobre a universidade que pretende cursar a futura profissão, e, claro, dê preferência às escolas que têm boa avaliação do MEC (Ministério da Educação).


Rudiney Freitas