gplus
   

Proteja seu computador de ataques cibernéticos

14/05/2017 00:00

Confira Também

O ataque de proporções globais que espalhou um vírus que "sequestra" o computador e exige pagamento de resgate deixou em alerta técnicos de computação e usuários no mundo inteiro.

Contudo, cuidados simples ao lidar com o computador ou o smartphone podem ajudar a driblar intrusos e manter em segurança dados pessoais e informações confidenciais. Confira:

Diga não à pirataria
Use sistemas operacionais originais e mantenha-os atualizados automaticamente.

Vacine-se
Utilize um antivírus potente e deixe-o ativo sempre que utilizar a máquina. Atualize-o com frequência.

Duplicatas
Tenha sempre os dados copiados em um lugar seguro - pode ser em um HD externo ou na nuvem. Se houver algum problema, suas fotos pessoais e a declaração de imposto de renda estarão a salvo.

Senhas fortes
Use senhas complexas, que combinem números, letras e caracteres especiais, e troque-as com frequência.

Fique atrás da fortaleza
Seu próprio computador tem um sistema chamado "firewall", que pode identificar tentativas de invasão. Mantenha-o ativo.

Correio do mal
Cuidado com links e arquivos mandados via e-mail, mesmo que sejam de pessoa de confiança (o computador dela pode ter sido invadido e estar disparando vírus pelo e-mail). Não clique em link, não baixe arquivos: esta é a forma mais comum de disseminar vírus.

Dados bancários
Bancos têm um padrão de relacionamento com o cliente que normalmente exclui a solicitação de informações pessoais e senhas via e-mail. Portanto, um mail do banco que peça esses dados é altamente suspeito. Antes de qualquer ação, confirme com sua agência a validade do e-mail que considerar suspeito.

Saiba mais:
Ataque global fez 200 mil vítimas em 150 países

Veja mais em: BAND