Sabonete que não limpa Associação de consumidores coloca à prova qualidade dos sabonetes vendidos. E surgiu decepção gplus
   

Sabonete que não limpa

Associação de consumidores coloca à prova qualidade dos sabonetes vendidos. E surgiu decepção

Confira Também


Se a sua mãe já te deu banho de sabão de coco quando era pequeno, ela realmente é uma visionária. Acontece que os sabonetes mais comuns que usamos diariamente e afirmam ser antibactérias não funcionam. Pelo menos é o que sugere uma análise feita por uma associação de consumidores brasileiros e que reprovou quatro das principais marcas de sabão disponíveis no mercado. De acordo com dados dos testes, das oito marcas avaliadas, metade, incluíndo hidratantes, nas versões líquidas e sólidas, não eliminaram ou reduziram  nenhum dos micro-organismos utilizados para testar a eficácia dos produtos.  

Quatro bactérias foram colocadas no teste: a Escherichia coli presente no intestino grosso e nas fezes humanas, Pseudomonas aeruginosa, causadora da infecção hospitalar, Serratia marcescens, que ataca o sistema urinário e respiratório dos internados e a Staphylococcus aureus que causa infecções na pele a pneumonia. Os sabonetes da marca Protex barra e líquido, Lifebuoy líquido e Dove não foram eficientes contra nenhum micro-organismo utilizado no teste. Mas o sabonete Lifebuoy em barra reduziu a quantidade de três das bactérias testadas (E.coli, P. aeruginosa e S. marcescens).

O bom e velho Granado tradicional foi eficaz contra duas bactérias ainda que não seja vendido com o apelo de combater micro-organismos. O Granado Tradicional e Dove que são hidratantes foram incluídos nas análises por terem sido os melhores do teste de sabonetes convencionais feito pela entidade em junho do ano passado. O Dove não eliminou nem reduziu bactérias. Na dúvida, utilize álcool em gel.