Como turbinar o carro sem levar multa Quer turbinar seu carro? Cuidado com as multas gplus
   

Como turbinar o carro sem levar multa

Quer turbinar seu carro? Cuidado com as multas

Confira Também

* texto por Doutor Multas

Se você faz parte do time dos adeptos da customização em automóveis, é provável que já saiba o que é permitido ou não fazer para modificar as características originais do seu carro.

No entanto, se você ainda está na fase da ideia, pensando no que fazer para dar aquela incrementada no visual do seu carro, é bom tomar cuidado para não ser multado.

Antes de mais nada, garanto que a personalização em veículos é permitida por lei, porém, essas mudanças devem ser feitas com cautela.

Se você não tem intenção de se arriscar e extrapolar o nível da prudência, sugiro que fique
bem atento às próximas seções desse artigo. Nelas, você saberá o que poderá fazer para garantir um carro com o seu estilo e personalidade, dentro da lei.

Problema

O principal motivo responsável pela aplicação das multas com relação a esse aspecto é que a maioria das pessoas parte logo para a modificação sem ao menos consultar a legislação
vigente.

Pode ser que você seja um tremendo sortudo e não seja prejudicado, mas a maior probabilidade é de que você seja autuado por customização indevida. E essa condição é passível de punição.

Não é muito difícil de compreender a razão disso. Algumas alterações, aparentemente inofensivas, podem se revelar perigosas ao trânsito.

Portanto, lembre-se sempre de que tanto a sua segurança como a das demais pessoas está em jogo e utilize isso como combustível para andar dentro da legalidade.

O que fazer

O primeiro passo é verificar se a modificação poderá ser feita. Procure o Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) para se informar se as modificações são permitidas legalmente.

Dirija-se ao DETRAN com todos os documentos do veículo para solicitar a autorização de alteração. Pela autorização será cobrada uma taxa de pagamento.

Após isso, você estará liberado para efetuar as modificações permitidas. O próximo passo será consultar um bom mecânico para que tudo saia como o planejado.

Assim que as alterações estiverem concluídas, será necessário apresentar o veículo modificado a uma oficina credenciada pelo Inmetro para passar por uma inspeção de aprovação.

Mas, para quem está no aguardo para saber quais são os itens que podem ser modificados, vamos ao que interessa.

Insulfilm

Aplicar a película é, na maioria das vezes, vantajoso para o dono do carro que se vê mais seguro e protegido diante da falta de segurança atual.

Além disso, a película bloqueia a incidência de raios solares, mantendo a temperatura dentro do veículo.

Mas essas vantagens podem ser abaladas pelo uso incorreto do acessório, pois existe um limite permitido para cada vidro.

No vidro dianteiro é permitido escurecer até 25%, já nas janelas dianteiras (motorista e passageiro) até 30% é aceitável.

A flexibilidade aumenta nos vidros de trás, nas janelas e para-brisa traseiros, em que é possível
escurecer até 72%.

Rodas e Pneus

É preciso manter o diâmetro externo original do veículo, por isso, aumentar ou diminuir os pneus ou rodas de forma que altere o tamanho original do conjunto é proibido.

Podem ser colocadas rodas de liga leve ou de aro maior, desde que o tamanho do conjunto não seja alterado.

Faróis – lâmpadas de xênon e de LED

A menos que o veículo venha de fábrica com os faróis de xênon, a alteração não é permitida. Isso porque a iluminação desses faróis é mais intensa e pode ofuscar a visão dos outros motoristas. As lâmpadas de LED e Super Brancas são permitidas.

Pintura ou Envelopamento

A alteração de cor só será considerada quando exceder 50% da área do veículo e, nesse caso, a modificação é proibida.

Ou seja, você pode pintar, envelopar ou adesivar o veículo conforme desejar, desde que metade do espaço envidraçado não seja tapado.

Já se a sua intenção é modificar toda a cor do veículo, será preciso solicitar autorização do DETRAN.

Suspensão

Atualmente, é permitido rebaixar o veículo desde que a parte mais baixa do veículo fique a uma altura de 10 cm de distância do chão. É preciso verificar, também, se os pneus e rodas não encostam em outra parte do veículo.

Seguindo essas determinações, é pouco provável que você seja penalizado por andar fora da lei. Dessa forma, também, evitam-se os riscos de acidentes. Por isso, regularize os itens necessários e garanta que o estilo do seu carro não ofereça problemas.

O seu veículo possui alguma modificação? Compartilhe!