Os melhores episódios de 'Game of Thrones' para ver (ou rever) A série acabou, mas nossa sede de sangue, sexo e violência, não. Relembre os melhores episódios de Game of Thrones para rever gplus
   

Os melhores episódios de 'Game of Thrones' para ver (ou rever)

A série acabou, mas nossa sede de sangue, sexo e violência, não. Relembre os melhores episódios de Game of Thrones para rever

Confira Também

Para quem passou os últimos anos acompanhando as batalhas, traições, romances e muitas mortes em Westeros, o final de Game of Thrones parecia inconcebível. Desde sua estreia, em 2011, a série criada por David Benioff e D. B. Weiss, baseada na série de livros A Song of Ice and Fire, de George R. R. Martin, arrebatou milhões de fãs pelo mundo todo. Mas, como tudo inevitavelmente chega ao fim, um dia acompanharíamos o final dessa longa e tortuosa jornada - e que jornada!

LEIA TAMBÉM




A tão aguardada conclusão, enfim, chegou, nos deixando órfãos de uma das melhores histórias já contadas na telinha. Mas como é de se esperar, ainda não estamos prontos para nos despedir completamente da série e de seus personagens cativantes. E, como nem mesmo o anúncio de uma série spin-off de Game of Thrones é o bastante para preencher o vazio que abate todo fã da série neste momento, nada melhor do que rever aqueles episódios marcantes, que deram muito o que falar depois de cada exibição.

Relembre, a seguir, quais foram os melhores e mais marcantes episódios de Game of Thrones que todo fã precisa ver.

*ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS*

1ª TEMPORADA

"Baelor" (S01E09)

A primeira temporada de Game of Thrones serviu para nos apresentar aos principais personagens que fariam parte da história. Logo de cara, somos apresentados à família Stark, de Winterfell, uma das casas mais nobres de Westeros. Com um clima medieval e fantástico interessante, os primeiros dez episódios foram bastante efetivos em criar a trama política que estaria presente nas temporadas seguintes. Mas o que viria a tornar a série tão popular foi um acontecimento marcante deste episódio que nos mostrou que ninguém estaria a salvo: a morte brutal de Ned Stark, patriarca de sua família e até então o personagem central da série. 

2ª TEMPORADA

"Blackwater" (S02E09)

A segunda temporada de Game of Thrones teve sucesso em elevar o nível da trama ao acrescentar muito mais personagens marcantes e prenunciar uma iminente guerra pelo tão desejado trono de ferro. De um lado, o temido rei Joffrey; de outro, Robb Stark, que acabara de ser aclamado como Rei do Norte e buscava vingança pela morte de seu pai, Ned, na temporada anterior; e, por fim, Stannis Baratheon, irmão do falecido rei e legítimo herdeiro de sua posição. No episódio "Blackwater", a guerra finalmente acontece. E finalmente temos um vislumbre da matança que a série era capaz ao criar uma batalha explosiva (literalmente) e de tirar o fôlego. Inesquecível.

3ª TEMPORADA

"And Now His Watch Is Ended" (S03E04)

Até aqui, a trama paralela de Jon Snow, bastardo de Ned Stark que havia se juntado à Patrulha da Noite para vigiar a muralha que separava o mundo dos homens de todo mal, estava bem morna. Mas tudo muda quando Jon e outros finalmente vão em missão além da muralha e adentram territórios perigosos. O bastardo, porém, é capturado por selvagens e conhece seu líder, Mance Rayder, um antigo patrulheiro da muralha. Do outro lado do Mar Estreito, a jovem Daenerys Targaryen, última de sua linhagem, ganha um importante apoio em sua busca pelo trono: um exército de Imaculados, guerreiros que matam qualquer um ao primeiro comando.

"The Rains of Castamere" (S03E09)

Um dos episódios indiscutivelmente mais marcantes de toda a série, "The Rains of Castamere" foi feito sob medida para destruir qualquer raio de esperança que ainda restava nos corações dos fãs de Game of Thrones. Enquanto Jon Snow continua ao lado dos Selvagens, que planejam invadir Castelo Negro, lar da Patrulha da Noite, Robb Stark, o Rei do Norte, casa seu tio, Edmure, com uma das filhas de Walder Frey, o governante das Gêmeas e o Lorde da Travessia, a fim de sedimentar uma aliança que beneficiaria seu exército. Durante o banquete do casamento, porém, Frey trai Robb em nome dos Lannister e o mata cruelmente, juntamente com sua esposa grávida, Talisa, e sua mãe, Catelyn, em uma das cenas mais sangrentas e marcantes de toda a série até aquele momento. 

4ª TEMPORADA

"The Lion and the Rose" (S04E02)

Depois de uma terceira temporada bastante turbulenta, as coisas parecem se acalmar um pouco em Westeros - mas por pouco tempo. O rei Joffrey, sucessor de Robert Baratheon, casa-se com Margaery Tyrell em uma gigastesca e luxuosa cerimônia, mas, durante a festa, morre envenenado após beber de uma taça de vinho. A comemoração dos fãs que aguardavam por este momento desde a primeira temporada infelizmente dura pouco, já que a mãe do rei, Cersei Lannister, acusa seu próprio irmão, o esperto anão Tyrion, de tê-lo matado, e o prende. Em Winterfell, Theon Greyjoy, que havia traído a casa Stark e tomado seu lar, forçando os irmãos Bran e Rickon a fugir, é torturado cruelmente por Ramsay, filho bastardo de Lorde Roose Bolton, que deseja tomar o Norte para si. 

"The Mountain and the Viper" (S04E08)

Depois de ser levado a julgamento pelo assassinato do rei Joffrey e ter escolhido um julgamento por combate após todas as testemunhas, inclusive sua ex-amante, a prostituta Shae, deporem contra ele, Tyrion encara o derradeiro dia. De um lado, o brutal Montanha, alcunha apropriada de Gregor Clegane, representando a vingativa Cersei; do outro, Oberyn Martell, que se oferece para representar Tyrion no combate a fim de finalmente ter a chance de se vingar de seu oponente, que havia assassinado sua irmã anos antes. Em uma das mais bem coreografas e impactantes lutas já apresentadas na série, Oberyn, conhecido como Víbora, leva a melhor sobre o gigante, mas não por muito tempo. Convencido de sua vitória, ele baixa a guarda e tem a cabeça esmagada sem dó pelo Montanha, mas não sem antes envenenar seu algoz de maneira irremediável. Tyrion é condenado à morte.

"The Children" (S04E10)

Neste final de temporada, Tyrion, que havia sido condenado à morte depois de perder seu julgamento por combate, consegue fugir da sentença com a ajuda de seu irmão, Jaime, que o liberta. Antes de fugir, porém, Tyrion decide vingar-se de sua ex-amante, Shae, que o havia traído, e de seu pai, Tywin, matando-o com uma flecha. Enquanto isso, a jovem Arya Stark decide partir para Bravos para encontrar um antigo aliado que a havia salvado em algumas ocasiões. E Daenerys, que acabara de tornar-se rainha de Meeren, vê-se na obrigação de aprisionar seus dragões quando percebe que eles ficam mais perigosos à medida que crescem. Do outro lado da Muralha, Bran Stark encontra o Corvo de Três Olhos, uma entidade que irá ensinar-lhe a usar seus dons. 

5ª TEMPORADA

"Hardhome" (S05E08)

Seguindo a narrativa de Jon Snow e a Patrulha Noite, bem distante da confusão em torno da disputa pelo cobiçado trono de ferro, temos em "Hardhome" um dos episódios que melhor mostram a ameaça dos Caminhantes Brancos, que vinha sendo mostrada aos poucos desde a primeira temporada de Game of Thrones. Acompanhamos Jon em Durolar, onde vivem os Selvagens, na tentativa de convencê-los a unirem-se a ele e fugir do iminente ataque dos mortos-vivos. Ele consegue fazer com que o sigam, mas não muito antes dos Caminhantes Brancos surgirem. Jon consegue matar um com a ajuda de sua espada, feita de aço valiriano, e foge bem a tempo de ver o temido Rei da Noite despertar os caídos na batalha para juntarem-se às fileiras de seu já grandioso exército zumbi. 

"Mother's Mercy" (S05E10)

O último episódio da quinta temporada de Game of Thrones reune alguns dos acontecimentos mais importantes da série. O último Baratheon vivo, Stannis, perde a batalha para os Boltons e é morto por Brienne, que desejava vingar a morte de Renly. Sansa e Theon conseguem fugir de Winterfell depois de sofrerem nas mãos de Ramsay. Cersei, depois de confessar que mantinha relações incestuosas com membros de sua família, é forçada a fazer a Caminhada da Vergonha diante do povo para expiar seus pecados. Sua filha, Myrcella, morre envenenada a caminho de casa nos braços de Jaime depois deste ter ido resgatá-la em Dorne. Arya é cegada como castigo por usar suas habilidades como Homem Sem Rosto para matar sem permissão. E, por fim, Jon Snow é traído e morto a facadas por outros membros da Patrulha da Noite por ter se aliado aos Selvagens e lhes dado refúgio. Que episódio!

6ª TEMPORADA

"The Door" (S06E05)

"The Door" é um dos episódios mais importantes para Bran Stark e sua jornada para se transformar no próximo Corvo de Três Olhos. Ele descobre os Caminhantes Brancos haviam sido criados pelos habitantes originais de Westeros, os Filhos da Floresta, na tentativa de se protegerem contra seus conquistadores, os Primeiros Homens. Em uma de suas visões, porém, Bran deixa-se ser tocado pelo Rei da Noite, que deixa uma marca em seu braço. Logo depois, o esconderijo em que Bran e seus companheiros estavam escondidos é atacado pelo exército dos mortos-vivos. Na fuga, descobre-se que o gigante abobalhado Hodor, que o acompanhava a todos os lugares desde que Bran perdera o movimento das pernas, era do jeito que era por interferência do garoto, que em uma de suas visões entrou em sua mente, deixando sequelas. Hodor se sacrifica para salvá-lo em uma das mortes mais sentidas da série. 

"Battle of the Bastards" (S06E09)

Jon Snow, após morrer ao final da temporada passada e ressuscitar graças à magia no começo desta, decide deixar a Patrulha da Noite sob pretexto de que, como ele havia morrido no dever, sua vigília havia terminado. Ele e sua "irmã", Sansa, decidem que está na hora de voltar para casa, Winterfell, mas antes é necessário conquistá-la de volta, já que Ramsay Bolton ainda está lá. Em "Battle of the Bastards", os dois bastardos do Norte finalmente se enfrentam, cada um com seu exército. Ramsay mata Rickon à flechadas, despertando toda a ira de Jon. Quando a batalha parecia perdida para Jon, Sansa chega com os Cavaleiros do Vale de Petyr Baelish. Jon consegue capturar e aprisionar Ramsay, apenas para que Sansa se vingue dando-o de comer aos cachorros.

"The Winds of Winter" (S06E10)

Cersei Lannister, para evitar seu julgamento, explode o Septo de Baelor com todos dentro. Rei Tommen, seu filho, se suicida depois de testemunhar o ato perverso da mãe, tornando Cersei a nova rainha dos Sete Reinos. No norte, Jon Snow é nomeado Rei do Norte após vencer a Batalha dos Bastardos e conquistar a lealdade de outras Casas. Arya, de volta a Westeros, mata Walder Frey, que havia traído e matado seu irmão e sua mãe no Casamento Vermelho. Bran, com seus poderes, descobre que Jon é, na verdade, o filho de Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen, não filho bastardo de Ned Stark. Daenerys finalmente parte para Westeros junto com seu exército de Imaculados e Dothraki para cumprir seu objetivo: conquistar o trono de ferro e assumir sua posição de direito.

7ª TEMPORADA

"The Spoils of War" (S07E04)

Com a chegada de Daenerys a Westeros, agora habitando o castelo ancestral de sua família, todas as peças estão no mesmo tabuleiro e estamos mais próximos de saber quem finalmente ficará com o trono de ferro. Com Tyrion, Varys, Olenna Tyrell e os irmãos Theon e Yara Greyjoy a seu lado, a mãe dos dragões começa suas primeiras investidas contra a rainha Cersei - porém, sem muito sucesso. Em "The Spoils of War", Daenerys finalmente toma a decisão de levar fogo e sangue a seus inimigos depois de uma derrota vergonhosa nas mãos dos Lannister. Ao lado dos selvagens Dothraki, ela ataca o exército inimigo com seu feroz dragão, Drogon, em uma das cenas mais brutais de Game of Thrones. Enquanto isso, Jon busca armamentos para enfrentar o exército dos Caminhantes Brancos.

"Beyond the Wall" (S07E06)

Cada vez mais convencido de que a chegada do exército dos mortos é iminente e que só uma Westeros unida é capaz de detê-los, Jon lidera uma expedição ao Norte da Muralha. Sua intenção é capturar um dos zumbis a fim de provar para a rainha Cersei de que a ameaça é real é convencê-la a aceitar uma trégua na batalha pelo trono enquanto combatem juntos os Caminhantes Brancos. Jon e seu grupo conseguem capturar uma das criaturas, mas, antes que consigam voltar para a Muralha, são cercados pelo exércitos dos mortos em um pequeno lago congelado. Antes que todos sejam mortos, Daenerys aparece com seus três dragões para resgatá-los. No meio da batalha, o Rei da Noite atira uma lança de gelo certeira em Viserion, derrubando e matando o dragão. Depois que o grupo consegue escapar, os Caminhantes Brancos recuperam a reanimam o dragão morto para usá-lo em seus próprios propósitos.

8ª TEMPORADA

"A Knight of the Seven Kingdoms" (S08E02)

Com a ajuda do recém-convertido Viserion, os Caminhantes Brancos conseguem destruir a Muralha. Em Winterfell, os exércitos dos Stark e de Daenerys Targaryen se unem e aguardam a iminente batalha. Em "A Knight of the Seven Kingdoms", um dos episódios mais tocantes de toda série, temos um momento de respiro antes do conflito. Jaime, contrariando a Cersei, se junta aos nortenhos, e nomeia Brienne uma cavaleira, realizando seu desejo. Daenerys tenta se aproximar da desconfiada Sansa, mas sem sucesso. Por fim, Jon finalmente revela à mãe dos dragões que ela não é a última Targaryen viva, já que ele é, na verdade, Aegon Targaryen, filho de Lyanna Stark com o irmão de Daenerys, Rhaegar. Jon é, portanto, o verdadeiro herdeiro do trono de ferro.

"The Long Night" (S08E03)

A longa noite finalmente chega a Winterfell, trazendo todo o exército de mortos com ela. Neste que é o episódio mais longo da série, a batalha entre os vivos contra os Caminhantes Brancos finalmente acontece. Os Dothraki, armados com lâminas de fogo, são os primeiros a atacar, mas são rapidamente subjugados. O exército Stark/Targaryen recua, enquanto Jon e Daenerys usam os dragões para queimar os inimigos. O temido Rei da Noite, montado no falecido Viserion, também ataca e se mostra imune ao fogo dos dragões, trazendo os mortos durante a batalha de volta para lutarem a seu lado. Ele vai atrás de Bran, o Corvo de Três Olhos, matando Theon. Porém, antes que consiga cumprir seu objetivo, Arya crava uma faca de aço valiriano em seu peito e o mata, juntamente com todo seu exército de mortos.   

"The Bells" (S08E05)

Após vencer a ameça dos Caminhantes Brancos, Daenerys concentra-se novamente em seu principal objetivo: conquistar o trono de ferro e matar Cersei. O exército Targaryen cerca a capital do reino e invade a cidade. O exército inimigo, percebendo que não tem chance de vencer a batalha, decide se entregar e tocar os sinos que sinalizam sua rendição. Porém, entregando-se ao desejo de vingança, Daenerys ignora a rendição e ataca com seu dragão, incendiando toda a cidade e matando tanto soldados quantos inocentes. Enquanto isso, Sandor Clegane enfrenta seu irmão, Gregor; e Arya corre para sobreviver ao ataque furioso da mãe dos dragões enquanto testemunha a morte de mulheres e crianças. Sem dúvidas, "The Bells" é um dos episódios mais chocantes de Game of Thrones.


Luis Carvalho