Ford Ecosport 4x4 Ford apresenta o crossover com câmbio automático ou com tração integral nas quatro rodas, definindo aptidão off-road gplus
   

Ford Ecosport 4x4

Ford apresenta o crossover com câmbio automático ou com tração integral nas quatro rodas, definindo aptidão off-road

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A Ecosport nasceu de uma necessidade da Ford em criar um crossover para colocar no mercado nacional e, em 2003, o modelo ganhou as ruas. Vindo sobre o chassi do Fiesta e compartilhando diversas peças e assessórios do hatch da montadora, o design do carro ganhou as ruas, porém recebeu muitas críticas quanto à estabilidade, vez que a suspensão vinha do Fiesta e o motor, também compartilhado do modelo menor nas primeiras versões do carro era 1.0 Supercharger era fraco para o peso da Eco.

Com o passar dos anos algumas falhas foram consertadas, a motorização melhorou, porém o tempo é implacável e o design que tanto agradava aos consumidores foi perdendo espaço para a forte concorrência das outras montadoras. Então, no começo de 2012 ela mudou. Não somente um facelift, mas uma mudança bastante significativa no design interior e exterior. Mas as críticas continuavam no sentido de que o carro, que no passado chegou a ter uma versão 4x4, na nova geração não trazia a opção. Não traziam. A Ford apresentou a nova versão da Ecosport com motorização 2.0, tração 4x4 integral e câmbio manual de seis marchas.

O motor que equipa a nova versão da Eco é o Duratec de 2.0 litros. Com tecnologia flexível de combustível, esse propulsor desenvolve 147 cavalos de potência máxima e 19,7 Kgfm de torque. Ele leva 10,9 segundos para ir da inércia aos 100 Km/h e atinge a velocidade máxima de 180 Km/h. Porém, o destaque do carro, obviamente, está na sua tração. Dotada de sistema de tração integral o carro distribui automaticamente a potência do motor em suas quatro rodas o tempo todo. Esse sistema foi herdado do Ford Escape (o “irmão” mais luxuoso e importado da Ecosport). O sistema eletrônico de controle de tração faz até 60 cálculos por segundo para enviar o torque correto para cada uma das rodas. No painel também há um botão para o “acionamento 4x4”, ou melhor, para que o carro envie mais potência para as rodas traseiras e o tire de eventuais lamaçais. Com a tecla desativada a maior parte da potência se concentra nas rodas da frente, que ajuda a economizar combustível.

A Ecosport Freestyle 4x4 vem equipado com rodas de 16 polegadas e chega ao mercado a R$ 66.090, de série traz ar-condicionado; direção com assistência elétrica; som com CD e MP3; travas, vidros e retrovisores elétricos; assistência de partida em aclives e declives; controle eletrônico de tração e de estabilidade; freios ABS com EBD e airbag duplo. Como opcionais há apenas airbags laterais e do tipo cortina e bancos em couro, opcionais esses que elevam o valor do carro para R$ 69.790.

 É importante ressaltar que, apesar da sua tração nas quatro rodas, a Ecosport não é indicada para fazer trilhas pesadas, principalmente porque o modelo não tem a opção de câmbio reduzido e nem robustez o suficiente para aguentar certas erosões.