Controle seus gastos: 8 aplicativos para te ajudar a organizar as finanças pessoais Quer controlar melhor seus gastos? Veja como é fácil organizar as finanças pessoais com a ajuda de aplicativos gplus
   

Controle seus gastos: 8 aplicativos para te ajudar a organizar as finanças pessoais

Quer controlar melhor seus gastos? Veja como é fácil organizar as finanças pessoais com a ajuda de aplicativos

Confira Também

Não ser organizado com as próprias contas pode gerar consequências piores do que não achar aquele papel importante na casa bagunçada. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em 2014, a falta de controle e planejamento das finanças é a principal razão apontada pelos inadimplentes para terem ficado com o nome sujo.

E, infelizmente, este parece estar se tornando um problema cultural. Outra pesquisa, dessa vez realizada pela Standard & Poor’s, também em 2014, mostrou que o Brasil está em 74º no ranking de educação financeira no mundo. O país está atrás de Togo e Zimbábue, por exemplo.

Tais dados só mostram a necessidade de os brasileiros começarem a cuidar melhor da saúde financeira. Um passo importante para solucionar esse problema é adotar uma planilha de gastos. Atualmente, uma das maneiras mais práticas de se fazer isso é recorrer aos aplicativos de gastos, uma vez que eles ajudam a entender para onde está indo o dinheiro e, consequentemente, tomar melhores decisões financeiras.

Para te ajudar a sair do vermelho – ou a não entrar nele –, selecionamos alguns dos melhores aplicativos de gastos para te auxiliar na difícil missão que é organizar a próprias finanças. Confira!

MINHAS FINANÇAS

Este aplicativo, disponível para Android, facilita (e muito) o controle das despesas. O programa oferece um calendário para o usuário controlar as próprias finanças. Para isso, basta ir até o mês desejado e escolher um dia. Você também pode acessar um gráfico com demonstrações de gastos em cada mês. Além disso, há a opção de visualizar os gastos em cada categoria disponibilizada. Entre elas, estão almoço, carro, casa, faculdade, lazer, transporte, trabalho e etc. Também é possível unir os SMS’s de gastos (que os bancos geralmente mandam quando passamos o cartão) e o aplicativo, que descontará automaticamente o gasto. É uma maneira de organizar as finanças e estudar o que você está gastando mais.

MONI

Parecido com o anterior, no Moni é possível adicionar manualmente os ganhos e gastos e monitorar o saldo final em uma lista. Um dos recursos permite ainda personalizar uma escala de cor para que a tabela entre em “alerta vermelho” quando as contas atingirem um saldo que o usuário considere preocupante. A diferença está na falta de gráficos e na possibilidade de categorizar os gastos por gênero. No entanto, o aplicativo permite escrever observações sobre cada gasto para que o motivo da saída do dinheiro não seja esquecido. O programa possui versões para iOS e Android.

GUIA DE BOLSO

Este aplicativo é um serviço pessoal de controle financeiro capaz de sincronizar automaticamente todas as suas despesas. O programa possui versões para iOS, Android e também está disponível como site, para quem prefere. Para o app, o usuário precisa apenas se cadastrar, inserir seus dados de internet banking (apenas a senha de visualização) e deixar o programa fazer o resto. Todas as transações da conta bancária serão sincronizadas automaticamente. Há, e contas de bancos diferentes podem ser sincronizadas no mesmo cadastro e, além disso, o aplicativo também realiza a classificação automática das despesas do usuários em categorias como Mercado, Compras, Transporte, Bares/Restaurantes e etc. Como se não bastasse, ele também permite que o usuário crie um orçamento ideal para os gastos do mês e acompanhe ao longo das semanas o andamento desse plano financeiro. 

MOBILLS 

Este app possui um cadastro de despesas categorizado e uma interface que ajuda a atingir seus objetivos – seja sair do vermelho ou juntar uma graninha por mês. Ele também traz controle de cartões de crédito, possui gráficos dinâmicos e interativos e um controle de metas e orçamento. Apesar de pago, atualmente, é utilizado por mais de 2 milhões de pessoas e tem versões para Android, iOS e Windows Phone. 

WALLY+

Este app de controle financeiro permite ao usuário saber se está gastando mais dinheiro com coisas do trabalho, da vida social, da família, entre outras categorias. Para começara a usar, basta que o usuário faça um breve cadastro e insira o seu salário e a data de pagamento. A partir daí, é possível criar planos de orçamentos diários e mensais. Uma das melhores ferramentas dele é o scanner de recibos, que permite ao usuário criar uma versão digital do comprovante e depois jogá-lo no lixo sem maiores preocupações.

ZERO PAPER

Pouco mais elaborado, este app de gestão financeira foi desenvolvido para controle de pequenos negócios. O serviço salva todos os dados na nuvem e também pode ser acessado em navegadores. Para usá-lo  o usuário precisa realizar um cadastro, no qual informa o tipo de negócio e insere o saldo da conta bancária. Depois de cadastrado, o usuário passa a registrar todas as transações da conta manualmente no aplicativo. Assim, ele poderá ter um controle das finanças do seu negócio e poderá acessá-las quando quiser. Outra opção interessante, é que ele possui uma versão premium, onde também é possível tirar fotos de recibos e guardá-los virtualmente.

RENDA FIXA

Ele permite verificar quais as aplicações financeiras dentre as mais conservadoras oferecidas por diversas corretoras são as mais rentáveis, comparando-os até encontrar o que você acredita ser melhor.  Além disso, ele separa os investimentos por categoria e permite que você os classifiques por diversos critérios. É uma boa opção para quem pensa em fazer um investimento. As aplicações incluídas no app são oferecidas por 18 corretoras independentes e bancos. Entre eles estão a Intermedium, Sofisa, XP Investimentos, Rico, Órama, Ativa, Guide e Easynvest. O app está disponível gratuitamente para Android, iOS e Windows Phone.

MONEY WISE

O mais simples entre os citados na matéria, o Money Wise traz uma série de mecanismos para quem está procurando novas maneiras de controlar o próprio orçamento. De uma maneira bem simples, ele permite que os usuários adicionem gastos e receitas para que sempre seja possível saber exatamente como estão às condições de saúde do orçamento familiar, além de também separar os gastos através de gráficos.


Nathalia Marques