Cerveja alternativa Contrária aos métodos industriais e com sabores diversos, cerveja artesanal ganha espaço no mercado nacional gplus
   

Cerveja alternativa

Contrária aos métodos industriais e com sabores diversos, cerveja artesanal ganha espaço no mercado nacional

Confira Também

O mercado de cervejas artesanais, voltado para quem procura sabores e aromas exclusivos na bebida, cresceu no Brasil. Em um simples passeio pelas gôndolas dos supermercados é fácil encontrar, dividindo espaço com as marcas mais tradicionais, cervejas com fabricação 100% nacional e usando em seus ingredientes produtos típicos nacionais, como a mandioca e o café. 

Hábito criado pelos europeus e executado com perfeição por aqui, tomar uma cervejinha é tradição entre os brasileiros. Para muitos não existe nada melhor do que reunir os amigos para apreciar aquela gelada depois do trabalho. Para o Membro fundador da Associação Brasileira dos Sommeliers de Cerveja, Fabio Andreoli, um dos motivos da cerveja caseira não ter caído de vez no gosto dos brasileiros é justamente por causa deste costume. 

No Brasil, o que falta é cultura de tomar uma cerveja de qualidade pagando mais. "É preciso entender que não é necessário beber doze latas de qualquer cerveja, é preferível beber menos e melhor," opina.  

Bolso e paladar

Quando se trata de cerveja, o brasileiro é bastante crítico e conservador, o que dificulta ainda mais o surgimento de inovar marcas no mercado. Saindo em defesa do consumidor, é preciso reconhecer que o preço não é dos mais atraentes. Marcas mais famosas como a Colorado e Baden Baden, custam em média 15 reais, enquanto as tradicionais Skol e Brahma são encontradas pela metade do preço. 

O sommelier Fabio, que possui uma empresa de consultoria e treinamento especializada em cervejas artesanais, culpa o governo e aponta a falta de incentivo como uma das grandes culpadas pelos altos valores. "O problema é a falta do incentivo do nosso governo. Manter uma cervejaria artesanal hoje no Brasil é um ato de paixão e heroísmo. Os impostos são extremamente elevados tanto para a produção, venda e também para importação das matérias-primas, que são muitas para a produção," protesta. 


Diferente das marcas tradicionais, por ter uma receita caseira, as cervejas artesanais possuem sabores para todos os gostos. Uma das mais conhecidas do público, a Colorado, por exemplo, possui no mercado uma variedade de sabores, como mandioca e mel.  "As nossas cervejarias são de extrema qualidade e produzem bons rótulos dentro de seus estilos. Não devem nada para as cervejas importadas," salienta Fabio.  

Para fechar, Fabio Andreoli lista suas marcas favoritas. "Esta é uma pergunta difícil. Seria leviano de minha parte falar que prefiro essa ou aquela, mas vou colocar aqui os rótulos que pra mim tem destaque por estar muito bem no seu estilo. São eles, Pilsener da Lund, Rauchbier da Bamberg, a IPA da Dama, a Viena e Pale Ale da Bierland, Vixnu da Colorado, a Petroleum da Wälls, a Stout da Baden Baden, entre outras."

Nos grandes centros não existem dificuldades para encontrar os modelos artesanais. Em supermercados e até mesmo em bares, é possível saborear uma destas. 

Serviço

Frangó Bar 
Endereço: Lgo. da Matriz Nossa Senhora Ó, 168 
Bairro: Freguesia do Ó 
Cidade: São Paulo
Telefone: (11) 3931-2285

Gibeer
Endereço: Rua Lopes Quintas 158, Rio de Janeiro
Bairro: Jardim Botânico 
Telefone: (21) 2279-4161