Beer Sommelier Ganhar a vida tomando uma gelada, quem não gostaria? Como beer sommerlier você pode mostrar que realmente sabe tudo de cerveja gplus
   

Beer Sommelier

Ganhar a vida tomando uma gelada, quem não gostaria? Como beer sommerlier você pode mostrar que realmente sabe tudo de cerveja

Confira Também

Nada como ganhar a vida fazendo algo que nos dá prazer, não é mesmo? As opções são vastas, mas, se um dos deleites da sua vida é tomar, com moderação, é claro, uma cerveja gelada, pode se preparar para considerar uma mudança no ramo de trabalho. Que tal trabalhar como beer sommelier?

Assim como o vinho, a cerveja também tem um profissional apto para sugerir harmonizações e elaborar cartas; e com o mercado brasileiro de cervejas especiais em expansão, o crescimento no número de micro cervejarias e a invasão de cervejas importadas, o mercado está aberto para profissionais especializados no mundo das cervejas, afirma sommelier Kathia Zanatta.“Para que este segmento cresça de forma ordenada e sustentada, é essencial que tenhamos bons profissionais no mercado para ajudar a nos introduzir a um mercado gigantesco de consumidores neste novo universo, repleto de boas sensações e experiências para oferecer.”

Zanatta é sommelier formada na Doemnes Akademie, em Munique, mas confessa que seu interesse pela bebida não começou no copo. Formada em Engenharia de Alimentos, a sommelier se apaixonou pela Tecnologia Cervejeira. Depois de anos dedicados a estudar a arte de fazer cerveja, recebeu a proposta, de Estácio Rodrigues, coordenador do curso, de criar um curso de beer sommelier para a Associção Brasileira de Sommeliers (ABS). Junto com o mestre cervejeiro Alfredo Ferreira, Zanatta elaborou o conteúdo, material didático avaliações e escolheu as cervejas degustadas.

O curso da ABS consiste em 18 aulas, onde os professores são a própria Zantta e Alfredo Ferreira. Além da degustação de mais de 70 rótulos (são quatro por aula) e de uma visita a uma micro cervejaria, a aulas abordam: História da Cerveja, Técnicas de Degustação, Matérias-primas, Processo de Fabricação, Escolas Cervejeiras e seus estilos (Alemanha, Bélgica, Reino Unido e Estado Unidos), Serviço e Glassware, Análise Sensorial, Harmonização teórica e prática, Carta de Cervejas, Coquetelaria, Cerveja e Saúde, Marketing e Sistemas de Chope.

A avalição do aluno é feita em duas provas teóricas, uma prática e um trabalho individual. E a frequência mínima é de 80% das 66 horas de curso, que tem a chancela da Associação Internacional de Sommelier. O valor do investimento é R$1.600,00.

O SENAC São Paulo também oferece um curso de sommelier de cervejas, com certificação da Doemens Akademie, nas unidades Penha, Taubaté, São José dos Campos e campi Águas de São Pedro e Campos do Jordão. O material didático é desenvolvido pela Doemens, mas dirigido ao mercado brasileiro. O valor do investimento é de R$ 2.100,00 (na capital).

Na 100 horas de aula são abordadas:
  • Cultura cervejeira: história, escolas cervejeiras, matérias-primas, processos de produção, estilos;
  • Cerveja e gastronomia: aplicações na gastronomia;
  • Perfil sensorial das cervejas: degustação, harmonização e usos na gastronomia e na coquetelaria;
  • Aplicabilidade da análise sensorial na gestão e serviço do produto;
  • Impulsionadores de venda: carta de cerveja, brigada e visibilidade do produto;
  • O uso do vocabulário apropriado na descrição da cerveja;
  • Ética na veiculação da informação;
  • Higiene e segurança alimentar;
  • Consumo consciente e responsável;
  •  Estudo sobre o mercado mundial de cervejas, com foco no Brasil.

No curso de sommelier você desenvolve  competências para:
  • Indicar e sugerir cervejas para consumo consciente e prazeroso;
  • Sugerir harmonizações;
  • Elaborar Cartas de Cervejas;
  • Promover eventos cervejeiros realizando degustações e harmonizações;
  • Difundir a cultura cervejeira no Brasil através de bares, restaurantes, hotéis, importadoras e produtores de cervejas.
Serviço
Associoção Brasileira de Sommeliers
Rua Gomes carvalho, 1327/1329, Conj. 21 - Vila Olímpia. Sâo Paulo
Tel.: (11) 3814-7853/3814-1269

SENAC
Tel.: 0800 883 2000