Fábrica de ideias Com uma criatividade inesgotável, Sharon Acioly fala como escreveu a música mais famosa do momento gplus
   

Fábrica de ideias

Com uma criatividade inesgotável, Sharon Acioly fala como escreveu a música mais famosa do momento

Confira Também

Famoso mundialmente na voz do músico paranaense Michel Teló, o hit Ai Se Eu Te Pego é uma das músicas mais tocadas dos últimos meses. Propagada como um vírus, a canção caiu no gosto de italianos, espanhóis, ingleses e até mesmo dos temidos soldados israelenses. Prova disso é Michel Teló, que excursionou pelo mundo todo divulgando seu hit, cantado até pelo rei Roberto Carlos. Mas para os desavisados, não foi Michel quem compôs este fenômeno e sim uma carioca, que mora na Bahia e nasceu nos Estados Unidos, Sharon Acioly, com quem o AreaH bateu um papo.  

Nascida nos Estados Unidos por um simples acidente, já que seu pai (maestro e arranjador) estava em excursão por lá, Sharon veio para o Brasil aos dois anos e foi criada no Rio de Janeiro, onde permaneceu até os 18 anos. Depois de algum tempo, Sharon Acioly foi convidada para ser locutora de uma barraca de praia em Porto Seguro, onde vive até hoje. 

Sua carreira no meio da música começou como animadora de palco, tudo um grande acidente, já que Sharon pegou o microfone e, sem autorização do chefe, começou a falar. "Eu achei que ia levar aquela bronca do meu chefe quando ele me chamou no escritório, mas ele disse assim: 'Vou construir um palco para você administrar' ", explica. Hoje em dia Sharon é animadora de palco do Axé Moi, uma das casas mais tradicionais de Porto Seguro, litoral baiano. 

Sucesso 

Aparentemente as coisas acontecem com rapidez na vida desta carioca que adotou a Bahia como palco. Em 2008, Sharon também parou o país com uma de suas ideias, a Dança do Quadrado, sensação nos quatro cantos do Brasil. 

"A Dança do Quadrado era também uma brincadeira de palco que eu fazia todos os dias como parte da animação de praia. Certo dia, um amigo meu me pressionou e disse que eu devia transformar isso em música, já que todos os turistas pediam para levar uma cópia para casa. Daí segui seu conselho e transformei a brincadeira em música," diz. 

Depois do estouro da Dança do Quadrado, Sharon não teve muito tempo para curtir a fama repentina, pois a animadora logo foi pensando no próximo de hit de sua carreira, que não demorou muito para sair. Composta em 2008 por Sharon, Antônio Dyggs e mais três paraibanas Karine Assis Vinagre, Aline Medeiros da Fonseca e Amanda Grasiele Mesquita Teixeira da Cruz, recentemente reconhecidas como co-autoras, Ai Se Eu Te Pego se tornou um dos maiores sucessos de venda da história da música brasileira. 

Sobre o tema, Sharon Acioly admite que ainda não acredita nas proporções que a coisa tomou. "Ninguém esperava que fosse ser assim, mas estamos muitos felizes com o resultado. O Michel (Teló) é um cara do bem, um artista de verdade e que tem história e uma carreira. Admiro muito a luta dele, este sucesso é muito merecido," salienta.

Destaque em vários veículos de comunicação, Sharon é rosto conhecido em Porto Seguro. "As pessoas acham que eu tenho algo inexplicável e que aponta para o sucesso. Não sei se é realmente isso, mas as pessoas falam (risos)." 

Mesmo sendo responsável por dois sucessos, Sharon Acioly não se enxerga como uma profissional do ramo. "Não me considero uma compositora. Sou uma animadora de palco que teve duas boas sacadas de transformar duas brincadeiras em música. Além disso, tive a sorte de ambas caírem no gosto popular," conta. 

Aos 41 anos, a baiana, que se diz eclética e admite ouvir de tudo, desde Djavan, passando por Sorriso Maroto, Ivete Sangalo e Elis Regina, tem o sonho de ver de perto o carnaval de Salvador. "Este ano, quero finalmente conhecer o carnaval de Salvador. Quero ver tudo, os trios, camarotes. Não vejo a hora," admite. 

Para os que já estão esperando por outro hit vindo de Sharon, a animadora garante que já existem algumas ideias em circulação. "Vem aí a Dança do Tchu Tchu, mais uma brincadeira de palco que fazia desde 2003 como parte da rotina de animação. Desta vez a história não foi diferente, outro amigo meu me viu brincando e me propôs a fazer uma música baseada na recreação", afirma.  

Agora, o jeito é só esperar por mais uma canção que certamente vai grudar nos ouvidos de muitas pessoas.