Fuja do 'abacaxi' Chegou a hora de mudar? Especialistas dão dicas sobre como detectar problemas em imóveis antes que eles sobrem para você gplus
   

Fuja do 'abacaxi'

Chegou a hora de mudar? Especialistas dão dicas sobre como detectar problemas em imóveis antes que eles sobrem para você

Confira Também

Não importa o quanto você tente adiar, em algum momento você terá que juntar suas tralhas e encontrar um novo lar. Se você tem uma gatinha parceira, sem dúvidas ela poderá te ajudar a encaixotar seus pertences e principalmente tomar decisões importantes durante a mudança. Mas se você é solteiro, o negócio é bem mais embaixo.

Ao entrar num apartamento ou casa, os solteiros não tendem a checar torneiras, ou se há espaço suficiente para a máquina de lavar. As grandes preocupações deles se concentram em reparar se dá para colocar um frigobar perto da cama, se a janela da sala permite uma vista ampla da vizinha gostosa do prédio ao lado e se a vaga de garagem é a mais fácil e segura de estacionar a caranga. 

Por conta disso, o AreaH conversou com peritos no assunto para te dar uma mãozinha nessa hora em que toda ajuda é bem vinda. Afinal de contas, mudança é como sexo: o alívio só acontece quando se está finalmente dentro.

RACHADURAS
Nem sempre uma rachadura é problema sério. Segundo a engenheira civil especialista em projetos e legalização Simone Batista, antes de mais nada, é importante entender a diferença entre fissuras, trincas e rachaduras.

Fissuras: Nada bonitas e agradáveis, apresentam-se como aberturas finas e compridas, mas de pouca profundidade, com espessura de até 0,5 milímetros. Normalmente são superficiais atingindo a massa corrida ou a pintura, portanto, inofensivas. 

Trinca: Exige estado de atenção. Mais acentuada e profunda, a trinca apresenta a separação das partes. Sua espessura chega até 1,0 milímetro, podendo ser indicativo de um problema sério.

Rachaduras: Abertura grande, acentuada e profunda, também com divisão das partes e de gravidade acentuada. Uma vez afetando a alvenaria e elementos estruturais como vigas, colunas e laje, comprometem a estabilidade da edificação, tornando-se um risco à segurança dos moradores. Sua espessura pode chegar até 1,5 milímetro e, a partir daí, ela se torna uma fenda.

O aparecimento de uma rachadura pode ser causado por vários fatores que podem ter relação com a execução da obra e a qualidade dos materiais. Tanto as trincas quanto as rachaduras precisam de investigação minuciosa, por isso o ideal é chamar um engenheiro civil para realizar um laudo técnico.

ENCANAMENTO
Observe se há manchas escuras na parede ou alterações na textura. Elas podem evidenciar o vazamento de água de algum cano estourado. Uma vez infiltrada no tijolo ou no acabamento, a água parada promove a criação de fungos.

O ideal é verificar os ralos, "dar descarga várias vezes em todos os vasos sanitários e abrir e fechar todas as torneiras, observando se não há vazamentos", recomenda a engenheira civil e designer de interiores Paula Amorim. Ela salienta que a cozinha e os banheiros devem ser observados com atenção redobrada, já que quando há necessidade de reparos estes cômodos "são os mais problemáticos".

Além disso, Batista também sugere muita atenção ao visitar imóveis recém-pintados, já que às vezes a tinta disfarça vazamentos e infiltrações. 

ESPAÇO
Procure medir com uma fita métrica os móveis que pretende levar na mudança. Apartamentos mobiliados por construtoras podem seguir padrões menores para dar a sensação de maior espaço no imóvel. 

Confira as medidas de sua mobília para checar se ela cabe no elevador do edifício, nos corredores e principalmente em seu novo lar. Pense bem, pois talvez seja o momento de se desfazer daquele piano velho que ninguém mais toca.

A PARTE ELÉTRICA
De acordo com o consultor de imóveis Diego Gomes, a primeira coisa é ligar e desligar os interruptores para verificar se há muita oscilação na luz. Vale observar a existência de "fiações expostas e principalmente dar uma olhada nas condições do quadro de distribuição elétrica da residência", comenta Batista. Caso haja suspeitas de problemas na parte elétrica, não hesite em questionar os responsáveis pela locação ou venda do imóvel. Lembre-se que se você não entende nada disso, será muito difícil argumentar com um eletrecista quando a "batata assar".

CUPINS
A pintura também ajuda a maquiar móveis infestados de cupins. Quando o cupim se alimenta, o inseto deixa rastros de pó de madeira no chão e pequenos furos geralmente aparecem nos cantos da mobília. Sua dedetização é trabalhosa, pois demanda muito tempo e deve ser recorrente, uma vez que em regiões visadas eles sempre voltam. 

IMÓVEIS ANTIGOS
"A dica é que os novos interessados em adquirir um imóvel e não entendem sobre reparos e manutenção procurem sempre imóveis novos de no máximo uns 5 anos", recomenda Gomes. Segundo ele, casas ou apartamentos com mais idade dependem de uma manutenção mais trabalhosa, já que nem todos os profissionais da área da construção que estão aptos a trabalhar com componentes que não se fabricam mais. 

No caso de apartamentos, "as obras envolvem custos com condomínio o que poderá encarecer ainda mais", lembra a engenheira Simone Batista. Para ela, imóveis usados acima de 10 anos já são considerados imóveis antigos. 

O fato é que nem sempre um apartamento antigo é sinal de encrenca. Às vezes, eles são sinônimo de um preço justo em relação ao seu tamanho e às condições em que se encontra. Amorim concorda, e acredita que "desde que bem conservado" um imóvel antigo geralmente "não dá problemas".