A camisinha estourou, e agora? Mais importante que a pílula do dia seguinte é fazer a profilaxia que pode reduzir em 80% as chances de transmissão do HIV gplus
   

A camisinha estourou, e agora?

Mais importante que a pílula do dia seguinte é fazer a profilaxia que pode reduzir em 80% as chances de transmissão do HIV

Confira Também

O material da camisinha é bem resistente, se ela estourou é porque foi colocada da maneira errada, ou seja, não foi deixado um espaço para o depósito do sêmen na hora da ejaculação. Mas o problema principal continua ignorado, a pílula do dia seguinte resolve, em partes, a preocupação feminina com a gravidez indesejada, mas não livra ninguém das DSTs.

O primeiro passo quando acontece o estouro é parar imediatamente a relação e lavar tanto o pênis quanto a vagina com água e sabão. 

Se a relação for suspeita, é necessário fazer a profilaxia pós-exposição.  A transmissão do HIV não acontece em questão de segundos, existe um intervalo de tempo necessário para que o vírus recém-transmitido consiga estabelecer um foco no organismo, a partir do qual a infecção se tornará crônica, por isso é possível combatê-lo com antivirais capazes de destruí-lo.

Quanto mais rapidamente for administrada a profilaxia, melhor será o resultado. Dados experimentais indicam que os índices de infecção são mais baixos quando ela é iniciada nas primeiras 36 horas. O esquema de tratamento precisa conter pelo menos duas drogas, mantidas por um período de 28 dias.