Como ir trabalhar de bike: 5 dicas para iniciantes Apesar de mais saudável, usar a bicicleta para se locomover de casa até o trabalho e vice-versa exige alguns cuidados; veja quais gplus
   

Como ir trabalhar de bike: 5 dicas para iniciantes

Apesar de mais saudável, usar a bicicleta para se locomover de casa até o trabalho e vice-versa exige alguns cuidados; veja quais

Confira Também

Em meio ao caótico trânsito das cidades, os meios de transporte alternativos vêm se destacando como uma maneira mais prática e, às vezes, mais rápida, de chegar ao destino pretendido. Patinetes elétricos têm conquistado a admiração de muitos cidadãos, mas as bicicletas ainda são as favoritas no dia a dia. Além de mais práticas na hora de enfrentar as ruas nos horários de pico, as "magrelas" ainda representam uma economia mensal considerável de dinheiro com gasolina, seguro, manutenção e estacionamento.

LEIA TAMBÉM

Adotar a bike no dia a dia como um meio de transporte para todos os momentos pode ser um grande desafio para quem ainda está acostumado a meios mais tradicionais, mas que busca um estilo de vida mais saudável (e barato). Afinal, não basta apenas comprar uma bicicleta e rodar a cidade toda com ela. Se você pretende adotar a bike para ir de casa ao trabalho e vice-versa, alguns cuidados são necessários antes de sair pedalando para garantir que tudo saia como planejado.

Para ajudar você nessa transição, separamos a seguir cinco dicas de como trocar os carros pelas bikes e levar uma vida mais calma, saudável e econômica.

#1 - CONHEÇA AS MELHORES ROTAS PARA BIKES
Antes de finalmente começar sua nova rotina de ida ao trabalho sobre duas rodas, pode ser uma boa ideia fazer uma pesquisa para descobrir quais são as melhores rotas da sua cidade. Quais ruas entre sua casa e seu local de trabalho possuem ciclofaixas que podem ajudá-lo? Em que locais é mais comum haver trânsito nos horários de pico? Use todas essas informações para calcular qual deverá ser a melhor rota para você a fim de evitar atrasos, imprevistos, estresse ou perigos que podem haver em seu caminho. 

#2 - CHEGUE 15 MINUTOS ANTES DO HORÁRIO
Agora que você já sabe quais são as melhores rotas para você e sua bike, vale a pena também se planejar para sair de casa um pouco mais cedo a fim de chegar pelo menos 15 minutos adiantado no trabalho. Esse tempinho extra pode ajudá-lo a recuperar o fôlego antes de pegar no batente, trocar suas roupas de ciclista por roupas mais apropriadas ao trampo e jogar aquela água no rosto para se livrar do suor. Depois desse ritual pós-pedalada, você estará 100% pronto para começar mais um dia de trabalho. 

#3 - MANTENHA A MANUTENÇÃO DA BIKE EM DIA
Mesmo que você tenha optado pela bike no lugar do carro, não vá pensando que pode descuidar daquela manutenção periódica do seu veículo. As bicicletas, assim como qualquer meio de transporte, precisa passar por uma revisão sempre que possível a fim de detectar possíveis danos em sua estrutura e como repará-los. As rodas da bike também precisam de atenção. Lembre-se de mantê-las sempre calibradas. Por fim, evite deixar a bicicleta jogada de qualquer jeito por aí, seja no seu trabalho ou em sua casa.

#4 - ESTEJA PREPARADO PARA CONTRATEMPOS
Mesmo que a revisão de sua bike esteja sempre em dia, alguns contratempos podem, sim, acontecer. Então, é sempre melhor estar preparado para os principais problemas que podem vir a acontecer. Um dica é sempre carregar um pequeno kit de ferramentas na mochila para dar aqueles ajustes menores quando necessário. Uma bomba de ar portátil é outro item muito bem vindo no arsenal de um biker. Para dias mais molhados, não custa nada sair de casa preparado com uma boa capa de chuva também, não é mesmo? 

#5 - INVISTA EM SUA SEGURANÇA E CONFORTO
Apesar de representar uma economia considerável quando comparadas a outros meio de transporte como carros e motos, as bicicletas ainda exigem um certo investimento, principalmente quando o assunto é segurança. Antes de sair pedalando pela cidade, é melhor comprar todos os itens de segurança básicos, como capacete, óculos, luvas, faixas refletivas, e sinais sonoros e encaixes de pé. Como não é nada confortável andar de bike usando um terno, vale a pena também comprar umas roupas esportivas confortáveis.


Luis Carvalho