Mitos e verdades sobre calvície Gel faz o cabelo cair? Boné prejudica o couro cabeludo? Alimentação pode ajudar a crescer cabelo? Saiba mais sobre calvície gplus
   

Mitos e verdades sobre calvície

Gel faz o cabelo cair? Boné prejudica o couro cabeludo? Alimentação pode ajudar a crescer cabelo? Saiba mais sobre calvície

Confira Também

Qual é o homem que não tem medo de ficar careca? 

Até entre os mais desencanados o assunto ganha tamanho. E o mercado acompanhou esse temor criando uma série de produtos que prometem o milagre do fim da calcívie, que apesar de muito comentado, ainda é um assunto cheio de mistérios e dúvidas.

Então, para esclarecer mitos e verdades referentes à queda de cabelo resolvemos falar com uma mega autoridade no assunto, o Prof.Dr.Valcinir Bedin, médico dermatologista formado pela USP, mestre e doutor em medicina pela UNICAMP, tricologista, nutrólogo e Presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo. 

Caso você esteja preocupado com as suas madeixas seguem algumas informações importantes para você manter a saúde do seu cabelo:

Qual é a importância na alimentação na saúde capilar? 
A alimentação é fundamental para os cabelos, uma vez que eles são basicamente proteína. A queratina que dá dureza e a melanina que dá a cor. Proteína é feita de aminoácidos, vitaminas e sais minerais, todos advindos da alimentação. Dietas muito rígidas podem levar à queda dos cabelos.

Usar boné pode danificar o cabelo? 
Não, usar boné não prejudica os cabelos. isso é um mito!

O uso do gel danifica os cabelos? 
O gel, se for aquoso, não faz nenhum mal! Se for alcoólico pode desidratar os fios!

Calvície é genética? 
A calvície é genética sim e depende dos pais, tanto do pai quanto da mãe.
Toda queda de cabelo é relacionada à calvície? 
Nem toda rarefação de cabelos é calvície! Na verdade na calvície não temos queda e sim miniaturização dos fios.

Quais são as principais causas da queda de cabelo? 
As quedas de cabelos podem ser agrupadas em três itens: queda por problemas hormonais, queda por problemas nutricionais ou metabólicos e queda por genética. Deve-se sempre pesquisar qual é o motivo da queda. A queda é sempre um sintoma de algo maior que precisa ser descoberto.

Existem alguns truques para diminuir ou frear a queda capilar? 
Alguns cuidados gerais são sempre bem vindos para quem quer cuidar dos cabelos: alimentar-se equilibradamente, com carnes e verduras essencialmente. Lavar dia sim dia não com produtos adequados a cada tipo de cabelos e, finalmente, se perceber a queda, procurar o especialista para evitar que piore.

Quais são os tratamentos mais eficazes para a queda capilar? 
Prevenir é sempre melhor que remediar, mas, quando o problema estiver instalado deve-se primeiro fazer-se o diagnóstico correto. E corrigir o que estiver errado. Repor vitaminas e proteínas, corrigir hormônios errados e, se o caso for genético, adotar algumas medidas terapêuticas, com medicamentos orais e tópicos, além de tratamentos especializados podendo chegar até ao transplante.