A calvície chegou, e agora? Muitos homens têm pesadelos só de pensar em ficar careca, outros aceitam e a utilizam como estilo gplus
   

A calvície chegou, e agora?

Muitos homens têm pesadelos só de pensar em ficar careca, outros aceitam e a utilizam como estilo

Confira Também

Tem uma marchinha de carnaval que diz: “É dos carecas que elas gostam mais”. Pode até ter um fundo de verdade, mesmo assim, os homens morrem de medo de ficar sem um fio de cabelo na cabeça. E ao menor sinal de queda, já começam a se preocupar.

A queda de cabelo se deve na maioria dos casos ao stress, fatores genéticos e/ou hormonais. Se quiser conferir sua árvore genealógica, nem adianta olhar para o lado do pai, essa parte os homens herdam das mães. Mas a sua mãe sim puxou o pai dela, então o que mais vai contar nessa hora é seu avó materno.

Se você morre de medo de ficar sem cabelo, tem algumas coisas que pode fazer: o primeiro passo é saber em qual estágio você está e procurar um dermatologista para entender mais precisamente o que está causando a queda. Quanto antes você for ao médico, mais fácil será o tratamento.

Se você ainda tem cabelo - mesmo que não seja muito, mas eles caem demais, esqueça os shampoos antiqueda. Eles dificilmente irão solucionar seu problema. Nesse caso, tomar remédio e passar loção que melhora a vascularização dos folículos capilares costuma ser a melhor solução. Com eles, não só a queda tende a diminuir, mas o cabelo passa a crescer mais rapidamente. Não tente se automedicar, cada caso exige um remédio específico.

Se a sua situação é um pouco mais grave, você tem duas opções: aceitar a careca ou lutar contra. Independente da sua escolha, algumas ações devem ser tomadas. 

Caso você opte por voltar a ter cabelo, tem algumas coisas que você pode fazer: o transplante capilar é a melhor delas. Os fios transplantados são naturais e, se possível, o doador também é o receptor. O procedimento consiste em retirar cabelo da região lateral e transportá-lo para a frontal. Essa operação é cara, podendo variar entre 7.000 e 42.000 reais. 

Antigamente, o implante era feito em tufos, cada um com 15 a 20 fios. Mas o resultado não era muito bom, os pacientes ficavam com uma cabeleira parecendo a de uma boneca. Mas não se preocupe, a técnica evoluiu bastante. Atualmente, os fios são transplantados um a um, passando uma impressão muito mais natural.

Há também quem opte por usar perucas. E nesse caso existem as artificias e as naturais. As produzidas com cabelo humano ficam muito mais bonitas, e se bem feita, fica até difícil identificar que a pessoa está utilizando peruca. Mas esse tratamento não é barato, podendo passar dos 2.000 reais. 

As artificiais não ficam tão bonitas, mas dependendo da situação podem enganar – digamos que quebra um galho, mas não é a mais indicada. Da para encontrar algumas por menos de 100 reais. 

Agora, se decidiu assumir a careca, o seu novo estilo é esse e você está decidido, não pense que suas preocupações acabaram. Os cabelos servem como proteção, e sem eles, você tem muita coisa para fazer. Da uma olhada no vídeo abaixo algumas dicas para manter sua careca saudável.

 


Arthur Gabor