O terno ideal para cada corpo Saiba escolher a roupa social que mais combina com você e nunca mais pague mico na frente de colegas, amigos ou da mulher especial gplus
   

O terno ideal para cada corpo

Saiba escolher a roupa social que mais combina com você e nunca mais pague mico na frente de colegas, amigos ou da mulher especial

Confira Também

Seja para uma festa importante, um dia de trabalho habitual ou uma ocasião especial que mereça uma consideração a mais com as roupas, o terno é o melhor amigo do homem e se recusa a sair de moda - ele apenas sofreu alterações mínimas ao longo de tantos anos de existência. 

Faz parte da vida de quase todo homem usar terno por pelo menos uma vez em sua curta existência nesse mundo e para que essa experiência seja a melhor possível, alguns conhecimentos são necessários para evitar passar vergonha. Afinal, todo homem gosta de estar bem vestido, arrumado e despertar atenção. Além da autoconfiança adquirida com um bom terno, é possível até mesmo conquistar respeito e admiração de outros homens, além de ser desejado pelas mulheres - o terno é um dos principais fetiches delas, segundo reportagem da minha colega do AreaM, Nathalia Marques.

Seja para fins profissionais ou românticos, o terno é uma poderosa arma masculina que merece cuidados e considerações ao ser usada. Enquanto o uso correto dessa roupa pode abrir portas, o efeito contrário pode ser obtido como preço pela negligência ou ignorância do homem que não souber usá-lo.

Nesse contexto, é essencial que todo homem saiba a melhor forma de usar um terno e qual é a melhor opção para seu próprio corpo. Cada corpo masculino requer uma atenção única na escolha do terno ideal e isso, as vezes, pode dificultar a tarefa de comprar um terno novo, sendo necessário reparar em detalhes importantes para não errar na hora H e fazer feio na frente de todo mundo.

Se quiser se preparar melhor antes, veja algumas regras para usar ternos.



Para todos os tipos de corpo

Ainda que algumas particularidades de cada tipo físico sejam importantes para determinar o terno que mais se adequa a cada corpo, algumas regras gerais podem ser obedecidas pela maioria dos homens para que o terno de sua escolha caia bem.
  • A manga deve cobrir apenas o punho e não a mão inteira.

  • Apenas um centímetro da manga da camisa deve ficar à mostra.

  • Calças com pregas, apesar de serem mais confortáveis, costumam criar mais volume nos quadris.

  • Deve haver cuidado com o colarinho do terno para que ele seja apropriado ao pescoço, caso contrário pode causar a sensação de que o terno está sufocando. 

  • O melhor é evitar conflitos de estampas muito fortes em um mesmo visual.

  • As meias devem combinar com a cor das calças, não dos sapatos.

  • A ponta da gravata deve bater na fivela do cinto.

  • É melhor escolher carregar objetos em pastas ou bolsas para evitar deformar os bolsos do terno.

Para homens altos e magros

  • Os ternos costumam dar uma aparência frágil e de magreza para homens altos e magros. Para evitar isso, o melhor é usar camisas mais pesadas que deem volume ao tronco. Tecidos como lã e algodão cumpre essa tarefa perfeitamente.

  • Listras verticais têm a característica de alongar o corpo, portanto devem ser evitadas por quem já é alto. Cores mais escuras dão menos volume ao corpo e também devem ser evitadas, dando preferência a cores claras como branco, cinza ou azul-claro.

  • Ternos de três botões costumam ser a melhor opção por serem mais proporcionais à altura do corpo. Se a opção for um terno de dois botões, o melhor é chamar a atenção para a gravata, evitando as lisas e investindo nas estampas.

  • Os cortes na parte traseira dos ternos foram inventados para dar mais conforto na movimentação de homens mais “avantajados” nessa área. Como esse não costuma ser o caso de homens muito altos, ternos com corte na parte traseira não são necessários.

  • Calças podem dar a impressão de altura maior do que a natural. Para evitar isso, o melhor é garantir que a distância entre o meio das pernas e a cintura seja maior, não sendo encurtada mas também não sendo muito longa.

Para homens baixos 

  • Como citado no caso de homens altos, as listras verticais costumam dar a impressão de uma estatura alongada. Investir em camisas que tenham essa característica pode ajudar a disfarçar a baixa estatura.

  • Para homens baixos, os mais indicados são os ternos de dois botões, pois eles criam uma abertura em formato de V ao longo do tórax que causa a impressão de uma parte superior do corpo maior.

  • Em ocasiões especiais, como festas, o melhor é investir em um modelo de terno monocromático e investir em uma cor de gravata mais forte e chamativa. Essa técnica ajuda a alongar a silhueta. 

  • Homens baixos devem evitar listras horizontais, pois causam o efeito contrário ao das verticais e causam a impressão de uma estatura ainda mais baixa.

  • Deve evitar também usar barras italianas (aquelas que parecem dobradas) nas calças, pois encurtam as pernas. Calças com pregas também não favorecem a altura e não devem ser usadas.

  • Para causar a sensação de altura maior, ternos pretos ajudam bastante. Acessórios monocromáticos como cintos e sapatos ajudam a alongar as pernas.

Para homens gordinhos

  • Homens acima do peso podem estar procurando por um terno que os deixe mais magros. Nesse caso, tecidos leves como seda e microfibra são ótimas opções por não adicionaram volume ao corpo.

  • Cores escuras emagrecem. Ternos azul-escuro e preto criam o efeito de um corpo mais fino. 

  • Para investir ainda mais em uma aparência mais "slim", escolher listras verticais garantem o efeito desejado e, além disso, adicionam estilo ao visual, que não fica tão pesado. Mas é preciso ter cuidado para não parecer um mafioso italiano.

  • Como o paletó de dois botões foram feitos para funcionar em qualquer tipo de corpo, ele não cria efeito de desproporcionalidade ao corpo do usuário. Um terno com apenas um botão ou três chamam mais atenção para o volume do corpo e devem ser evitados. 

  • Aberturas de ventilação no revestimento do terno servem permitem uma movimentação mais livre mais chamam muita atenção. Para evitar, o melhor é escolher um terno de fenda única, que deverá proporcionar o mesmo conforto, porém sem ser tão chamativo.

  • Para evitar o desgaste de tecido e desconforto, as calças devem ser largas e permitir movimentação livre. Apesar de ser mais confortável em uma posição mais baixa, as calças devem ficar próximas à cintura.