As lições de gestão que podemos aprender com o técnico Pep Guardiola Vitorioso e referência no trabalho nas quatro linhas, o treinador espanhol também passa ensinamentos quando o assunto é gestão gplus
   

As lições de gestão que podemos aprender com o técnico Pep Guardiola

Vitorioso e referência no trabalho nas quatro linhas, o treinador espanhol também passa ensinamentos quando o assunto é gestão

Confira Também

"A única maneira que eu conheço (de trabalhar) é saber que, enquanto está descansando, os outros estão se preparando melhor para nos vencer". A frase é de Pep Guardiola, um dos maiores treinadores de futebol da história, e é auto-explicativa quando o assunto é sua motivação para continuar vencendo e colecionando troféus.

O técnico espanhol iniciava, há dez anos, sua carreira à frente do banco de reservas do Barcelona. Jogador da equipe catalã por onze anos - de 1990 até 2001 -, Pep debutou como treinador na mesma equipe, em 2008, e as campanhas a partir daí foram arrasadoras. Inebriou os adversários e espectadores com seu estilo imparável de jogo.

LEIA TAMBÉM

Atualmente no Manchester City e com 24 taças na bagagem, Pep Guardiola se consagrou no rol dos maiores treinadores da história. A capacidade do espanhol gerir o que está ao seu redor, no entanto, não fica apenas por conta do que envolve uma bola e 22 jogadores. 

Guardiola passa ensinamentos que vão muito além das quatro linhas. O lugar em que Pep chegou só foi possível devido ao trabalho interdisciplinar do treinador, sempre em busca do conhecimento e da evolução; confira, então, algumas lições de gestão possíveis de extrair da carreira de Guardiola:


TRABALHO INTENSO
O comprometimento de Pep com seu trabalho e fissura pelo bom desempenho na busca por resultados positivos não é segredo para ninguém. É através do esforço contínuo e busca pela melhora que o espanhol se tornou quem é. O jornalista Martí Perarnau escreveu, em "Guardiola Confidencial" - livro sobre os métodos e a personalidade do técnico -, que Pep é tão imerso no trabalho que deixa até de comer em dias de jogos para poder se dedicar mais às análises do adversário e fazer os últimos retoques em sua equipe antes da peleja.


MENTE ABERTA PARA NOVIDADES
Qualquer profissional deve manter-se atento e aberto ao novo. Muitas vezes, apesar da área de atuação de um trabalhador ser específica, sempre há aprendizados que são possíveis de serem buscados em outros segmentos. É o que Guardiola faz. Ao invés de se fechar em torno do que envolve futebol, apenas, Pep busca em outros esportes reflexões e evoluções táticas; gosta de acompanhar partidas de basquete, pois, segundo ele, é um dos desportos em que o "jogo de posição" dos atletas é mais efetivo. 

Também já jantou com o Grande Mestre de Xadrez e ex-campeão mundial, Garry Kasparov, no intuito também de entender as complexidades do tabuleiro e expandir sua mente nas aplicações de suas ideias no futebol.


A QUALIFICAÇÃO CONSTANTE
Após tirar um ano sabático depois de sair do Barcelona, Pep foi anunciado como comandante do Bayern de Munique em 2013. Guardiola deu entrevista em alemão logo ao chegar no novo clube. O fato surpreendeu, já que a língua alemã não é tida como uma das mais fáceis e não esperava-se tamanho domínio da língua estrangeira pelo novo contratado. De acordo com o irmão de Pep, o treinador estudava a língua quatro horas por dia antes de assumir o novo clube. 

No Manchester City - onde está desde 2016 -, o padrão se repetiu; Guardiola chegou falando inglês. De acordo com algumas fontes, o comandante espanhol já é fluente em cinco línguas; um exemplo de busca pelo conhecimento e qualificação profissional.

BUSCA POR NOVOS DESAFIOS
Ganhando os títulos que Guardiola venceu durante quatro temporadas no comando do Barcelona, seria muito fácil que o treinador caísse na teia do conformismo; tinha estabilidade do clube para continuar no cargo, elogios pelos quatro cantos do mundo, um time sólido para dar sequência ao trabalho. 

Mas Pep queria mais; gostaria de provar a si mesmo que aquilo não havia sido acaso - como ele mesmo diz no livro "Guardiola Confidencial" -, e que ele poderia vencer grandes troféus em outro clube, com outra filosofia e material humano. Chegou na Alemanha com uma tarefa árdua de continuar a sina de vitórias do treinador antigo, Jupp Heynckes; conseguiu, fez sua história e, com a mesma estabilidade e elogios ressoando, decidiu partir para outro desafio, o Manchester City.


CAPACIDADE DE SE ADAPTAR
O profissional, por mais capacitado que seja, sente dificuldades ao mudar de empresa ou até mesmo de funções dentro da mesma companhia. O conhecimento teórico e experiências vividas estão na cabeça, mas é preciso tempo para readaptação, para que tudo aos poucos vá voltando para o devido lugar. 

Ao pisar em terras inglesas, Guardiola precisava aplicar seu modelo de jogo, mas era impossível mantê-lo com as mesmas características, já que a Premier League pedia jogos mais "verticais" e com aceleração maior quando o time possuísse a bola. O técnico espanhol sofreu na primeira temporada, passou em branco. Com evolução no trabalho e já adaptado às características que a liga pedia, Guardiola venceu o campeonato mais importante da Inglaterra na última temporada de maneira arrasadora, alcançando 100 pontos e quebrando inúmeros recordes. O segredo? Trabalho com afinco e muito entendimento do contexto.


ANÁLISE DE DADOS
O esporte está cada vez mais evoluído, com clubes fazendo estudos e análises complexas de seus adversários. Assim como em qualquer empresa, entender os riscos que os oponentes oferecem na competição pelos melhores resultados, assim como ter ciência das fraquezas dos adversários, são trunfos muito importantes. 

Pep Guardiola sabe disso e disseca ao máximo seus rivais antes de enfrentá-los; quando há tempo, faz isso bem antes de confrontá-lo. Costuma passar horas trancado em uma sala na sede do clube estudando e procurando maneiras para triunfar sobre o adversário. Como o próprio treinador espanhol diz, ele "irá perder partidas, mas quer poder escolher a forma como essa derrota chegará".


Rudiney Freitas