O chefe do chefe Sensação entre as grandes empresas, coaching executivo surge para formar novos líderes. Saiba mais. gplus
   

O chefe do chefe

Sensação entre as grandes empresas, coaching executivo surge para formar novos líderes. Saiba mais.

Confira Também

A vida de um executivo do século 21 realmente não é das mais fáceis, especialmente quando se trata de novidades. De tempos em tempos, novas palavrinhas que em um curto período viram moda no mercado, surgem para complicar ou facilitar a rotina dos engravatados. A última novidade é a profissão de coaching executivo, uma espécie de treinador que tem como objetivo capacitar ainda mais os gerentes de empresas. 


Com a internacionalização das empresas brasileiras e consequentemente a diminuição da distância de nossas companhias  em relação aos grandes nomes internacionais, o mercado exige mais do que nunca profissionais capacitados. Com isso, a busca por cursos de aprimoramento cresce em níveis assustadores. Popular nos Estados Unidos desde meados da década de 1970, a profissão virou sensação entre grandes empresas por aqui. 

Consultor internacional e autor do livro 'Coaching Prático, o Caminho para o Sucesso', Paul Campbell Dinsmore explica na prática o que é ser um coaching executivo. "No contexto de desenvolvimento humano, coach se refere ao profissional que se utiliza de técnicas e de seu conhecimento pessoal para ajudar o cliente a atingir suas metas e obter aquilo a que se propõe. O profissional atua como facilitador, é leal a seu cliente, e, acima de tudo, acredita em sua capacidade de realização e conquista," diz.  

Ao contrário do que se pode pensar, os executivos em busca de crescimento não são os únicos beneficiados nesta história. Uma empresa que contrata este serviço ganha muito tempo, já que seus funcionários não precisam mais deixar o escritório em busca de aperfeiçoamento. Trocando em miúdos, o próximo CEO é moldado pela própria companhia e em seus domínios. 

"O coaching é uma evidência do comprometimento da empresa em desenvolver seu pessoal, já que ele propicia um investimento de longo prazo em alto desempenho. Com isso, o trabalho de equipe e o clima da organização melhoram e os colaboradores são mantidos. Além disso, a contratação deste serviço evita o custo do retreinamento," salienta Tália Jaoui, coach e palestrante motivacional. 

De acordo com os especialistas, até agora a maior dificuldade enfrentada pelas empresas é a falta de profissionais qualificados no mercado e de cursos de graduação especializados no setor. Contudo, boa parte das grandes universidades possuem cursos de MBA ou pós-graduação em coaching. "Na hora de contratar um coaching é importante pedir referências, procurar saber onde a pessoa se formou e se ela faz parte do ICC (International Coaching Community)," aconselha Tália. 

Mercado e remuneração 

Apesar de todas as dificuldades de se firmar em um novo ramo de atuação, o profissional qualificado que conseguir se encaixar pode se dar muito bem financeiramente. "Consultorias de coaching para executivos com metodologia comprovada e nome no mercado podem cobrar ate 1600,00 reais por hora. No entanto, encontram-se valores também a partir de 600,00 reais para coachings em nível de executivo, dependendo da experiência," conta Paul Campbell. 

Além do executivo, existem outras possibilidades de atuação, como o coaching de desenvolvimento pessoal, que basicamente auxilia a pessoa na hora de tomar decisões, dá dicas de como distribuir o tempo e a comunicação. É preciso deixar claro também que o coaching funciona como uma espécie de professor e não possui todas as respostas, por isso, o cliente precisa mostrar sua determinação.