Tudo o que você precisa saber sobre desodorantes e antitranspirantes Saiba como esses produtos funcionam e conheça opções naturais para evitar o mau cheiro nas axilas gplus
   

Tudo o que você precisa saber sobre desodorantes e antitranspirantes

Saiba como esses produtos funcionam e conheça opções naturais para evitar o mau cheiro nas axilas

Confira Também

A maioria de nós, homens, achamos que, fora seus perfumes e preços, são todos iguais. Estamos errados. Muita coisa muda de um antitranspirante para um desodorante. Um serve mais para evitar a produção de suor enquanto o outro tem mais utilidade no combate ao mau cheiro. As diversas funções, no entanto, são somente a ponta do iceberg de suas diferenças. Mas antes de entrarmos a fundo na questão, precisamos entender como surge o mau cheiro nas axilas.

A origem do odor
O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas e, naturalmente, não possuem mau cheiro. Existem dois tipos de glândulas sudoríparas: as écrinas e as apócrinas. As glândulas écrinas estão presente em maior quantidade no corpo humano e secretam um líquido mais aquoso que o expelido pelas glândulas apócrinas. Em menor quantidade, as glândulas apócrinas estão mais concentradas nas axilas, contorno dos mamilos, ânus e virilha. Em comparação com a apócrinas, as glândulas écrinas liberam mais lipídios e proteínas em seu suor, que o torna mais atrativo para as bactérias presentes no nosso corpo – principalmente as do gênero Staphylococcus, como a Universidade de Nova York descobriu recentemente.

Além do suor, a baixa luminosidade nas axilas também facilita a proliferação dessas bactérias. Porém, não são as bactérias, que por si só, provocam o mau odor. Mas sim os ácidos graxos liberados pela ação delas. 

#Desodorante
Implicitamente seu nome explicita sua função: o produto foi criado para desodorizar, ou seja, tirar aquele mau cheiro, o famoso "cecê". Além do álcool e do cheirinho, os desodorantes contêm triclosano em sua fórmula. Triclosano é um bactericida que inibe a proliferação das bactérias causadoras do mau cheiro. 

Cuidado com o álcool. "Como o álcool é uma substância irritativa, quem tiver pele sensível ou que acabou de passar por procedimentos a lazer ou depilação pode ter uma resposta exacerbada”, afirma a dermatologista Natally de Oliveira. A médica também alerta que quando a região que quando exposta ao sol, aumentam as chances de aparecer manchas nas regiões que o desodorante foi aplicado.

#Antitranspirante
Como explicado anteriormente, os antitranspirantes têm a função de diminuir a sudorese. Para isso, em sua composição há altas concentrações de substâncias à base de alumínio – como o cloridrato de alumínio – que, ao entrarem em contato com a pele, temporariamente fecham os dutos das glândulas sudoríparas. Apesar dos antitranspirantes à base de alumínio serem eficientes, muitas pessoas são alérgicas a essas substâncias e sofrem com coceiras e irritações ao usarem tais produtos. 

#Desodorante antitranspirante
Por conta das diferentes funções que os desodorantes e o antitranspirantes apresentam, ultimamente as empresas de higiene estão produzindo produtos que condensam a função de ambos em um só produto: o desodorante antitranspirante.

Superantitranspirantes
E você achando que antitranspirante com ação de 24 horas durava muito...

Muito usado por pessoas com hiperidrose, alguns antitranspirantes chegam a ter duração de até 5 dias. Geralmente sem cheiro, eles possuem, basicamente, as mesmas substâncias que aquelas presentes nos antitranspirantes convencionais, com uma diferença: a concentração dos componentes de alumínio, que segundo a dermatologista Natally de Oliveira, são os responsáveis por obstruir a saída de suor de dentro das glândulas sudoríparas.

Apesar de serem mais caros (podem variar de 70 a 150 reais), eles podem ser comprados sem prescrição médica por qualquer pessoa, já que o mesmo não possui efeitos colaterais.

Já se chegou a especular que o alumínio presente na composição dos antitranspirantes provocasse alguns típos de câncer. Entretanto, nenhum estudo comprovou tal alegação. Há algum tempo atrás, a ANVISA publicou uma nota em seu site desmitificando o tema.

Seção Natureba

# Bicarbonato de sódio
Sim, aquele mesmo que sua mãe usa na cozinha. Como os compostos de alumínio, o bicarbonato de sódio tem a função de evitar a transpiração quando aplicados na pele.

# Desodorante de cristal
O favorito dos veganos! Apesar de ser chamado de “desodorante”, em sua maioria, eles não possuem cheiro, no entanto, evitam a proliferação das bactérias. Sem compostos de alumínio e triclosano, eles prometem manter seus usuários secos  por até 24 horas. E apesar de serem  mais caros – variam de 40 a 80 reais -, por serem bem mais sólidos que os desodorantes usuais, eles chegam a durar até um ano.


Guilherme de Souza Guilherme