As 17 melhores animações para adultos do Cinema Mais do que apenas diversão, essas animações destinadas ao público adulto são capazes de render também bons momentos de reflexão gplus
   

As 17 melhores animações para adultos do Cinema

Mais do que apenas diversão, essas animações destinadas ao público adulto são capazes de render também bons momentos de reflexão

Confira Também

Quando o assunto é animação, é comum ter como referências os filmes produzidos pela Disney, Pixar, Dreamworks e outros grandes estúdios que continuam a nos alegrar e surpreender ano após ano. Mas há tempos as animações deixaram de ser destinadas quase que exclusivamente ao público infantil e começaram a ser usadas também para contar histórias aos mais velhos.

LEIA TAMBÉM

Sem historinhas fofas, personagens caricatos adoráveis e finais quase sempre felizes, as animações para o público adulto utilizam-se da amada forma de arte que tanto nos alegrou na infância para abordar temas mais sérios e relevantes, como a complexidade do ser humano e sua relação com o mundo, para nos fazer refletir.

Com isso em mente, decidimos selecionar as 17 melhores animações para adultos do Cinema que você com certeza precisa conhecer e assistir. Saiba quais são:

#1 - O HOMEM DUPLO (2006)

Em um futuro próximo, a guerra do governo norte-americano contra as drogas se juntou à guerra ao terror. Numa sociedade cada vez mais policiada, Robert Arctor (Keanu Reeves), um policial de narcóticos da Califórnia, se infiltra tão profundamente no seu trabalho que se torna um viciado. Enquanto investiga seus amigos mais próximos, ele acaba recebendo ordens para investigar sua própria vida e embarca num estranho pesadelo, no qual identidade e lealdade não parecem mais ter um sentido claro. Baseado no romance de Philip K. Dick.

#2 - VALSA COM BASHIR (2009)

Depois de encontrar um antigo amigo dos tempos de exército que lhe conta um sonho estranho sobre a Guerra da Líbano, nos anos 80, Ari Folman (o diretor, que assume papel de personagem nessa animação documental autobiográfica) começa a questionar sua ausência de lembranças do conflito. Em busca de seu passado e de suas memórias perdidas, Ari viaja ao encontro de antigos colegas e amigos com que serviu para descobrir o que de fato aconteceu naquele período e o significado das poucas coisas de que vai se lembrando durante a jornada.

#3 - O FANTASMA DO FUTURO (1995)

Em 2029, o mundo se tornou um local altamente informatizado e os seres humanos podem acessar extensas redes de informações com seu ciber-cérebros. Quando o hacker "Mestre das marionetes", especialista em invadir e controlar o ciber-cérebro das pessoas, começa uma onda de ataques no Japão, a agente Major Motoko, líder de uma unidade de serviço secreto que combate crimes do tipo, é encarregada de descobrir suas intenções e capturar o criminoso. Mas Motoko e sua equipe acabam se envolvendo em uma trama de conspirações política de grandes proporções.

#4 - O CONGRESSO FUTURISTA (2013)

Robin Wright, uma atriz em fim de carreira sem meios de cuidar do filho, portador de deficiência física, decide vender sua imagem a um estúdio de cinema para ser escaneada e usada digitalmente em novos filmes. Enquanto a empresa pode utilizar essa imagem virtual para os fins que desejar, a atriz real será proibida de atuar até o resto de sua vida. Aos poucos, ela começa a perceber as consequências catastróficas da atitude que tomou e enfrentar uma vida em um mundo cibernético.

#5 - ANOMALISA (2015)

Michael Stone (David Thewis) é um palestrante motivacional que acaba de chegar à cidade de Connecticut. Ele segue do aeroporto direto para o hotel, onde entra em contato com um antigo caso para que possam se reencontrar. A iniciativa não dá certo, mas Michael logo se insinua para duas jovens que foram ao local justamente para ver a palestra que ele dará no dia seguinte. É quando ele conhece Lisa (Jennifer Jason Leigh), por quem se apaixona e que mudará a forma como encara sua vida.

#6 - PERFECT BLUE (1997)

Mima Kirigoe, uma cantora pop vista como uma menina inocente e angelical, decide se tornar uma atriz, tendo como primeiro projeto uma série de crime dramática. Chateados com a decisão, alguns "fãs" obcecados por Mima começam a persegui-la e a enviar mensagens ameaçadoras. Conforme avança em sua nova carreira, Mima decidida ignorar as ameaças e se preocupar com sua personagem, que sofrerá um sequestro em um dos episódios. Sem ter noção da possibilidade de ser afetada pela cena, Mima fica traumatizada e começa a não saber distinguir a realidade da ficção.

#7 - FESTA DA SALSICHA (2016)

Dentro de um supermercado, os alimentos à espera de serem comprados são seres vivos que pensam que os seres humanos são deuses. Eles sonham em serem escolhidos e levados para suas casas, onde pensam que viverão felizes. O que eles não sabem é que, longe do mercado, os planos para os alimentos são bem mais cruéis. Quando Frank, uma salsicha, descobre a terrível verdade sobre o que acontece com os "escolhidos", ele precisa convencer os outros alimentos sobre sua terrível realidade e uni-los para lutar contra a opressão e crueldade dos monstruosos humanos.

#8 - WAKING LIFE (2001)

Dirigido por Richard Linklater (o mesmo que dirigiu "O Homem Duplo", sobre o qual falamos no comecinho da lista), "Waking Life" conta a história de um jovem que, após não conseguir acordar de um sonho (ele sabe que é um sonho, mas não consegue escapar dele), passa a encontrar pessoas da vida real em seu mundo imaginário, com quem têm longas conversas sobre os vários estados da consciência humana e discussões filosóficas e religiosas sobre temas como a vida, consciência, questões existenciais, amor, desejo, medo, sonhos lúcidos, realidade, liberdade, livre-arbítrio e morte.

#9 - CHICO E RITA (2010)

Havana, Cuba, 1848. Chico é um jovem pianista que tem grandes sonhos. Um dia, vai assistir a uma apresentação de uma bela cantora, Rita, e eles acabam se apaixonando. Após uma noite de amor, Rita é surpreendida pela presença de Juana, uma das namoradas de Chico. Separados, Chico segue em turnê pela Europa e Rita e torna-se uma grande estrela de cinema. A situação muda quando Ramon (Mario Guerra), amigo de Chico, conversa com Rita e a chama para participar com o pianista de um campeonato na rádio local, o que faz com que eles se reaproximem e revivam os sentimentos mútuos.

#10 - UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA (2013)

O filme brasileiro "Uma História de Amor" conta a história de um guerreiro nativo (voz de Selton Mello) que vive sucessivas vidas durante um período de 600 anos da história do Brasil: desde 1500, quando o país foi descoberto pelos exploradores portugueses, passando por 1800, em eventos durante a escravidão; 1970, durante o ponto alto da ditadura; até o futuro ano de 2096, quando uma guerra pela posse de água potável assola o país. Acompanhamos também a história de amor entre o nativo e sua amada Janaína (voz de Camila Pitanga), que sempre termina de forma trágica em todas as vidas em que se conhecem.

#11 - FRITZ, O GATO (1972)

Baseado na tira de quadrinhos de mesmo nome de Robert Crumb, "Fritz, o Gato" foi o primeiro filme animado a ser classificado com impróprio para menores nos Estados Unidos. O filme, passado na Nova York dos anos 60, conta a história de Fritz, um gato descontraído, estudante universitário, de mente inquieta, que quer viver a vida intensamente e que encontra em seu caminho muito sexo, drogas e violência. O filme é uma sátira com foco na vida universitária americana da época, as relações raciais, o movimento do amor livre, e políticas de esquerda e de direita. 

#12 - A PEQUENA LOJA DOS SUICÍDIOS (2012)

Baseado no livro homônimo de Jean Teule, "A Pequena Loja de Suicídios" (Le Magasin des Suicides) conta a história de Mishima e Lucrèce, donos de uma lucrativa loja de artigos para suicídio em uma cidade triste e depressiva, as pessoas não tem mais passatempos. Quando o casal dá à luz Alan, um filho alegre e repleto de vida que tenta transmitir sua felicidade a todos ao seu redor, os proprietários tentam fazer de tudo para transformá-lo em uma criança triste como todas as outras para que ele não cause problemas ao lucrativo negócio da família.

#13 - TÚMULO DOS VAGALUMES (1988)

Os irmão Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe num bombardeio americano e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam num abrigo isolado na floresta. A partir daí, o filme mostra a luta pela sobrevivência das duas crianças, em meio à pobreza e miséria que assola o país. Fome, doenças e a falta de generosidade e de sensibilidade dos adultos faz deste percurso um dos filmes mais bonitos e comoventes sobre o trágico quadro gerado pela guerra.

#14 - HEAVY METAL - UNIVERSO EM FANTASIA (1981)

Baseado na revista francesa "Heavy Metal", o filme é uma antologia de várias histórias de fantasia e ficção científica adaptadas da já citada revista e também histórias originais que contam sobre a vida de um Loc-Nar, uma esfera fluorescente viva, inteligente, com o poder de transportar os personagens pelo tempo e espaço e que é a personificação do mal absoluto no universo. Como a revista, a animação tem uma grande dose de violência gráfica, nudez e sexualidade. O filme ganhou uma sequência em 2000 intitulada "Heavy Metal 2000".

#15 - WOOD & STOCK: SEXO, ORÉGANO E ROCK'N'ROLL (2006)

Baseado nos quadrinhos de Angeli, o filme conta a história de um grupo de jovens (composto por Wood, Stock, Lady Jane, Rê Bordosa, Rampal, Nanico e Meiaoito) que curtiu o movimento hippie nos anos 1960 e que, trinta anos depois, já carecas e barrigudos, com família, filhos, trabalho e contas a pagar, tenta se adaptar à nova realidade. Inconformados com o mundo cada vez mais individual, consumista e chato, eles decidem ressuscitar a velha banda de rock'n'roll, a Chiqueiro Elétrico, para protestar contra a sociedade capitalista e reviver os velhos dias de glória da "flower power".

#16 - PERSÉPOLIS (2007)

Marjane Satrapi, uma garota iraniana de 8 anos, sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá e de seu regime brutal no país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Quando isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, ela acaba se revoltando contra as imposições fundamentalistas dos rebeldes, especialmente contra as mulheres.

#17 - MARY E MAX - UMA AMIZADE DIFERENTE (2009)

Quando Mary Daisy Dinkle (Toni Collette), uma menina solitária de oito anos que vive na Austrália, encontra o endereço de Max Jerry Horowitz (Philip Seymour Hoffman), um homem obeso de 44 anos com Síndrome de Asperger e igualmente solitário que vive em Nova York, em uma lista de endereços do correio, ela resolve escrever uma carta para ele contando um pouco da sua vida. Mesmo com a distância e a diferença de idade entre eles, Mary e Max desenvolvem uma forte amizade por correspondência, que transcorre de acordo com os altos e baixos da vida. Baseado em uma historia real.


Luis Carvalho