Star Wars: qual a ordem certa para assistir os filmes? Quer assistir a saga mas não sabe por onde começar? Nós criamos uma lista com as ordens mais comuns. Confira gplus
   

Star Wars: qual a ordem certa para assistir os filmes?

Quer assistir a saga mas não sabe por onde começar? Nós criamos uma lista com as ordens mais comuns. Confira

Confira Também

Uma das dúvidas de quem esta entrando agora na Trilogia Star Wars, ou quem esta querendo rever a Saga, é a ordem correta para ver os filmes. Sabe-se que George Lucas, cineasta e idealizador dos filmes, lançou o que seriam os episódios IV – Uma Nova Esperança (1977), V – O Império Contra Ataca (1980) e VI – O Retorno de Jedi (1983) antes do “início de tudo”. 

VEJA MAIS:

Pouco tempo após a estreia do primeiro filme, a história virou um fenômeno mundial – e, consequentemente, deu origem a vários outros filmes. Com o passar dos anos, a franquia retornava às grandes telas: no período de 1999 a 2005 com os episódios I, II e III, e a partir de 2015 com os episódios VII, VIII e o filme Rogue One.

Com tantos filmes sendo lançados fora de uma sequência normal, é natural que as pessoas fiquem confusas na hora de assistir. Pensando nisso, criamos uma lista com as ordens mais comuns para se assistir a essa saga incrível. Confira:

#1 – ORDEM DE PRODUÇÃO

IV, V, VI, I, II, III, VII, Rogue One

Na ordem de produção seguimos a história de Star Wars baseado na sequência de lançamento dos filmes, começando pelo Episódio IV e terminando com Rogue One. Assistir aos filmes nesta ordem possibilita a evolução dos efeitos visuais empregados, mesmo que George Lucas tenha reeditado e remasterizado várias vezes a trilogia original. 

#2 – ORDEM CRONOLÓGICA

I, II, III, Rogue One, IV, V, VI, VII

Esta ordem é ainda mais lógica, mas não quer dizer que é a certa. Seguindo a história de acordo com a progressão natural do tempo é possível observar todo o desenvolvimento de Anakin ao temível Darth Vader, passando o protagonismo para Luke e depois, consequentemente, para Rey.

No entanto, o maior problema em ver os filmes nesta ordem é por causa do Episódio V: O Império Contra-ataca. Nesse filme está presente um dos maiores pontos de virada da história de Star Wars, que é quando Luke descobre que Darth Vader é o seu pai. Essa revelação perde totalmente seu peso quando vemos o nascimento de Luke no Episódio III. 

#3 – FAMOSA ORDEM DE ERNST RISTER

IV, V, I, II, III, VI, VII, Rogue One

Rister é um grande fã da série de filmes e foi o responsável por desenvolver uma boa sequência de ver os filmes. Na ordem de Ernst Rister, a cena da grande revelação de Darth Vader para Luke não é perdida ou tem sua intensidade diminuída. Vemos os episódios IV e V primeiro para então começarmos a ver os episódios I, II e III, como se fosse um grande flashback. O filme Rogue One é visto depois do VII, pois não se trata de um dos episódios da saga, mas sim uma história que se passa no mesmo universo.

#4 – NOVA ORDEM

Rogue One, IV, V, I*, II, III, VI, VII

Alguns fãs não aprovarão uma ordem que não comece com o primeiro filme Star Wars feito, mas Rogue One merece essa posição – de acordo com alguns. O final desse filme se encaixa no exato início do episódio IV – Uma Nova Esperança, o que facilita ver os dois filmes de uma única só vez. Além disso, é uma ótima introdução para o quinto episódio da saga.

Esta ordem tenta pegar o melhor de todas as apresentadas anteriormente, sendo um pouco cronológica e um pouco Ernst Rister. Quanto a assistir ou não ao Episódio I, fica por conta do espectador.


Nathalia Marques