Cheiro de felicidade Pesquisa revela que, enquanto o aroma favorito dos homens é o de bacon, elas preferem o cheiro de bebês. Coincidência? gplus
   

Cheiro de felicidade

Pesquisa revela que, enquanto o aroma favorito dos homens é o de bacon, elas preferem o cheiro de bebês. Coincidência?

Confira Também

Qual aroma faz a sua cabeça?

Não é de hoje que conhecemos o vínculo íntimo de cheiros e perfumes com nossas memórias do passado. Em poucos segundos, alguns deles são capazes de nos transportar para épocas distantes e momentos únicos de nossas vidas, como a infância, relacionamentos antigos e reuniões familiares.

Por outro lado, um novo estudo realizado no Reino Unido mostra que, quando o assunto é olfato, não são os pescoços femininos que os homens mais gostam de sentir o cheiro. Chefiada por Stephen Weller, diretor de comunicação da Associação Internacional de Fragrâncias, a pesquisa publicada pelo site OnePoll.com provou que o aroma do bacon é que transforma o humor masculino.

De acordo com as respostas dos quatro mil entrevistados, oito entre dez homens disseram que perfumes e odores fazem diferença em suas vida. Quase metade (48%) deles admitiu usar aromas e essências em casa para ajudar a relaxar e entrar no clima certo -- enquanto apenas 6% confessa não ligar para o cheiro que predomina em seus lares.

Já as mulheres demonstram ter uma relação diferente com o que suas narinas conseguem captar. Entre os cheiros preferidos delas estão o de chocolate, bebês e lavanda -- segundo as participantes, memórias felizes da infância e da convivência em família tornam esses aromas especiais.

Por outro lado, os homens se mostraram mais dispostos avisar um colega de trabalho que ele cheira mal. Quase dois terços deles confessaram que não teriam coragem de dizer ao cara que ele fede -- ainda assim, 54% dos voluntários afirmaram que não ter esse receio, enquanto apenas três em cada dez mulheres abririam o jogo para a colega.

No topo da lista, a unanimidade aromática: o cheiro de pãozinho saindo do forno. Com o perfume de grama cortada e lençóis limpos vindo em seguida, a respiração de recém-nascidos foi colocada em 18º lugar na lista; bem atrás do bacon, que ficou na sétima posição, à frente do cheiro de combustível (12º).

Entre os fedores mais insuportáveis, elas elegeram o do vômito, odores do corpo e o de banheiros públicos. Outros cheiros terríveis como das latas de lixo, cachorro molhado, cigarros e pés também foram destaque na lista

“Os aromas sempre tiveram papel importante em nossa rotina diária -- onde quer que vamos, estamos cercados por diferentes odores, alguns bons outros ruins”, comenta Weller.

Apesar dos resultados, a Dra. Pamela Dalton, PhD em psicologia experimental, cognitiva e sensorial, explica que “todos nós temos uma reação particular a diferentes perfumes”.

“O cheiro tem o poder de reavivar o passado e nos transportar para um momento ou lugar feliz, nos levando a lembrar de uma pessoa em especial e evocar sentimentos de conforto e nostalgia. Como a ligação entre memórias e aromas é bastante forte, a maneira com que reagimos a determinados perfumes depende de nossas experiências passadas, portanto, quem somos”, conclui Dalton.