Trainee: como se destacar Especialista dá dicas para você fazer "bonito" nos mais de 70 processos de seleção de trainees em andamento no Brasil gplus
   

Trainee: como se destacar

Especialista dá dicas para você fazer "bonito" nos mais de 70 processos de seleção de trainees em andamento no Brasil

Confira Também

A temporada de recrutamento de trainees deste ano já começou e mesmo depois de muito foco e preparação, é certo que milhões de candidatos deixarão os processos seletivos se perguntando: “onde eu errei?”. “É relativo, mas a pessoa sempre sai de cada etapa com um sentimento sobre sua atuação e desempenho, especialmente estabelecendo uma comparação com a atuação dos demais candidatos, com autocrítica e reconhecimento dos pontos positivos dos demais”, explica Rosângela Bacima, professora de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia. 

Por causa disso, conversamos com a especialista para saber o que é necessário para se destacar nesta disputa acirrada, que deixa qualquer relação candidato/vaga de vestibular no chinelo. Veja a seguir as dicas de Bacima e garanta seu futuro numa posição de destaque e que paga bem.

EXPECTATIVA GERAL
Uma apresentação firme e assertiva, com segurança de suas posições, porém flexibilidade para considerar outras alternativas e pontos de vista. Em qualquer processo de seleção de trainees, você deve mostrar seu conhecimento e um bom nível de formação mais na prática do que no papel. Caso sua experiência profissional seja limitada, utilize aspectos de sua vida em geral, sempre demonstrando consistência, capacidade de análise e coerência na busca de soluções e alternativas.

VOCÊ ESTÁ SENDO OBSERVADO
Currículo e formação acadêmica de primeira linha, bem como vivência internacional, nem sempre são os fatores mais decisivos. O que conta mais pontos é a maneira como cada um aproveita as oportunidades que aparecem, sem falar da postura durante todo o processo seletivo. Sua maturidade e nível de resposta diante de situações novas e ligadas serão avaliadas de acordo com os negócios e a cultura da empresa. A ideia é trazer “sangue novo” e colaborativo que se adapte bem à criatividade -- um fino equilíbrio entre se acomodar ou “partir para o ataque”.

ROUPAS 
Procure adequar o traje à cultura da empresa -- a aparência e apresentação pessoal contam muito. Embora algumas companhias descoladas as roupas muito formais podem destoar negativamente em relação aos demais. A saída é não exagerar, seja em penduricalhos ou no corte de cabelo e barba. Nada de perfumes extravagantes ou peças chamativas. Elegância e discrição devem dar o tom, com roupas mais clássicas, cores neutras:  blazer, calça e camisa sociais caem resolvem o assunto.

O “BONZÃO”
Sim, o destaque deve estar entre seus objetivos, porém não a qualquer custo. Querer chamar atenção demais, monopolizar as discussões não é exemplo de equilíbrio e competência. Também não vale ridicularizar ou menosprezar outros candidatos, pois se você se mostrar afetado ou de maneira “forçada”, não irá convencer os recrutadores de que está realmente interessado na oportunidade.  

GRANA NO BOLSO
Depende bastante do segmento da empresa, porte e da formação exigida. Algumas categorias seguem um piso, no entanto a faixa média de contratação varia entre R$ 3.500 a R$ 5 mil. 

QUE EMPRESA É ESSA?
Quanto mais você souber, melhor. Pesquise na internet, nas publicações de negócios mais recentes, e se possível converse com atuais funcionários. Tudo o que estiver disponível sobre o empregador em potencial poderá ser usado como argumento nas discussões em grupos de candidatos e nas entrevistas individuais. São informações importantes para que os candidatos também façam sua escolha: afinal de contas, para ser bem sucedida, a seleção deve ser um processo bilateral.

DICAS PARA O GRANDE DIA: 

  • Apresente-se de maneira natural e espontânea;
  • Mostre proatividade: postura cooperativa, não arrogante;
  • Analise as questões propostas sob vários aspectos, com visão abrangente;
  • Valorize suas conquistas e realizações, mas cuidado para não exagerar. Procure destacar a superação de dificuldades, mas sempre de forma positiva e otimista.
  • Integre-se com os demais candidatos, estabelecendo bom nível de contato e ritmo de trabalho.