Bacon. Pode? Delicioso, mas rico em gordura saturada e calorias. Será que dá para ter uma alimentação saudável sem tirar o porco do prato? gplus
   

Bacon. Pode?

Delicioso, mas rico em gordura saturada e calorias. Será que dá para ter uma alimentação saudável sem tirar o porco do prato?

Confira Também

Os adeptos da alimentação saudável que nos desculpem, mas nada como uma fatia de bacon para transformar qualquer prato numa experiência gastronômica verdadeiramente prazerosa. Mas a questão é que, por mais que apreciemos um x-bacon ou, para os mais finos, um medalhão, temos que reconhecer que aquele pedacinho do porco, cuja composição é 80% gordura, está longe de ser bom para o coração ou para a cintura.

Antes de riscarmos a adorada peça suína da lista do supermercado, conversamos com duas nutricionistas para saber quão perigosa ela é para nossa saúde.

Valor nutricional
A nutricionista Priscila Di Cero não apresenta boas notícias: “O bacon é basicamente fonte de gorduras saturadas, aquelas que, em excesso na dieta, acarretam aumento do colesterol, de peso e de risco para desenvolvimento de problemas cardiovasculares.”

Mas, calma! A Dra. Fernanda Pisciolaro, membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), lembra que cada 100g de bacon tem 445kcal, o que é muito, mas ninguém come 100g de bacon numa refeição. “Esse alimento só se torna hipercalórico se consumido em grande quantidade e a maioria das receitas usa quantidades moderadas do produto, pelo sabor forte.”

Forma de preparo. Faz diferença?
Não, não faz diferença fritar, assar, cozinhar. Mas se for para comer frito, aproveite a própria gordura do bacon, adicionando apenas um pouco de água à frigideira. Isso mesmo! “Frite” o bacon na água. Assim você só consome a gordura do bacon. Quando frita o bacon em óleo, você está acrescendo mais gordura ao alimento, aumentando ainda mais o valor calórico.

Digestão
A digestão da gordura é iniciada no estômago, mas a parte principal ocorre no intestino delgado e esse processo dura de 4 a 5 horas, o que também depende do metabolismo da pessoa e da quantidade de gordura ingerida.

Mas, afinal, pode ou não pode?
Uma pessoa que consome esporadicamente, uma vez por mês ou menos, pode comer sem se preocupar com a quantidade. Mas se você não abre mão do bacon na sua dieta, recomenda-se o consumo de até uma vez por semana, em quantidade moderada, no máximo 20g.