gplus
   

Unicamp tem menor índice de abstenção em seis anos

18/01/2017 00:00

Confira Também

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) encerra a 2ª fase do Vestibular 2017 com o menor índice de abstenção dos últimos seis anos: 11,2%. O índice ficou bem abaixo dos 15,6% do ano passado. 

Neste último dia os 13.673 candidatos que compareceram para concorrer a uma das 3.330 vagas tiveram que responder questões de Biologia, Química e Física.

No geral, as provas do último dia foram bastante parecidas com as de 2016. Essa é a análise de Alexandre Antonello, coordenador pedagógico do Cursinho CPV. “O conteúdo teve algumas mudanças, mas o grau de exigência e a forma de cobrar as matérias seguiram a mesma toada”, diz.

Leia também

Unicamp: Matemática tem a prova mais fácil

Quanto às mudanças, em Biologia o uso de gráficos e imagens foi uma novidade, considerada bastante positiva segundo Antonello. Em Física, a diferença ficou por conta da questão sobre Movimento Circular Uniforme, que também foi assunto abordado na 2ª fase da Fuvest (vestibular da USP). Outro assunto semelhante entre as duas provas foi referente à biotecnologia: enquanto a Unicamp tratou da hidrólise da cana-de-açúcar, a Fuvest abordou a hidrólise do milho.

Sobre as questões mais difíceis, as que vão fazer a diferença para as carreiras mais concorridas, Antonello aposta na 10 e na 12 de Química. “O item a da 10 exigia uma conta longa para chegar a uma equação e a dificuldade adicional é que, para resolver o item b, que era muito simples, essa equação deveria estar correta”, diz. “Já a questão 12 tem dois itens longos, que pedem contas grandes e trabalhosas, demandando muita atenção e paciência dos alunos”, finaliza.

Na próxima semana, alguns candidatos ainda têm mais um compromisso no Vestibular Unicamp 2017: as provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança. As provas serão realizadas em Campinas entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2017. 

A primeira chamada será divulgada dia 13 de fevereiro.

Você viu? Estudantes se surpreendem com redação na Fuvest

Veja mais em: BAND