Embaixo da escada Estantes, plantas ou banheiro? Veja como transformar aquele cantinho estranho num dos mais chiques da casa sem gastar muito gplus
   

Embaixo da escada

Estantes, plantas ou banheiro? Veja como transformar aquele cantinho estranho num dos mais chiques da casa sem gastar muito

Confira Também

Responda rápido: o que você faria se tivesse um espaço extra na sua sala? 

Quem pensou em acomodar melhor o que já se tem dentro de casa, sem dúvidas é dotado de uma nobre intenção. Mas, por outro lado, sabemos que o homem (exceto raros espécimes) carrega em sua essência a incrível capacidade de empilhar cacarecos em qualquer cantinho livre que encontra. 

Em poucos dias ou semanas, qualquer metro quadrado ocioso está sujeito a se transformar num depósito de livros, revistas e tralhas, ou de peças e artigos que se pretende usar um dia, num futuro longínquo. Com o espaço debaixo da escada a coisa não é diferente.

Por sua aparência limitada, até preferimos deixá-lo vazio -- mas essa é uma promessa difícil de cumprir, não é mesmo? Se você concorda, então está na hora de dar um up na “caverna” e aproveitar ao máximo lugar que você conquistou. Mãos à obra?

CABE TUDO
Caso não seja usado como passagem entre cômodos, a pequena “oca” de concreto embaixo dos degraus pode servir para abrigar sua biblioteca particular, armários e até bares -- e por que não uma TV king size? De acordo com os arquitetos Andréa Parreira, Camila Klein e Rogério Perez, vale até contratar um marceneiro e investir uma graninha. Assim você aproveita cada milímetro do recanto sem que ele perca a harmonia com o restante do ambiente.

HOME OFFICE
Ainda trabalha escorado na cama ou no sofá? A resposta para o seu sofrimento pode estar debaixo da escada! Seja para o trampo ou estudo, Klein sugere que o local pode ser transformado num verdadeiro home office. Algumas almofadas do tipo futon sobre decks e um bancada planejada dão conta do recado, mesmo para um “cantinho zen” ou de estudo. Se o ambiente não receber luminosidade natural, é importante projetar iluminação adequada.

VALORIZE SUA COLEÇÃO
Tire sua coleção do fundo do armário! Prateleiras são fáceis de instalar e suportam bem o peso de livros, gibis e HQs -- basta calcular bem o tamanho pra não sobrecarregar. Seu acervo de CDs também é bem vindo, desde que em nichos irregulares planejados. Já a coleção de moedas pode valorizar bastante as paredes “escondidas” pelos degraus: vai dizer que você nunca pensou em ter sua própria galeria?

SEPARANDO O AMBIENTE
Destacar cômodos trocando a cor ou o papel de parede é uma boa ideia, mas cuidado na hora de escolher os tons. Aposte em cores neutras para dar mais amplitude ao espaço e pense bem antes de usar as escuras: elas tendem a “diminuir” ainda mais o ambiente.

ADEGA À MÃO
Ótima opção para escadas que ficam na sala de jantar, uma adega ou um pequeno bar vão fazer você pensar que o cantinho embaixo da escada foi concebido especialmente para eles. Incorpore com móveis planejados: uma decoração composta de bandejas, copos e um cooler -- e seus amigos não sairão de perto dos degraus.
 
JARDIM DE INVERNO
Espelhos d’água e plantas tornam o ambiente mais leve e agradável. Porém, se você já tem consciência que irá esquecer de regar a coitada periodicamente, a saída é algo mais cult, como esculturas e cachepós (jardins verticais).