Crossfit para iniciantes: por onde começar Especialista explica como funciona o mundo do Crossfit para os que querem iniciar na prática e potencializar o treino gplus
   

Crossfit para iniciantes: por onde começar

Especialista explica como funciona o mundo do Crossfit para os que querem iniciar na prática e potencializar o treino

Confira Também

O Crossfit, modalidade que mistura ginástica olímpica, atletismo e treino militar, ganhou muitos adeptos nos últimos anos, incluindo celebridades, por trabalhar diversos aspectos do condicionamento físico e promover resultados rápidos graças ao alto gasto calórico.

VEJA MAIS:

“Diferente de outras modalidades esportivas e atividades físicas, o Crossfit visa trabalhar diversas capacidades. Seu treinamento é altamente eficiente, pois visa fortalecer o corpo de forma integrada se baseando em movimentos funcionais (naturais), variados e de alta intensidade. Outro grande atrativo da modalidade é a atmosfera criada por toda comunidade Crossfit”, explica Fernando Fontelles, Head Coach do Vikings Crossfit.

Geralmente, o Crossfit para iniciantes começa com cinco aulas fundamentais, com até cinco alunos, com o objetivo de passar os movimentos considerados básicos, além de realizar uma iniciação dos movimentos mais avançados. É nesse período que os professores identificam qual a restrição de atividade e dificuldades que o aluno pode ter, além de dar dicas do que precisa melhorar em cada exercício. 

Após as aulas fundamentais, começam as coletivas. Nelas, o professor passa a mesma série para todos, iniciantes ou não. Porém, cada um faz os exercícios com carga individualizada e de acordo com o nível de condicionamento. Tudo, para priorizar a eficiência no exercício, sem se machucar. “Para todos os treinos e exercícios existem as progressões e regressões que são aplicadas de acordo com o nível de cada aluno, sendo assim, a modalidade pode ser praticada por qualquer pessoa”, afirma Fontelles.

Ainda de acordo com o profissional, recomenda-se que para a cada 3 dias de treino, 1 dia de descanso. “Mas caso queira pegar mais “pesado”, você pode treinar 5 dias por semana, desde que descanse 2 dias”, recomenda. O mais importante é sempre avaliar o rendimento nos treinos e o cansaço do corpo. 

As aulas, que costumam durar aproximadamente uma hora, rendem inúmeros benefícios ao corpo, principalmente para aqueles que querem perder os (muitos) quilinhos extras. “Melhora na condição cardiovascular, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação e velocidade”, comenta o profissional.

E para quem pensa que pode trocar a média de 300 calorias perdidas no treino por um sanduíche no fim do treino, está enganado. Para obter os melhores resultados na academia, você precisa reeducar a sua alimentação. Não tem outro jeito. “É fundamental que o praticante tenha uma alimentação saudável e balanceada, orientada por um nutricionista”, aconselha Fontelles. Além disso, garantir um bom descanso ao corpo é ideal, pois mesmo após o término do treino haverá impactos por 24, 48 ou até 72 horas, gerando assim adaptações fisiológicas e um gasto calórico prolongado.

Pouco mais de um mês depois, a adaptação do aluno iniciante acaba. Ele passa a sentir mais conforto nos movimentos dos exercícios e a acostumar o corpo com a dinâmica de aula. Também pode perceber uma melhora na resistência, força, condicionamento físico e cardiovascular.

Por fim, antes de correr para fazer a sua matrícula e tirar as velhas roupas de academia do guarda-roupa, é muito importante que o futuro “no pain, no gain” consulte um médico antes de iniciar os treinos, e, claro, jamais tente praticar os exercícios da modalidade sem auxílio profissional.


Nathalia Marques