Black Friday: prepare-se para as compras e confira a lista negra do Procon Antes de ir às compras na sexta-feira dos descontos, confira essas dicas e acesse a lista negra do Procon gplus
   

Black Friday: prepare-se para as compras e confira a lista negra do Procon

Antes de ir às compras na sexta-feira dos descontos, confira essas dicas e acesse a lista negra do Procon

Confira Também

Finalmente, chegou a época do ano em que gastamos o décimo terceiro (que ainda nem caiu nas nossas contas). Com a Black Friday, que acontecerá no dia 24 de novembro, muitas lojas entram em promoção, e todos os consumidores aproveitam para comprar presentes, passagens de avião, eletrônicos, e tudo o que aparecer com desconto no meio do caminho.

Algumas lojas, inclusive, já estão com promoções durante todo o mês de novembro. Porém, nem tudo são flores. Quem pesquisou antes de fazer as compras da Black Friday dos anos anteriores percebeu que muitas lojas mascaram seus “descontos”. Seja mentindo o preço original do produto (o famoso “metade do dobro do valor original”), ou aumentando os preços gradativamente até que, nessa tão esperada sexta-feira, voltem ao preço inicial. 

Pensando nisso, o Procom criou uma lista negra em que são adicionadas, anualmente, lojas com muitas reclamações e que não emitem respostas. Quem quer se jogar na Black Friday (ou mesmo nas compras do dia a dia), vale a pena dar uma olhada na lista, que foi atualizada este mês. 

Além disso, separamos algumas dicas para você estar preparado para as compras.

#1 Compare: use sites como shopbot.com.br e buscape.com.br para comparar e encontrar o melhor custo benefício. Tente acompanhar o preço dos produtos que você deseja comprar antes da Black Friday, de forma a poder avaliar a veracidade do desconto.

#2 Use cartão pré-pago: a vantagem é o controle das despesas. Com o pré-pago, você determina um limite do que pode gastar e foge das armadilhas do cartão de crédito.

#3 Tenha foco: não compre por impulso! Compre somente o que você precisa e o que tem certeza que está com bom desconto. Para isso, faça uma lista com as coisas que você realmente quer e precisa.

#4 Atenção para o frete: pesquise antes se a loja que você pretende comprar tem frete grátis ou não. O valor da entrega pode fazer grande diferença no fim das contas.

#5 Pense nos presentes: se você já quiser comprar os presentes de Natal, é importante certificar-se do tempo de troca oferecido pela loja. Assim, você garante que caso o seu presenteado não goste do produto, ele poderá trocá-lo.