5 dicas para lidar melhor com as críticas no trabalho e na vida pessoal Más avaliações são comuns tanto nas relações pessoais quanto no trabalho; o segredo está em como recebê-las gplus
   

5 dicas para lidar melhor com as críticas no trabalho e na vida pessoal

Más avaliações são comuns tanto nas relações pessoais quanto no trabalho; o segredo está em como recebê-las

Confira Também

O ambiente profissional, assim como a vida particular, é repleto de diferentes ocasiões, algumas boas e outras nem tanto. Com prazos para cumprir, grandes responsabilidades nas tarefas e a necessidade de sempre entregar resultados, o elogio de um líder sobre o trabalho feito costuma vir a calhar. O problema, no entanto, é que por causa de uma pequena falha no processo, o saldo final da tarefa pode não ser considerado positivo - em casos como este, surgem as críticas.

LEIA TAMBÉM

Nas relações pessoais, seja entre familiares e amigos, a lógica às vezes se repete: a dedicação é grande em ajudar, há sacrifícios que o sujeito julga importantes em um relacionamento, e, ainda assim, alguém pode vir e repreender tais atitudes.

A crítica é inerente à vida e incide sobre qualquer indivíduo, seja ele desatento em algumas necessidades no trabalho ou exageradamente prestativo na vida privada. O ponto fundamental da questão, portanto, é como lidar com as más avaliações de terceiros sobre o que fazemos, tanto no meio profissional como nas relações humanas. 

Para melhorar a relação com as críticas precisa-se de tempo e prática, claro; porém, só é possível começar a evoluir quando sabemos por quais caminhos seguir.


DIFERENÇA IMPORTANTE
Antes de tomar qualquer atitude ou dar uma resposta atravessada após uma crítica, é importante refletir sobre o caráter dela. Há opiniões que são construtivas, enquanto outras não carregam em sua essência nenhum tipo de ensinamento. Nos casos de críticas edificantes, o melhor caminho a seguir é agradecer pelo aviso e buscar entender o que pode ser melhorado. Porém, quando a crítica é destrutiva, pouco educada e até abusiva, a situação torna-se mais difícil de ser contornada. Como primeiro passo neste tipo de condição, uma respiração profunda em busca da calma pode ser uma boa dica, afinal, respostas em situações de estresse tendem a causar constrangimentos e discussões. Apesar do desconforto, é necessário ignorar as opiniões pouco construtivas.

CORDIALIDADE NECESSÁRIA
Por mais que a crítica seja edificante, ninguém gosta de receber uma avaliação negativa no trabalho ou na vida pessoal. Ainda assim, é necessário respeitar o ponto de vista de um terceiro e demonstrar certa gratidão pelo feedback recebido. Nestes casos, é muito importante não deixar a sensibilidade ganhar destaque nas reações e deve-se prezar pela racionalidade. "Obrigado, não esqueça de me avisar caso note algo parecido novamente" pode ser uma frase bem lúcida para a situação.

OUTROS PONTOS DE VISTA
Para casos de dúvida sobre o teor da crítica feita, uma boa dica é pedir a opinião sincera de outras pessoas, sem que elas saibam do primeiro feedback recebido. Com o ponto de vista de outros indivíduos do mesmo contexto, será possível confrontar as diferentes avaliações e saber se a primeira crítica é realmente válida.

ERRAR É COMUM
Muitas pessoas se culpam demais pelos erros cometidos, porém, nem sempre refletem sobre a naturalidade das falhas. Entender que não é possível controlar o sucesso dos projetos pode ser um dos principais passos para aceitar melhor as críticas quando elas vierem. A questão central, portanto, está na compreensão do que era possível ser feito e o que foi realizado.

APRENDER A LIÇÃO
Após receber uma má avaliação - e considerar o que foi abordado nos tópicos anteriores -, é preciso ir em busca do real aprendizado. Afinal, nada adianta agradecer pelo feedback recebido, entender que errar é algo inerente à nossa existência, e ainda assim não procurar evitar novas falhas. Aprender a lição, além de servir como ato edificante, também é uma das melhores maneiras de evitar erros parecidos, e, por consequência, receber outras críticas. 


Rudiney Freitas