10 dicas para ser um pai mais participativo na criação dos filhos Ser parte da rotina da criança e incentivá-la são algumas delas. Veja outras dicas importantes para ser um pai mais participativo gplus
   

10 dicas para ser um pai mais participativo na criação dos filhos

Ser parte da rotina da criança e incentivá-la são algumas delas. Veja outras dicas importantes para ser um pai mais participativo

Confira Também

Ser pai não é tarefa fácil, isso é fato. A chegada, esperada ou não, de uma criança em sua vida traz reflexos em sua rotina, disposição, bolso e muito mais. Mas criar uma criança está longe de ser uma responsabilidade exclusiva da mãe como muitos homens podem achar. Dividir as tarefas - sejam elas cuidar da casa ou estar presente na vida dos filhos - é essencial em uma família. 

Apesar da rotina corrida mal permitir um tempo para dedicar a si mesmo, ser um pai ausente na vida dos filhos pode prejudicar não apenas a relação com os filhos, como sua criação. Fazer parte do dia a dia dos pequenos, conversar frequentemente com eles, incentivar sonhos e interesses e até mesmo dar uma bronca quando necessário é algo que todo pai pode - e deve - fazer. 

VEJA TAMBÉM 

Quer saber como ser um pai mais participativo na vida de seus filhos? Confira essas 10 dicas:

#1 ESCUTE O QUE SEU FILHO TEM A DIZER
Ser um pai participativo não significa apenas estar perto do filho em todos os momentos, mas também escutar o que o pequeno tem a dizer sobre eles. Essa é a melhor forma de saber como ele se sente e quais são suas dificuldades, assim você saberá melhor como pode ajudá-lo e aconselhá-lo.

#2 SAIBA QUANDO SER FIRME E QUANDO CEDER
Há pais que fazem todos os desejos dos filhos, inclusive os mais exigentes. Outros são mais duros e raramente cedem. Se você quer ter uma boa relação com seu filho e ser um pai participativo, é necessário aprender a atuar entre estes dois extremos. Não ceda a birras e muito menos replique à criança com raiva.

#3 ACOMPANHE A ROTINA DA CRIANÇA
Ser parte da rotina de seus filhos mostra a eles o quanto importam para você. Para isso, não é necessário ficar grudado às crianças 24h por dia, mas esforça-se em estar presente nas refeições em família, por exemplo, já é um ótimo começo. Ajudar nas lições de casa e conversar sobre o dia que tiveram também são importantes. 

#4 MOSTRE QUE APOIA E INCENTIVA SUAS ATIVIDADES
Não existe satisfação maior para um filho do que receber apoio e incentivo dos próprios pais, não importa em qual assunto. Se você percebeu que seu filho gosta muito de algo ou que se destaca bastante em alguma atividade, dar aquela forcinha para que ele continue se saindo bem naquilo pode significar muito. 

#5 SEJA UMA FIGURA DE EXEMPLO NA VIDA DA CRIANÇA
Os pais representam o exemplo máximo de uma criança, então é dever do pai esforçar-se sempre para servir como um exemplo positivo. Com suas próprias ações no dia a dia e conversas, ensino-o a fazer o que é certo, como agir nas mais variadas situações que ele possa enfrentar, entre outros. Quebrar esse vínculo de exemplo pode ser muito prejudicial a seu filho.

#6 PROCURE TER MAIS CONVERSAS COM A CRIANÇA
Uma relação saudável e próxima com seu filho depende de mais do que apenas carinho: requer atenção. Por isso, talvez até mais importante do que apenas ouvir ao que a criança tem a dizer é buscar conversar com ela. Apenas com um diálogo aberto, sem interrogatórios forçados, você conseguirá forjar uma relação de amizade e cumplicidade com seu filho.

#7 APROVEITE MOMENTOS DE DIVERSÃO COM SEU FILHO
Toda criança ama brincadeiras, principalmente quando seus pais aceitam fazer parte delas e entrar de cabeça na imaginação do filho. Ao fazer isso, a criança cria um laço muito maior e forte com você, então não deixe de aproveitar momentos de descontração, seja ele brincar, ir pescar ou apenas passear.

#8 FAÇA PARTE DAS DECISÕES IMPORTANTES DE SEU FILHO
Tão importante quanto estar presente nos momentos de diversão de seu filho é participar de decisões e momentos mais sérios que façam parte do dia a dia da criança. Acompanhar o rendimento da criança na escola, ir a consultas médicas e afins são exemplos de momentos em que a presença de um pai é essencial. 

#9 SEJA CARINHOSO E EVITE COLOCAR SEU FILHO PARA BAIXO
Ao criar um filho, é claro que nem todos os momentos serão felizes. Porém, é importante que o pai mantenha-se carinhoso sempre que possível é evite agir com raiva, como fazer comentários inapropriados ou que possam abaixar a autoestima da criança. Se precisar, dê um tempo até se acalmar e retome a conversa mais tarde. 

#10 ESTEJA ABERTO A POSSÍVEIS ENSINAMENTOS COM SEU FILHO
Apesar de ser mais comum imaginar que o filho é que aprende com os pais, acredite: tem muito pai que aprende lições importantes com seus pequenos Esteja aberto a esses ensinamentos, que podem vir em formas de gestos e até mesmo palavras e jamais ignore a capacidade de seu filho em lhe ensinar nossas lições.

 


Luis Carvalho