Quando elas não querem casar Reação ao conservadorismo ou estilo de vida? Saiba o que pensam as mulheres que não querem oficializar a união gplus
   

Quando elas não querem casar

Reação ao conservadorismo ou estilo de vida? Saiba o que pensam as mulheres que não querem oficializar a união

Confira Também

Mulheres jovens, independentes, seguras e que não enxergam o casamento como prioridade em suas vidas. Sim, elas existem! E embora ainda sejam minoria, o movimento das mulheres que não querem subir ao altar ganha cada vez mais adeptas.

O motivo? Assim como muito homens, elas preferem focar na carreira, curtir muito, sair com os amigos, viajar e tudo isso sem dar satisfação a ninguém. 

Aliás, grande parte da ala masculina diz que torce para encontrar uma mulher dessas, mas sejamos sinceros, por mais que gostem de parecer desencanados, muitos querem casar quando encontram a “mulher da vida”. 

A problemática é:  Por que está acontecendo essa mudança no comportamento feminino? “No passado as mulheres eram criadas para casar e cuidar dos filhos, hoje não. Além disso, a sociedade também não impõe mais essa situação, então elas se sentem mais livres pra decidir seu futuro sem se preocupar com a opinião da família ou dos amigos”, explica a terapeuta Rose Verillo.

“Muitas mulheres não querem casar porque tem receio de se expor ou submeter às fantasias ‘conturbadas’ que pregam sobre o casamento: submissão ao homem, perda de individualidade, falta de sexo, dependência financeira, traições. Em geral elas querem ter um companheiro, mas nem todas assumem isso e então se apegam ao discurso pós-moderno da liberdade absoluta”, explica o psicólogo autor do Blog Sobre a Vida, Frederico Mattos. “Isso seria uma evolução se fosse uma decisão plena e não mera reação ao conservadorismo que diz que todos devem casar”, conclui.

Se sua menina está se esquivando toda vez que você toca no assunto é hora de parar, respirar e pensar em como agir. Não adianta empurrar com a barriga e fingir que não se importa. Afinal, apesar de cada caso ser um caso, com o passar do tempo você tende a ficar mais frustrado com a negativa.

- Sente e converse abertamente, coloque todos os pingos nos “is”;
- Tente entender o ponto de vista dela e exponha o seu;
- Abra o coração, não tenha medo ou vergonha. Se você está infeliz com essa situação ela deve ser solucionada;
- Esclareça se mesmo não querendo se casar ela deseja ter filhos ou não. Isso pode ser crucial, caso tenham objetivos opostos;
- Não pressione;
- Não tente fazê-la mudar de opinião. Mostre os prós de juntas às escovas;
- Em nenhum momento chantageie.

Além disso, separamos alguns depoimentos. Quem sabe não te ajuda a compreendê-la melhor ou desencanar de vez...

“Já fui pressionada para casar com uma pessoa com quem namorava há cinco anos. No começo achei que não quisesse por que era muito nova (tinha 22 anos), mas hoje vejo que não era por isso, mas sim porque ele não era a pessoa que queria para ter ao meu lado e nem para ser o pai dos meus filhos, conta a jornalista argentina Barbara Alvarez, 28 anos.

“Estaria mentindo e enganado a mim mesma se prometesse ser de uma única pessoa até o resto da minha vida, como a maioria dos casais juram quando estão frente ao padre”, discorre Clarissa Comino, fonoudióloga de 31 anos. “É um pensamento retrógrado e fantasioso. Ninguém tem certeza de nada, nem se as certeza serão certezas dali um mês”.

“Eu quero alguém para me relacionar, morar junto. Um amante, companheiro, amigo... Mas não quero ter filhos e isso assusta muito os homens. A maioria sonha em ser pai. Ainda não achei um que esteja na minha sintonia, que respeite minha escolha”, sintetiza Paula Chicozze, 25 anos, dentista. 

“Não casar não significa que eu não queira um compromisso sério. Só acho desnecessária uma oficialização formal. Prezo muito minha liberdade, por isso prefiro um relacionamento em que cada um tenha seu apartamento. Não quero chegar em casa e todo dia ter um homem exigindo atenção o tempo todo”, relata Sandra Passárgada, 36 anos, advogada.