10 Metrópoles mais impactantes do mundo Nova York, Dubai ou São Paulo? Descubra quais cidades oferecem as skylines mais impressionantes do planeta gplus
   

10 Metrópoles mais impactantes do mundo

Nova York, Dubai ou São Paulo? Descubra quais cidades oferecem as skylines mais impressionantes do planeta

Confira Também

São Paulo está cada vez mais globalizada. Além de ser a cidade mais populosa e com o maior PIB da América Latina, a Terra da Garoa subiu duas colocações no ranking de “cidades globais” feito pela consultoria A. T. Kearney no ano passado. Mas agora a metrópole chama atenção por uma característica muito especial: abrigar os prédios mais altos do Brasil.

De acordo com a lista produzida pelo grupo alemão Emporis Standards Commitee (ESC), que reúne informações mundiais sobre prédios, Sampa está entre as dez cidades com as skylines mais impressionantes do mundo. O impacto visual é calculado com base na quantidade e altura dos prédios, além da contagem de andares, sem considerar torres de TV, pontes, mastros ou outras estruturas.

Confira a seguir quais são os outros centros urbanos globais que chamam a atenção por suas linhas do horizonte quase inacreditáveis.

10) Bangkok: Localizada na região central da Tailândia, na parte mais baixa e plana do rio Chao Phraya, Bangkok foi fundada em 1782 pelo rei Rama I da Dinastia Chakri como nova capital do país, a cidade que mal passava de 4 km² se transformou numa megametrópole de 50 distritos.

9) São Paulo: Com 5.789 prédios, dos quais doze prédios possuem mais de 150 metros de altura, São Paulo, ficou atrás de grandes cidades como Hong Kong, Nova York e Cingapura. Depois de São Paulo, a primeira cidade brasileira que aparece no ranking é o Rio de Janeiro, na 25ª posição.

8) Xangai: A maior e mais avançada cidade da China, Xangai fica no meio da costa leste, subdividida em 16 distritos e três condados. Ao todo, a metrópole contabiliza 204 centros, 99 distritos, 99 subdistritos e 3.501 bairros. No final de 2014, Xangai tinha 6.704 prédios de 11 andares ou mais, que foram concluídos desde 1990.

7) Chicago: Situada ao longo do lago Michigan, Chicago é a terceira maior cidade dos Estados Unidos. Famosa por sua tradição arquitetônica inovadora, a cidade também é o berço dos arranha-céus. Após o Grande Incêndio de Chicago (1871), a cidade ganhou prédios feitos de concreto, ferro e um novo material chamado aço. O prédio Home Insurance Building nasceu desse frenesi da construção, e foi registrado como o primeiro arranha-céu do mundo.

6) Dubai: Originalmente uma pequena cidade de pescadores, Dubai prosperou através de uma economia baseada em pérolas e comércio marítimo. Até o início do século 20, a cidade era famosa por figurar os maiores mercados da Arábia – em 1966, a descoberta de petróleo na região trouxe uma nova era de prosperidade a Dubai. Hoje a cidade é uma das mais ricas e modernas do planeta, e é onde ficam os dois hotéis mais altos já construídos na história.

5) Seul: A capital da Coreia do Sul é uma das cidades mais populosas do mundo com mais de 10 milhões de habitantes, tendo o dobro desse total de pessoas concentrado somente na região metropolitana. Em 2002, Seul entrou para o grupo de líderes globais em arranha-céus residenciais, trazendo um dos maiores prédios residenciais do globo com 7 torres enormes no complexo Tower Palace.

4) Moscou: Onde o passado soviético colide com o futuro capitalista, Moscou é a cidade que traz o que há de melhor e pior na Rússia. São quase 11 mil construções marcadas pela valorização do rico e vasto patrimônio cultural deixado pelo comando soviético. Mais uma vez, a metrópole assume sua posição de capital e cidade-mãe do antigo Estado Russo.

3) Cingapura: Um dos 20 menores países do mundo, com uma área total de 710 km², Cingapura é uma cidade-estado que consiste de uma ilha principal e 63 ilhas menores. Pra se ter uma ideia, você leva apenas cerca de uma hora de carro para cruzá-lo de um extremo a outro. Hoje, Cingapura possui cinco dos 100 arranha-céus comerciais mais altos do mundo, e dois dos 100 maiores residenciais – além de um hotel que está entre os 15 maiores do planeta.

2) Nova York: Lar dos primeiros prédios comerciais mais altos do mundo, Nova York tem um histórico de arranha-céus como nenhuma outra cidade. O Empire State de 102 andares foi considerado o prédio mais alto por mais de 40 anos, até a construção das torres gêmeas do World Trade Center. Localizada num dos maiores portos já construídos, a metrópole de mais de 22 milhões de habitantes é um verdadeiro símbolo dos maiores centros urbanos do planeta. 

1) Hong Kong: Uma antiga colônia britântica, Hong Kong foi tomada pelo império britânico no século 19, e devolvida à China só em 1997. Hoje uma região especial na administração da República Popular da China, a metrópole (cujo nome significa “Porto Perfumado”) é um grande centro financeiro e hub comercial para a Ásia. A pequena porção d


Danilo Barba