LeBron James: craque nas quadras e investidor de sucesso fora delas Além das aplicações financeiras, 'King James' também é conhecido pelo trabalho filantrópico gplus
   

LeBron James: craque nas quadras e investidor de sucesso fora delas

Além das aplicações financeiras, 'King James' também é conhecido pelo trabalho filantrópico

Confira Também

LeBron James não costuma precisar de muito tempo e espaço para pensar, agarrar a bola laranja com as mãos, batê-la algumas vezes no chão e correr em direção a cesta, enquanto usa de sua força e habilidade para fintar alguns adversários. E geralmente finaliza a jogada de uma maneira que levanta os torcedores que assistem à partida. 

Os amantes do basquete costumam derramar elogios ao atleta de 33 anos, carinhosamente chamado de "King James". E o apelido não veio à toa: LeBron, além de toda a técnica que demonstra, pode ser analisado pelos números. Já é um dos 10 maiores cestinhas de todos os tempos, com mais de 27 mil pontos marcados; James também já chegou em nove finais - oito de forma consecutiva - e venceu três vezes.  

LEIA TAMBÉM

LeBron, após o fim da última temporada da NBA, trocou o Cleveland Cavaliers pelo Los Angeles Lakers; as expectativas para o próximo ciclo do maior torneio de basquete do mundo, portanto, estão gigantescas. "King James" se junta a um elenco com nomes como Rajon Rondo e Brandon Ingram, e vai em busca do título para os Lakers, que não vem desde a temporada 2009-2010.

"Sabemos o que a franquia Lakers representa, fala por si só. Podemos falar de títulos conquistados, jogadores que atuaram no time, isso já é excitante. É motivo de orgulho para mim fazer parte de algo especial", declarou o ala em sua apresentação no novo clube.

Mas LeBron James não cresce apenas dentro das quadras, já que o atleta é conhecido por seus investimentos fora do esporte. "King James" dedica uma parte de seu capital para crescer como empresário e também para ajudar pessoas, como fez mais recentemente em Akron, cidade natal do jogador, em Ohio.


A GESTÃO DA CARREIRA
LeBron está a caminho de se tornar um bilionário, o primeiro a alcançar tal feito como atleta profissional. E isso, caso se torne possível, foi devido ao bom planejamento de sua vida e carreira; seu último grande passo meticulosamente calculado foi a saída do ala do Cleveland e a chegada em Los Angeles. Apesar de algumas fontes afirmarem que o contrato de renovação oferecido pelos Cavs era maior, James optou por um destino mais a oeste do país. A mudança do atleta para a cidade do entretenimento também se relaciona com o status que "King James" alcançou: o de uma estrela internacional. 

A participação do craque no mundo cinematográfico já é grande; LeBron comanda a SpringHill Entertainment, uma produtora de filmes que tende a crescer com a chegada de seu proprietário a Los Angeles, e dizem, inclusive, que o jogador estará presente na próxima trama do filme "Space Jam" - a primeira produção, de 1996, foi um sucesso de bilheteria e é considerado um dos maiores filmes de basquete de todos os tempos.

OS GRANDES INVESTIMENTOS
Sites especializados em economia noticiam que "King James" investiu cerca de um milhão de dólares em uma companhia do ramo das pizzas, a Blaze Pizza. E James não demorou a conseguir seu retorno financeiro, avaliado em um lucro de mais de 25 milhões de dólares; a empresa também registrou aumento no número de patrocínios, já que diversas marcas desejam se associar à imagem de LeBron.

O basquetebolista gosta de aplicar seu dinheiro nos esportes, e também colocou uma grana no Liverpool, tradicional clube inglês de futebol. Estima-se que o astro da NBA detenha cerca de 2% das ações dos Reds.

No ramo da tecnologia, LeBron também deu suas cartadas. O craque apostou na empresa de fones de ouvido "Beats" há alguns anos. E, de acordo com a mídia especializada, James lucrou grandes quantidades de dinheiro após a venda da companhia para a Apple, em 2014.


O ASTRO E A FILANTROPIA
"King James" já assinou um contrato vitalício com a Nike e, de acordo com a Forbes, o jogador embolsou pouco mais de 85 milhões de dólares na última temporada. LeBron, no entanto, utiliza parte de seu patrimônio e influência para devolver um pouco à sociedade. No meio deste ano, o ala do Lakers resolveu aumentar seu legado e inaugurou uma escola em sua cidade natal, Akron, em Ohio. O colégio, a princípio, tem pelo menos 240 alunos e é a principal ação da "James's Family Foundation (Fundação da Família LeBron James)". Sobre o projeto, James disse que sabia da necessidade das crianças. "Sei dos problemas, os desafios, os altos e baixos, os sonhos e os pesadelos. Porque eu também passei por isso."

A escola pretende crescer a agregar mais alunos ao longo dos anos, com o intuito de dar suporte profissional a alunos e parentes da instituição. Para o astro da NBA, a importância vai muito além do que um diploma ao fim dos estudos regulares. "Essas crianças precisam saber que alguém se importa com elas, que nós nos importamos com seus sonhos. Escola é sobre aprender, fortalecer sua mentalidade e também sobre as relações de amizade que você forma dia a dia. Um caráter que vai durar para sempre."


Rudiney Freitas