gplus
   

Pequim vence votação do COI como sede dos Jogos de Inverno-2022

31/07/2015 00:00

Confira Também

Pequim organizará os Jogos Olímpicos de Inverno em 2022, depois de superar Almaty (Cazaquistão) na votação que o Comitê Olímpico Internacional (COI) realizou nesta sexta-feira em Kuala Lumpur, anunciou o presidente da organização, Thomas Bach.

A capital chinesa se converte, assim, na primeira cidade na história olímpica a se tornar sede dos Jogos de Verão (em 2008) e de Inverno.

Em uma votação mais apertada que o previsto, na qual participaram os 85 membros do COI com direito a voto, Pequim superou Almaty por 44 votos contra 40 (mais uma abstenção).

A capital chinesa acolherá a 24ª edição dos Jogos de Inverno, que serão disputados pela primeira vez na estação francesa de Chamonix em 1924.

A próxima edição será celebrada na cidade sul-coreana de PyeongChang em 2018.

Anunciada como favorita, Pequim divulgou na última apresentação da candidatura ante os membros do COI, nesta mesma sexta-feira pouco antes da votação, uma mensagem do presidente do gigante asiático Xi Jinping na qual ele ofereceu o "apoio forte" do governo chinês e prometeu Jogos fantásticos.

Pequim apresentou uma candidatura com um orçamento muito baixo (3,006 bilhões de dólares) em comparação com 2008 e com uma visão regional, com o objetivo de potencializar os esportes de inverno entre as "300 milhões de pessoas que vivem no norte da China", segundo as autoridades.

A capital chinesa poderá reciclar uma parte das instalações utilizadas em 2008, mas não dispõe de centros de alto nível para as competições que serão disputadas ao ar livre.

Veja mais em: BAND