gplus
   

Gana e Argélia vencem e garantem vaga nas quartas da CAN

27/01/2015 00:00

Confira Também

Gana e a Argélia, seleções que se destacaram na Copa do Mundo no Brasil, garantiram presença nas quartas de final da CAN (Copa Africana da Nações) ao vencer seus duelos desta terça-feira com África do Sul e Senegal, respectivamente.

A Argélia, única equipe do continente que chegou às oitavas de final do Mundial, superou os senegaleses com autoridade por 2 a 0, enquanto o Gana teve mais dificuldade para derrotar os sul-africanos de virada por 2 a 1.

Ambos terminaram empatados na ponta do grupo C, com seis pontos, mas o Gana se classificou em primeiro lugar por ter levado a melhor no confronto particular com os argelinos, que venceu por 1 a 0 na estreia.

No Brasil, tanto Gana quanto Argélia deram trabalho à Alemanha, que acabou conquistando o tetra no Maracanã. Os ganeses empataram em 2 a 2 com a 'Mannschaft' na primeira fase, enquanto os argelinos forçaram a prorrogação nas oitavas e acabaram perdendo por 1 a 0.

Ayew decide

Em Malabo, a Argélia saiu na frente logo aos 11 minutos de jogo, com belo chute cruzado de Riyad Mahrez, do Leicester City, lanterninha da Premier League inglesa.

Nabil Bentaleb, do Totteham, selou o resultado aos 37, após receber ótimo passe do principal articulador de jogadas da equipe, o meia Sofiane Feghouli, do Valencia.

"Foi um jogo extremamente intenso, com muita briga em cada dividida. Fomos muito disciplinados na parte tática e fomos superiores tecnicamente também. Temos que manter os pés no chão. Não éramos os piores do mundo quando perdemos para o Gana e não somos campeões agora", comentou Christian Gourcuff, técnico da Argélia.

Em Mongomo, Mandla Masango abriu o placar para a África do Sul, um gol que colocava os 'bafana-bafana' nas quartas de final no torneio. Precisando da vitória, o Gana reagiu no segundo tempo, com participação decisiva de Andre Ayew, filho de Abedi Pelé, maior ídolo do futebol do país.

Aos 28, o atacante do Olympique de Marselha chutou sem pontaria, mas a bola chegou aos pés de John Boyle, que fuzilou o goleiro Khuzwayo de canhota.

Ayew decretou a virada cinco minutos depois, ao cabecear com força para as redes ao receber um cruzamento do lateral Baba, do Augsburg.

Os adversários de Gana e Argélia sairá do grupo D, que está totalmente embalado, com dois pontos para cada uma das quatro equipes. Nesta quarta-feira, a favorita Costa do Marfim enfrenta Camarões, enquanto o Mali mede forças com a surpreendente Guiné.

Veja mais em: BAND