10 Fatos desconhecidos sobre Fidel Castro Descubra um lado pouco popular sobre o revolucionário comunista que desafiou os Estados Unidos nos anos 80 gplus
   

10 Fatos desconhecidos sobre Fidel Castro

Descubra um lado pouco popular sobre o revolucionário comunista que desafiou os Estados Unidos nos anos 80

Confira Também

Faz mais de dez anos que Fidel Alejandro Castro Ruz, o líder da Revolução Cubana e ex-primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba, largou o poder. Mas o 15º presidente de Cuba está longe de se entregar ao ócio. Só na semana passada, Fidel fez duas aparições onde expressou preocupação quanto ao “crescimento acelerado da população mundial, a escassez de água e os conflitos internacionais”. Detalhe: o ditador vai fazer 89 anos dia 13 de agosto. O homem não para, gente!

E depois de conceder a menor liberdade de imprensa do planeta ao país caribenho por mais de quatro décadas, Castro hoje só quer saber de escrever. Sim, para artigos que publica na mídia e livros. Castro não está no Facebook nem no Instagram, mas sua vida social também vem ficando mais intensa. Mal concluímos a primeira metade de 2015 e Fidel Castro já recebeu inúmeras personalidades: Fumio Kishida, ministro das Relações Exteriores do Japão, François Hollande, presidente da França, e o presidente sérvio, Tomislav Nikolic. Veja a seguir oito coisas que o velho líder cubano jamais postaria em seu perfil, se estivesse presente nas redes sociais.

1) Fidel Castro era o filho bastardo da empregada. Seu pai, Ángel Castro y Argiz tinha um caso com a doméstica Lina Ruz González, e juntos tiveram sete filhos – entre eles, o pequeno Fidel. Mirta Diaz Balart, filha de uma família rica que foi sua primeira, pediu o divórcio depois que recebeu as cartas de amor de Fidel Castro endereçadas a outra socialite da ilha, Natalia Revuelta. Numa entrevista, Natalia disse que acreditava que a troca havia sido arranjada pelo diretor da prisão.

2) Castro se tornou ativista politico enquanto estudava Direito na Universidade de Havana.  Fidel Castro nasceu na plantação de açúcar da família, próximo a Biran. Seu pai era um trabalhador imigrante da região de Galícia na Espanha, mas acabou ganhando muito dinheiro com terras cubanas. Em 1992, durante uma entrevista, Castro disse que “não soava bem” dizer que ele era “um filho de fazendeiro”, “portanto é melhor dizer que sou filho de camponeses explorados da Galícia.”

3) Ele começou a usar barba quando era um jovem revolucionário que morava nas montanhas. Não era meramente um símbolo de lutador de guerrilha. Castro tinha razões práticas: “Se você calcular 15 minutos gastos por dia pra se barbear, isso significa 5 mil minutos perdidos num ano”, acrescentando que preferia passar seu tempo com “atividades mais importantes.”

4) Fidel Castro foi o chefe de Estado que passou mais tempo no poder, atrás apenas da Rainha da Inglaterra e a o Rei da Tailândia. Após 49 anos de mandato, por questões de saúde ele entregou o comando do regime para o seu irmão em julho de 2006. De Eisenhower a Clinton, o líder cubano viu 10 presidentes assumirem o governo dos Estados Unidos. 

5) Castro entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes. Por quê? Por ter feito o discurso mais longo já realizado na ONU: 4 horas e 29 minutos, no dia 29 de setembro de 1960. O discurso mais longo de sua vida foi gravado em Cuba e durou 7 horas e 10 minutos, durante o III Congresso do Partido Comunista em Havana (1986).

6) Castro teve pelo menos oito filhos. Seu filho mais velho, Fidel Castro Diaz-Balart, a cara do pai, é um cientista nuclear treinado pelos soviéticos. A filha Alina Fernandez (fruto de um affair com a socialite de Havana quando ele estava exilado nos anos 1950), conseguiu escapar de Cuba disfarçada de turista em 1993, e até hoje crítica de maneira feroz a política de Castro em seu programa de rádio em Miami. Fidel ainda teve cinco filhos com sua segunda esposa, Dalia Soto. Seus nomes todos começam com A: o mais novo, Antônio, é médico do time nacional de beisebol. 

7) Fidel afirma ter sobrevivido a 634 atentados contra sua vida, os quais atribui principalmente ao serviço de inteligência dos Estados Unidos, a CIA. Segundo Castro, eles envolviam pílulas envenenadas, charutos tóxicos, moluscos explosivos, roupas de mergulho contaminadas e pó de substâncias químicas para eliminar sua barba. 

8) Castro adorava Hemingway. Uma vez ele disse que seus livros favoritos eram Por Quem Tocam os Sinos Dobram de Ernest Hemingway, que se passa durante a Guerra Civil Espanhola, no final dos anos 1930. O escritor norte-americano era tão fascinado por Cuba que se considerava um “Cubano Sato”.

9) Fidel preferia dar charutos a inimigos. Fanático apreciador de charutos havanos, ele parou e fumar em 1985 por questões de saúde. "A melhor coisa que você pode fazer com uma caixa de charutos é presentear o inimigo”, declarou ele na época. 

10) Castro tinha uma vaca chamada Ubre Blanca (ou Úbere Branco), que produzia quantidades prodigiosas de leite. Ela se tornou uma ferramenta de propaganda para a agricultura coletivizada de Cuba durante os anos 1980. Ubre Blanca entrou para o Guinness Book pelo maior rendimento de leite produzido por uma vaca num único dia: 110 litros.


Danilo Barba