Top 10: filmes baseados em livros que todo homem deve ver Confira uma lista com algumas produções do cinema que merecem sua atenção por abordar temas relevantes na sua vida gplus
   

Top 10: filmes baseados em livros que todo homem deve ver

Confira uma lista com algumas produções do cinema que merecem sua atenção por abordar temas relevantes na sua vida

Confira Também

O cinema tem a capacidade de tornar histórias, reais ou não, em experiências que podem ser, além de vistas, quase vivenciadas pelo público que está imerso naquele universo criado na tela. Frequentemente, os filmes nos trazem, no meio de assuntos com os quais nos identificamos mais, mensagens úteis e que podem ser aplicadas em nossas vidas. Aquela pequena moral que é capaz de fincar um gancho na mente e ficar lá por tempos após termos assistido ao filme. 

Seja por essas pequenas lições ou pela pura diversão, os filmes podem ser mais que um simples passatempo. Alguns deles merecem ser vistos por todo homem por acrescentar algo mais em suas vidas cotidianas.

Confira o Top 10 de filmes baseados em livros que o AreaH recomenda a todo homem. 


#1 - UM SONHO DE LIBERDADE 

Ano: 1994

Livro: Quatro Estações, conto “Rita Hayworth and Shawshank Redemption”, de Stephen King

Sinopse: Condenado em 1946 à prisão perpétua por um crime que diz não ter cometido, o assassinato de sua esposa e de seu amante, o banqueiro Andy Drufesne (Tim Robbins) é levado para a Penitenciária Estadual de Shawshank. Lá, faz amizade com o detento Ellis “Red” Redding (Morgan Freeman), que controla o mercado negro interno da prisão. Andy conhece o agente penitenciário religioso Samuel Norton, que passa a utilizar os conhecimentos do novo detento em operações de lavagem de dinheiro. Durante as próximas duas décadas de prisão, em que Dufresne recebe proteção dos guardas, ele se mostra um preso de atitudes incomuns e chama a atenção de seus companheiros.

Por que ver? 
Ao mostrar um homem deslocado de seu ambiente natural (nesse caso, injustamente) o filme mostra um personagem masculino que deve aprender a se adaptar, exemplificado principalmente na fala “primeiro você detesta esses muros, depois se acostuma a eles até que precisa deles”, e conseguir o que quer sem se rebaixar ao meio. Uma ótima lição para todo homem que deve enfrentar situações parecidas.

#2 - TRAINSPOTTING: SEM LIMITES 

Ano: 1996

Livro: Trainspotting, de Irvine Welsh

Sinopse: Já tendo sido considerado pelo jornal The New York Times um dos 1000 melhores filmes já feitos, Trainspotting conta a história de um grupo de amigos de Edimburgo, na Escócia, sob o olha de um de seus integrantes, Mark Renton (Ewan McGregor), que leva uma vida despreocupada entre o vício em heroína, compartilhado com seus amigos, e seu relacionamento com uma jovem colegial. Ainda fazem parte do grupo o desenhista Sick Boy, o atleta Tommy, o violento Begbie e Spud, que não consegue arranjar emprego.

Por que ver?
Um retratado do juventude (ainda que de outra época) que merece atenção do público por mostrar a vida de viciados em heroína que sentem as consequências diretas de suas escolhas. São jovens que decidiram se fechar do mundo à sua volta e não encontram motivo para fazer nada além de usar drogas.

#3 - UM ESTRANHO NO NINHO

Ano: 1975

Livro: One Flew Over the Cuckoo´s Nest, de Ken Kesey

Sinopse: Ganhador do Oscar de Melhor Filme, Um Estranho no Ninho segue o malandro Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson) após sua prisão. Para não acabar num presídio fazendo trabalhos forçados, ele se finge de louco e consegue ser apenas internado em um hospital psiquiátrico. Achando que ia ser moleza e poderia sair logo, Randall começa a influenciar novos comportamentos nos outros pacientes do hospital, mas acaba sendo mais uma vítima da mão de ferro da enfermeira Mildred Ratched. Ele decide então começar uma revolta sem saber das consequências.

Por que ver?
Um Estranho no Ninho é um filme que provoca uma profunda reflexão sobre a loucura e quem realmente é louco: aquele que se isola do mundo em sua própria mente ou aqueles que impõem métodos pouco ortodoxos para obrigar essas mesmas pessoas a “se curarem”. Enquanto a enfermeira Ratched aposta na solução, o personagem de Nicholson investe em uma abordagem diferente que funciona. Quando alguém foge do padrão, será que a melhor maneira de lidar com ele é reprimindo-o?

#4 - GAROTA EXEMPLAR

Ano: 2014

Livro: Gone Girl, de Gillian Flynn

Sinopse: Quando sua esposa Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia de seu aniversário de casamento, o marido Nick (Ben Affleck) se torna o principal suspeito da polícia devido seu comportamento estranho, cheio de mentiras, e a situação de torna um circo midiático. Ajudado por sua irmã gêmea Margo, Nick começa uma busca por sua inocência e também para descobrir o que aconteceu com sua esposa ao mesmo tempo em que segredos sobre seu relacionamento se tornam públicos.

Por que ver?
Trazendo como pano de fundo essa história, Garota exemplar trabalha temas como infidelidade, desonestidade e aparências, problemas que todo homem está sujeito a enfrentar em um casamento. É o retrato de um casamento psicótico, no qual nunca houve um “felizes para sempre” diferentemente do que somos incentivados a acreditar, mas que destoa com a vivência da realidade.

#5 - A LISTA DE SCHINDLER

Ano: 1993

Livro: Schindler´s Ark, de Thomas Keneally

Sinopse: O filme conta a história real de Oskar Schindler, empresário alemão que ajudou mais de 1000 judeus a sobreviverem ao Holocausto empregando-os em sua fábrica. Estrelado por Liam Neeson no papel do empresário, Ben Kinsley e Ralph Fiennes, o filme conta a história do empresário oportunista que simpatizava com o partido nazista e possuía contatos políticos, mas que tinha um respeito pela vida humana que se sobressaía aos seus interesses econômicos e sua própria segurança.

Por que ver?
Um filme sobre o certo e o errado e as escolhas que devemos fazer diariamente (umas mais difíceis que outras), mesmo quando elas devem ir contra algo que os outros fazem parecer certo e que exercem grande influência em nossas vidas. A coragem e a persistência presentes na história servem de inspiração. 

#6 - SOBRE MENINOS E LOBOS 

Ano: 2003

Livro: Mystic River, de Dennis Lehane

Sinopse: Dirigido pelo ícone do cinema Clint Eastwood, Sobre Meninos e Lobos começa com o mistério da filha de Jimmy Marcus (Sean Penn) que foi encontrada morta sob circunstâncias desconhecidas. O amigo de infância de Jimmy, Sean Devine (Kevin Bacon), é encarregado das investigações, o que o faz dar de cara com o mundo de violência que ele havia deixado para trás. Tudo se complica mais ainda pelo fato de Jimmy querer resolver o crime por conta própria e de forma brutal, indo contra Sean. A história dos dois se cruza com a de Dave Boyle (Tim Robbins), que esconde um segredo em seu passado.

Por que ver?
Um filme que tem como tema principal a busca por vingança e justiça pelas próprias mãos e a influência que as ações do passado são capazes de exercer em nossas próprias vidas, mesmo depois de (supostamente) enterrado. É uma história sobre como violência apenas gera mais violência e como a omissão pode ser um crime tão grave quanto qualquer outro. 

#7 - O LOBO DE WALL STREET

Ano: 2013

Livro: The Wolf of Wall Street, de Jordan Belfort

Sinopse: Baseado nas memórias de Jordan Belfort, traz Leonardo DiCaprio no papel do corretor de valores que praticava fraudes de seguro e corrupção em Wall Street na década de 1990, retratando sua ascensão e queda. O filme conta as origens de Jordan desde sua experiência como corretor em Nova York, tendo como mentor Mark Hanna (Matthew McConaughey), e como consegui abrir a firma Stratton Oakmont com a ajuda dos amigos, explorando diversas desonestidades cometidas pelo grupo e as consequências da vida luxuosa e despreocupada com que se acostumaram.

Por que ver?
Com o mundo empresarial como plano de fundo, O Lobo de Wall Street aborda a ganância e as consequências de ações que tem como principal e único objetivo ganhos pessoais, mesmo que para isso seja necessário prejudicar outros. Com boas lições de liderança, provoca uma reflexão sobre ética e valores.

#8 - ILHA DO MEDO

Ano: 2010

Livro: Paciente 67, de Dennis Lehane

Sinopse: Em 1954, Edward Daniels (Leonardo DiCaprio) e Chuck Aule (Mark Ruffalo) devem investigar o desaparecimento de um paciente do presídio psiquiátrico Shutter Island Ashecliffe Hospital, onde descobre experimentos conduzidos pelos médicos do local, de forma ilegal e antiética, em pacientes. Em busca de mais informações sobre o caso, Daniels não consegue ir adiante devido à resistência dos funcionários do hospital em fornecer documentos. A situação fica fora do controle quando um furacão corta toda a comunicação da ilha e permite que os prisioneiros escapem de sua contenção.

Por que ver?
Um filme que explora como a mente humana lida com fatos chocantes e marcantes com os quais não podemos lidar. 

#9 - STEVE JOBS

Ano: 2015

Livro: Steve Jobs, de Walter Isaacson

Sinopse: Drama biográfico sobre o inventor e magnata americano Steve Jobs (1955-2011), o filme é uma adaptação da biografia homônima e traz o ator Michael Fassbender na pele do criador da empresa Apple. A produção retrata nas telas três momentos principais da vida de Steve Jobs: o lançamento do computador Macintosh, da empresa NeXT e do iPOd. A cinebiografia trata do drama pessoal de Jobs e constrói um retrato de várias faces de um dos homens mais importantes dos séculos XX e XXI, mostrando o pensamento por trás de cada novidade lançada.

Por que ver?
O filme aborda a dualidade presente em cada pessoa: seu lado mais público e outro mais velado, que pode se esconder sob camadas e dificilmente fica visível, como no caso de Jobs, que possuía tanto o lado cômico quanto o trágico. Um filme que nos lembra que todo ser humano, mesmo os mais geniais, é cheio de defeitos, esquisitices pessoais, manias e momentos de comportamento que transitam entre o comum e o incomum.

#10 - O REGRESSO

Ano: 2015

Livro: The Revenant, de Michael Punke

Sinopse: Baseado no livro que conta a história real de Hugh Glass, o filme traz Leonardo DiCaprio no papel principal como o caçador que tenta sobreviver da venda de peles de animais em 1822. Atacado por um urso, Glass é abandonado por à própria sorte pelo grupo que o acompanhava, devendo lutar pela sua sobrevivência e para retornar para a segurança de seu lar, além de caçar os responsáveis pela decisão de deixa-lo para trás.

Por que ver?
Uma história de superação e perseverança em sua forma mais extrema, o filme mostra como um único pensamento (ganância, vingança, sobrevivência) é capaz de motivar alguém a cometer atos que talvez imaginasse que nunca poderia. A recuperação de traumas, tanto físico quanto emocionais, também é um tema com o qual o personagem principal deve lidar e que pode refletir algo que faz parte da vida de todo homem.

 


Luis Carvalho