Dicas de como arrumar a mala para as férias Saiba como organizar a mala para viajar nas férias e otimizar o espaço, além de se precaver contra possíveis extravios gplus
   

Dicas de como arrumar a mala para as férias

Saiba como organizar a mala para viajar nas férias e otimizar o espaço, além de se precaver contra possíveis extravios

Confira Também

Antes de desbravar o desconhecido e curtir cada momento de sua próxima viagem, é preciso fazer algo não tão prazeroso: arrumar a mala. Por mais que essa pareça uma tarefa simples, muitos homens não arrumam a mala direito. Se, após muita luta, conseguimos fechar o zíper, algum acessório, roupa ou eletrônico sempre é esquecido - lembrar-se das coisas, por sinal, é mesmo uma dificuldade do nosso gênero. Mas isso tem solução. 

Veja algumas dicas para arrumar a mala:

Qual mala usar?
Escolher a mala que melhor atende a suas necessidades é fundamental. Evite levar muitas malas, principalmente se a viagem for de avião. Caso precise levar muitas coisas, invista em uma grande, e não em duas médias. Leve sempre uma mochila relativamente grande (mas não uma de mochileiro, a menos que sua ideia seja fazer um mochilão).

Que roupa levar?
A quantidade de roupa varia de acordo com a programação da viagem. Mas, mesmo que você fique por muito tempo longe de casa, procure lavar suas próprias roupas em vez de levar uma peça para cada dia. Antes de começar a encher sua mala, se pergunte "vou mesmo usar isso?". Independente do destino, roupas básicas são sempre coringas e podem poupá-lo de levar coisas demais.

Vai para praia? Caso prefira bermuda à sunga, separe uma só para entrar na água, assim você vai gastar menos roupas e, consequentemente, reduzir a bagagem. Se seu destino for um lugar conhecido por suas baixas temperaturas, deixe para comprar roupas de frio por lá. As blusas e jaquetas vendidas no Brasil não devem mantê-lo aquecido o suficiente.

Separe e Anote
Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido isso, mas vale frisar: faça uma lista com tudo que você tem que levar e anote o que já foi pego (caso ache mais prático, essa tarefa também pode ser feita pelo smartphone a partir de aplicativos como o uPackingList e  o Mala de Viagem). Antes de começar a colocar as coisas na mala, separe tudo - isso vai facilitar sua checagem.

Saco a vácuo e técnica para desamassar
Sacos a vácuo são ótimos para diminuir o espaço ocupado pelas roupas. Contudo, essa técnica pode amassar algumas camisetas - e o pior: é possível que não tenha ferro de passar aonde você vai. Mas não faça disso um problema. Leve alguns cabides e, quando chegar, estenda neles as roupas que estiverem amassadas e deixe-as no banheiro. Enquanto estiver tomando banho, o vapor d'água irá desamassá-las.

Como organizar a mala
Para você que não tem saco a vácuo, também há maneiras de economizar espaço na mala. Confira.

#1 Dobre as calças pela metade e enrole-as até elas ficarem no formato de um pergaminho. Coloque-as em uma das extremidades da mala. Em seguida, faça o mesmo com as blusas e camisetas.

#2 Por cima das roupas, coloque os objetos que não amassam, como cintos relógios, colares e gorros. Caso ainda haja bastante espaço na mala, coloque as meias dentro dos tênis; os tênis dentro de um saco (por questões de higiene mesmo) e, por fim, o saco na mala. Caso não haja espaço, deixe na mochila ou em mala de mão pequena.

#3 Caso pegue algum avião durante o trajeto, é extremamente importante que perfume, cremes, condicionadores, shampoos, desodorantes e afins estejam todos dentro da mala que será despachada. Para evitar possíveis vazamentos, coloque os cosméticos dentro de um saquinho ziplock. Enrolar uma camiseta em volta do saquinho diminui os riscos do frasco quebrar dentro da mala.

#4 Você vai procurar diariamente por cuecas. Então, para não bagunçar a mala assim que chegar, deixe suas roupas íntimas dentro da repartição que fica na "porta" da mala. Caso não haja repartimentos, coloque dentro de um saquinho (acredite, isso não vai salvar seu tempo).

Como organizar a mochila

Se sua viagem for de ônibus ou avião, coloque na mochila/bagagem de mão tudo aquilo que você for consumir durante o trajeto (livros, água, salgadinho e afins). Também é na mochila que você transportará os objetos de valor, eletrônicos e coisas sensíveis.

#1 Primeiramente, guarde no maior compartimento da mochila os objetos mais volumosos (notebooks e livros, por exemplo).

#2 De preferência em uma pasta, seus documentos devem estar em um repartimento vazio e de fácil acesso.

#3 Independente do meio de transporte, o dinheiro deve estar sempre consigo. Deixe a maior parte dentro da mala, m um lugar difícil de pegar, como embaixo do seu livro do Game of Thrones. Já a menor parte da quantia, coloque em um lugar de mais fácil acesso, para caso queira comprar alguma coisa durante as paradas ou logo que chegar em seu destino.

Necessaire
Pode parecer besteira, mas as nécessaires ajudam - e muito - a manter a organização. Recomendo usar uma só para produtos de higiene (escova, pasta de dente, shampoo, cremes e afins) e uma outra para os fios dos produtos eletrônicos, como carregadores e fones de ouvido.

Vai de avião?
Malas são diariamente extraviadas ou roubadas nos aeroportos. Portanto, forre a parte interna da mala com um lençol e use cadeados para evitar que abram sua mala e peguem suas coisas. Amarre algo vistoso e sem valor na sua bolsa para identificá-la com facilidade, 

Também fique atento ao peso de bagagem permitido por cada aviação. Em geral, para voos domésticos, pode-se levar uma mochila e despachar até 23 quilos de bagagem (independente do número de malas). Em viagens internacionais,é permitido transportar duas malas de até 32 quilos mais uma bolsa de mão.


Guilherme de Souza Guilherme