10 anos de Twitter e seus momentos mais importantes O microblog Twitter foi inaugurado em 21 de março de 2006. Confira os momentos mais marcantes da rede social gplus
   

10 anos de Twitter e seus momentos mais importantes

O microblog Twitter foi inaugurado em 21 de março de 2006. Confira os momentos mais marcantes da rede social

Confira Também

Hoje, 21 de março de 2016, o pássaro azul mais famoso da internet, o Twitter, completa 10 anos de existência. A rede social foi lançada para o público no dia 15 de julho de 2006, mas desde o dia 21 de março do mesmo ano já estava ativa e em testes para qualquer usuário. A plataforma conhecida como microblog possui apenas 140 caracteres de texto, porém já tem mais de 305 milhões de usuários mensais e ativos, segundo a Semiocast Twitter, e possui a incrível mania de irritar desenvolvedores, jornalistas e famosos pelo seu imediatismo na transmissão de informações.  

O Twitter surgiu a partir da Odeo, site que transformava uma mensagem deixada por internautas em um arquivo de MP3, ou seja, uma plataforma de podcasts. A invenção foi criada pelo desenvolvedor Noah Glass, depois comandada pelo ex-funcionário do Google Evan Williams. No entanto, na mesma época a Apple anunciou que teria um serviço de podcasts em todos os seus iPhones, notícia que fez com que a equipe decidisse mudar o rumo da rede social, foi nesse cenário que o famoso microblog nasceu e ganhou popularidade. 

Às vezes fica difícil perceber que estamos vivendo momentos históricos quando estamos bem no meio deles. Felizmente, temos o Twitter, como uma espécie de registro em tempo real dos maiores acontecimentos do mundo, e em 10 anos sobra momentos épicos. Veja a lista dos melhores momentos:

1° - Quando o presidente norte-americano Barack Obama, a Rainha da Inglaterra e o Papa criaram uma conta na rede social.

O presidente dos EUA, Barack Obama, lançou um perfil com o nome @POTUS (President of The United States), separado do mantido pela equipe de comunicação do governo americano. "Oi, Twitter! É o Barack. Sério! Seis anos aqui [no cargo], e finalmente estão me dando minha própria conta", escreveu o democrata em seu segundo Tweet e com isso a página atingiu quase um milhão de seguidores em duas horas de existência.

A rainha Elizabeth II entrou na rede social Twitter, em 24 de março de 2014, ao publicar sua primeira mensagem durante uma visita ao Museu de Ciências de Londres. A abertura de uma nova galeria dedicada à comunicação e informação motivou a estreia no Twitter da monarca britânica de 90 anos. 'É um prazer inaugurar a exposição À Era da Informação hoje no @_ScienceMuseum e espero que as pessoas aproveitem a visita. Elisabeth R', afirma o primeiro tweet enviado da conta oficial @BritishMonarchy.

O Papa Francisco inaugurou oficialmente a conta @pontifex no microblog na manhã do dia 13 de março de 2013, pedindo aos católicos que rezem por ele, a mensagem foi reproduzida em sete idiomas. Em sua primeira mensagem a mais de 700 mil seguidores, o Pontífice disse, “Queridos amigos, agradeço-vos de coração e peço-vos a continuar a rezar por mim. Papa Francisco”.

Em novembro de 2012, o Presidente Obama marcou sua vitória com Tweet “Four more years” (mais quatro anos), que se tornou o mais Retweetado do mundo, com 780 milhões de compartilhamentos. 

Porém, em março de 2014 foi desbancado pela Selfie das principais celebridades indicadas ao Oscar, a foto alcançou o número de 3,3 bilhões Retweets.


3° No mundo, a hashtag mais relevante de 2015 foi #JeSuisParis. Ela foi usada em dois momentos para apoiar a capital francesa: quando a redação do jornal Charlie Hebdo sofreu um ataque terrorista, em janeiro, e em novembro quando a cidade foi novamente vítima de uma série de atentados. Outro momento importante foi em Janeiro de 2011, quando o movimento pró-democracia da Primavera Árabe no Egito usou o Twitter para chamar a atenção do mundo.

4° Ranking das celebridades com maior número de seguidores, em primeiro lugar Katy Perry mantém a liderança desde 2014, com quase 72 milhões de seguidores. Justin Bieber aparece em segundo, com 64,8 milhões, e Barack Obama em terceiro, com 61,1 milhões. A lista tem ainda Taylor Swift, Lady Gaga, Rihanna, Justin Timberlake, Ellen Degeneres, Britney Spears e Cristiano Ronaldo.


- O americano Jimmy Kimmel, que apresenta um talk show com seu nome no canal ABC, resolveu chamar a atenção das pessoas que usam o Twitter para ofender famosas. Jimmy mostrou a reação das celebridades ao lerem os tweets e pediu para que eles respondessem as provocações. O vídeo mostra como Justin Bieber, Danny McBride, James Van Der Beek, Katy Perry e outros famosos reagiram ao ler as mensagens. Veja o vídeo:

Para comemorar a data, a rede social publicou um vídeo que mostra como o Twitter esteve presente durante momentos históricos da humanidade nos últimos 10 anos. Coisas como o avião que pousou no Rio Hudson, a final da copa do mundo de futebol pela Alemanha, o movimento #BlackLivesMatter, a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo nos EUA, os atentados na cidade de Boston e muitos outros. 


Ed Leandro