Comida ou droga? Cientistas canadenses revelam que parar de comer fast food de uma hora para outra provoca abstinência, como um vício gplus
   

Comida ou droga?

Cientistas canadenses revelam que parar de comer fast food de uma hora para outra provoca abstinência, como um vício

Confira Também

Se você conhece aquele fanático por junk-food que não larga o pacote de batatas fritas nem pra ir ao banheiro, então essa notícia não vai soar tão surpreendente. Pesquisadores canadenses descobriram que, desistir de uma dieta rica em gordura e açúcar (componentes ‘obrigatórios’ num fast food de respeito) acaba produzindo mudanças no cérebro parecidas com as vivenciadas por viciados em drogas.
 
A constatação surgiu quando os cientistas decidiram alimentar um grupo de camundongos sob uma dieta 100% junk-food de dar inveja ao gordinho mais esganado que você já viu. Durante seis semanas, os roedores ingeriram alimentos com até 58% das calorias provenientes da gordura. Em seguida, eles compararam os resultados com os de animais submetidos a alimentos cujo nível deste tipo de calorias chegava a meros 11%.

Não é à toa que o time dos que consumiram mais gordura ficaram mais propensos a uma “cinturinha” mais grossa. Por outro lado, o ponto-chave do estudo diz respeito à mudança de dieta. Ao trocar os alimentos gordurosos por outros mais saudáveis, os camundongos ficaram ansiosos e depressivos.

Para compreender melhor o resultado, os pesquisadores ainda examinaram os cérebros das pequenas criaturas. Com isso, eles encontraram alterações significativas: os daqueles que ingeriram altas quantidades de gordura apresentavam níveis elevados de corticosterona -- um hormônio associado ao estresse -- e CREB, uma proteina vinculada ao funcionamento da dopamina. A dopamina é um neurotransmissor responsável por sentimentos de recompensa, sendo ativada por drogas como cocaína e metanfetamina.

Em outras palavras, a pesquisa revela: pessoas que decidem abandonar o universo deliciosamente perigoso das refeições gordurosas e sobremesas açucaradas acabam retornando à dieta junk food. 

“Isto explica tanto a depressão quanto o ciclo comportamental negativo”, disse a Dra. Stephanie Fulton da Universidade de Montreal ao jornal norte-americano Huffington Post. “O desequilíbrio químico gerado pela dieta está associado à depressão. Uma mudança drástica leva a uma sensibilidade maior a situações de estresse, lançando um ciclo vicioso de má alimentação”, explica a especialista.