Mitos sobre o corpo da mulher Elas podem engravidar quando estão menstruadas. A menopausa não diminui o apetite sexual. Abaixo as lendas urbanas! gplus
   

Mitos sobre o corpo da mulher

Elas podem engravidar quando estão menstruadas. A menopausa não diminui o apetite sexual. Abaixo as lendas urbanas!

Confira Também

Por mais que o homem se julgue absoluto conhecedor do universo feminino, há fenômenos sobre o corpo das mulheres que nem elas mesmas sabem identificar. 

Lendas urbanas plantam dúvidas até nos mais esclarecidos, em função disso, os itens a seguir podem sanar dúvidas, mitos, boatos e até desmistificar “mentiras absolutas”.

Embora não muito surpreendentes, os mitos sobre o corpo das mulheres ajudam os desavisados. Compartilhe as informações com seus amigos!

- Antibióticos cortam o efeito da pílula anticoncepcional: Raramente medicamentos cortam o efeito da taxa hormonal contida nos anticoncepcionais, apenas os antibióticos receitados para tuberculoso podem prejudicar o efeito, pois possuem a substância rifampina que compromete a eficácia dos contraceptivos. 

- No período fértil, o sexo pode resultar em gravidez: Relações sexuais nos dias da ovulação nem sempre resultam em gestação. Apenas 20% das mulheres engravidam nesse período. 

- Quando menstruadas, mulheres não engravidam: Quem disse? Uma vez dentro do útero, espermatozoides podem encontrar um óvulo até uma semana depois da ejaculação. Como a ovulação pode ocorrer logo após o fim da menstruação de uma mulher, é bem possível que o esperma tenha êxito em sua tarefa.

- Menopausa diminui o desejo sexual: O desejo nas mais velhas não desaparece, o que pode acontecer são as alterações de humor e os constantes calores causados pelas quedas hormonais. Senhoras em tratamento de reposição hormonal mantém o desejo sexual como quando jovens. 

- Ginecologista pode avaliar se a mulher é virgem: Nem os especialistas podem garantir a virgindade de uma mulher, pois a maioria já nasce com o hímen perfurado.  O hímen é uma camada de proteção que antecede o útero, se a vagina fosse “selada”, as mulheres não conseguiriam menstruar.
 
- Mulheres dormem menos que os homens: Elas precisam dormir mais para não desenvolverem a hipertensão. Homens que dormem pouco não correm o mesmo risco. 

- Depois dos 30 as chances de engravidar diminuem: A partir dos 30 anos, e principalmente, após os 35 anos, ocorre um declínio no potencial reprodutivo. Após os 40 anos, a diminuição da fertilidade se acentua, ao passo que aumenta a taxa de aborto espontâneo. A queda na fertilidade com o avanço da idade é um fato biológico. Estima-se que a chance de gravidez por mês é de aproximadamente 20% nas mulheres abaixo de 30 anos, mas de apenas 5% nas mulheres acima dos 40.

- Um cigarro por dia não faz mal à mulher grávida: Após tragar a fumaça, acontece a vasoconstrição (estreitamento dos vasos sanguíneos) que afeta as trocas de nutrientes e oxigênio entre a mãe e o bebê. Quando o fluxo de sangue diminui nos vasos, o bebê para de se alimentar e de respirar e seu coração dispara, podendo até acontecer a taquicardia. Mulheres que fumam durante a gravidez, ainda que pouco, podem ter parto prematuro e a criança pode nascer com problemas neurológicos e respiratórios.

- Grávidas com enjoos constantes vão ter filhos cabeludos: A maternidade é rodeada de mitos, esse é um deles. Obstetras garantem que essa afirmação não tem qualquer fundamento científico.