Mesmo com sol entre as nuvens, o cuidado com a pele não pode parar Dermatologistas negam a necessidade do protetor solar apenas em dias muito quentes gplus
   

Mesmo com sol entre as nuvens, o cuidado com a pele não pode parar

Dermatologistas negam a necessidade do protetor solar apenas em dias muito quentes

Confira Também

O dia amanhece nublado, o sol se esconde entre as nuvens e ao olhar pela janela você decide que não protegerá sua pele devido a ausência de sol. Mesmo em uma exposição curta, como uma ida rápida à padaria, o que era para ser tranquilo pode virar um problema após a saída sem nenhum tipo de proteção.

De acordo com alguns dermatologistas, os cuidados com a pele em dias do chamado "mormaço" deve ser o mesmo. Do contrário, podem aparecer queimaduras no corpo, manchas, e a longo prazo, os efeitos do envelhecimento precoce. Os perigos da desproteção, no entanto, não são piores do que em dias com muito sol, como muitos afirmam.
O grande problema dos dias nublados é o esquecimento da proteção que ele causa nas pessoas.

As nuvens não bloqueiam a passagem dos raios UVA (ultravioleta) nos dias com mormaço. Apesar de também servirem para o bronzeamento da pele, essa radiação pode causar doenças caso nossa exposição seja inadequada. Para dias nublados, a recomendação é passar protetor solar cerca de meia hora antes de se expor e usar outros tipos de proteção, como bonés e chapéus. 


O FPS MAIS INDICADO PARA SE PROTEGER

Segundo dermatologistas, quanto maior a intensidade da radiação, maior deve ser o FPS (fator de proteção solar). Em dias sem sol, o ideal é usar o FPS igual ou maior a trinta e aumentar de acordo com a necessidade. 
Quem tem a pele negra também deve se cuidar. Mesmo com mais melanina, ainda não é o suficiente para ficar livre dos riscos. Para peles mais escuras, o recomendado é usar FPS no mínimo 15.

JÁ SE QUEIMOU?

Se não houve a proteção adequada e apareceram queimaduras, deve-se tomar banho com água fria ao chegar em casa e depois passar hidratante de pele, especialmente Aloe Vera e, se as queimaduras forem muito intensas, o recomendado é procurar um médico.