Comida congelada ou fast-food? Qual é melhor? Descubra se vale a pena optar por um fast-food ou pela comida congelada e comece a se alimentar melhor gplus
   

Comida congelada ou fast-food? Qual é melhor?

Descubra se vale a pena optar por um fast-food ou pela comida congelada e comece a se alimentar melhor

Confira Também

Segundo pesquisa realizada pelo instituto Datafolha entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, que abrangeu 51 cidades, o cardápio dos brasileiros está ficando mais saudável, com o aumento da procura por alimentos como frutas, legumes e verduras. Foram entrevistados proprietários de estabelecimentos como lanchonetes, bares, padarias e restaurantes, que acreditam ter havido um crescimento por parte dos consumidores pela procura de alimentos mais naturais em suas refeições.

Todos sabemos a rotina a que somos submetidos todos os dias. São tarefas aparentemente inacabáveis, uma crescente bola de neve de novas coisas para serem feitas e correria para todos os lados como se sua vida fosse uma constante partida de futebol e você estivesse levando uma surra do time adversário. Nesse cenário caótico, não costuma sobrar muito tempo para você aproveitar uma refeição saudável e de qualidade. Sem muitas opções, as poucas que restam podem não ser tão práticas ou não fazerem tão bem, prejudicando sua saúde de maneira grave ao longo do tempo.
 
Uma das alternativas mais procuradas por pessoas que são submetidas a esse tipo de rotina e precisam recorrer a refeições de consumo rápido para voltarem ao trabalho logo são as (convenientemente chamadas) redes de fast-food. Você sabe quais são, se lembra de seus pratos principais e provavelmente até mesmo possua aquele pedido favorito em cada uma delas, que nunca pode faltar na sua bandeja ao visitá-las no almoço. Essas refeições, apesar de saborosas e preferidas de muitas pessoas que foram acostumadas a elas desde a infância, são as maiores inimigas de uma alimentação saudável e, portanto, de uma saúde equilibrada. 

Em outra pesquisa...

Pensando nesse problema de saúde que parece cada vez mais presente e se agrava mais a cada ano, a Academia de Nutrição e Dietética (Academy of Nutrition and Dietetics), nos Estados Unidos, conduziu uma pesquisa em 2014 e divulgou os resultados nos quais concluíram que é mais saudável descongelar um prato de comida previamente preparada e esquentá-lo em um micro-ondas do que se arriscar nas lanchonetes de fast-food. 

A conclusão foi feita após as pesquisas comprovarem que, apesar de frescos, os alimentos oferecidos nesses estabelecimentos têm menos nutrientes quando comparados aos congelados, além de possuírem mais calorias. As refeições congeladas teriam mais vitaminas e minerais por causa de um controle de qualidade rigoroso feito pelas indústrias que as produzem, enquanto a alta exposição dos alimentos frescos nos restaurantes seria suficiente para prejudicar essa qualidade.

Os indivíduos que, durante a pesquisa, tivessem se alimentado somente de pratos congelados teriam consumido 253 calorias e 2,6 gramas de gorduras saturadas (responsáveis pelo aumento de colesterol) a menos do que aqueles que teriam consumido em fast-foods, enquanto o consumo de fibras, cálcio, potássio e proteínas teria sido maior.

A melhor alimentação

Mesmo sendo mais saudáveis, os pratos congelados ainda não são a melhor opção de alimentação em todas as oportunidades. Não podem ser comparados, por exemplo, com a qualidade de uma refeição balanceada preparada e consumida no ambiente tranquilo de casa, que deve permanecer como preferência. 

Infelizmente, essa opção passa longe de nossas cabeças durante o expediente e ficamos reféns das refeições sem muita qualidade e de consumo rápido, mas os congelados podem ser a chance de não deixar que isso prejudique tanto nossa saúde, desde que se fique atento a alguns detalhes no momento de escolher o prato, como a quantidade de proteínas e de fibras (quanto maior, melhor). 

Deve-se evitar produtos muito industrializados e com conservantes em excesso ou que contenham uma quantidade muito grande de gorduras saturadas. Alimentos transgênicos também devem ser evitados, de preferência. Essas informações podem ser encontradas nos rótulos das embalagens dos produtos congelados.

Ainda que os restaurantes de consumo rápido e pouco saudáveis sejam, hoje, uma das opções mais comuns para grande parte das pessoas que apreciam essas refeições (mesmo sabendo dos riscos), essas pesquisas mostram que podemos investir em uma alimentação mais saudável e como podemos fazer isso, aliando praticidade com qualidade sem precisar arriscar tanto a própria saúde.


Luis Carvalho