Marcha contra a deprê Saiba como as caminhadas podem ajudar no combate ao mal que atinge 10 milhões de homens em todo o Brasil gplus
   

Marcha contra a deprê

Saiba como as caminhadas podem ajudar no combate ao mal que atinge 10 milhões de homens em todo o Brasil

Confira Também

Atividades como correr e levantar peso podem reduzir a ansiedade e melhorar o humor. Porém, não são só os exercícios intensos que oferecem estes benefícios. Um novo estudo, publicado pelo jornal Mental Health and Physical Activity, descobriu que caminhar pode tanto aliviar quanto combater a depressão. Nos EUA, onde 6 milhões de machos sofrem da doença, médicos já “deram a letra”: caminhe, homem!

Nos homens, a depressão tende a aparecer como “tristeza”. Tendemos a ser mais fechados, evitando demonstrar certas emoções, portanto os sintomas aparecem mais frequentemente como irritabilidade ou agressividade. Em geral, a depressão costuma ser tratada com antidepressivos, embora drogas não sejam recomendadas em casos de transtorno leve. 

As últimas descobertas de pesquisadores sugerem que caminhar produz um “efeito enorme” sobre os sintomas da depressão, similar ao encontrado em outras formas de exercício. Os pesquisadores alertam que os estudos focaram grupos específicos de pessoas, e que por isso os resultados poderiam não ocorrer na população em geral. Agora só resta saber também qual seria a frequência, intensidade e a duração da caminhada ideal para alcançar o alívio da depressão.

Entretanto, de qualquer forma, caminhar é uma atividade sem custo que pode ser realizada pela maioria dos indivíduos. Uma boa dica para começar é descer do ônibus ou metrô em uma estação anterior à qual você costuma parar, ou usar as escadas quando for subir ou descer poucos andares. A caminhada aliada a um tratamento médico pode ser uma maneira eficaz de melhorar seu humor.